Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

adalbertoariosto

[Resolvido]  sobre relacionamentos entre tabelas

Recommended Posts

olá,

sou novato ainda em php com MySQL, dei uma procurada no forum mais nao achei algo que pudesse me ajudar.

estou tentando fazer um cadastro, tenho 3 tabelas pessoa fisica, pessoa juridica, e empresapessoa

tenho um formulário para cadastrar empresas e outro para cadastrar pessoas,

o formulario de cadastro de empresa deve enviar dados tanto para a tabela pessoa juridica (idEmpresa, IdEmpresaPessoa, CNPJ, inscrição estadual, proprietário etc.) quanto pra tabela empresapessoa (IdEmpresaPessoa, endereço, telefone, ponto de referencia, etc. )

para enviar dados para a tabela pessoajuridica, tenho que pegar o IdEmpresaPessoa que é gerado na tabela empresapessoa e enviar para a tabela pessoa juridica por que esse IdEmpresaPessoa é uma chave estrangeira na tabela pessoajuridica.

Nao sei como fazer isso usando o php.

nao sei se fui bem claro, mas se vcs puderem me ajudar ficarei muito grato.

Adalberto Dias Filho

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim que você dá o INSERT na tabela empresapessoa, para recuperar o último id use a função mysql_insert_id() e use-o para o próximo INSERT, que é da tabela de pessoa juridica.

[]'s

o meu codigo ficaria assim????

<?php

$hostname_conGevisa = "localhost";

$database_conGevisa = "bdgevisa";

$username_conGevisa = "root";

$password_conGevisa = "";

$conGevisa = mysql_pconnect($hostname_conGevisa, $username_conGevisa, $password_conGevisa) or trigger_error(mysql_error(),E_USER_ERROR);

$nomeEmpresaPessoa = $_POST['nomeEmpresaPessoa']; //Pega os titulo postado e coloca em uma variável

$logradouro = $_POST['logradouro'];

$numero = $_POST['numero'];

$bairro = $_POST['bairro'];

$cidade = $_POST['cidade'];

$uf = $_POST['uf'];

$telefone = $_POST['telefone'];

$pontoReferencia = $_POST['pontoReferencia'];

$CNPJ = $_POST['CNPJ'];

$proprietario = $_POST['proprietario'];

$responsavelTecnico = $_POST['responsavelTecnico'];

//definindo SQL

$sql = "INSERT INTO empresapessoa (nomeEmpresaPessoa, logradouro, numero, bairro, cidade, uf, telefone, pontoReferencia) VALUES ('$nomeEmpresaPessoa', '$logradouro', '$numero', '$bairro',

'$cidade', '$uf', '$telefone', '$pontoReferencia')" ;

//contatar o mysql

$db = mysql_select_db("bdgevisa")

or die ("Banco de Dados Inexistente!");

$sql = mysql_query($sql);

echo "<h1>Cadastro efetuado com sucesso!</h1>";

$ID = mysql_insert_id();

$sql2 = "INSERT INTO pessoajuridica (CNPJ, proprietario, responsavelTecnico, idEmpresaPessoa) VALUES ($CNPJ, $proprietario, $responsavelTecnico, $ID )";

$sql2 = mysql_query($sql2)

or die ("Houve erro na gravação dos dados, por favor, clique em voltar e verifique os campos obrigatórios!");

echo "<h1>Cadastro efetuado com sucesso!</h1>";

?>

Ele retorna o erro: ("Houve erro na gravação dos dados, por favor, clique em voltar e verifique os campos obrigatórios!");

Adalberto Dias Filho

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.