Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Korben Dallas

Iniciando no Linux

Recommended Posts

Olá!

Estou querendo aprender a mexer no Linux, mas não faço idéia de qual das tantas distribuições começar a mexer. Qual vocês indicariam?

Grato!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode tentar este link:

http://www.zegeniestudios.net/ldc/index.php?select_lang=true

Vai te ajuda a escolher uma distribuição mais adequada ao seu perfil.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, cara! Eu fiz o teste aqui e me deu quatro opções, acho que vou começar com o SuSe.

Miuto obrigado mesmo! =]]

Compartilhar este post

Link para o post

hi

Muitos iram me criticar devido a minha indicação.Mais indico o slackware,o slackware a distribuição mais velha(é com uma série de seguidores...),é uma distribuição onde você aprender a usar o Linux é não ferramentas(para ficar automatizando tarefas),tem como lema:simplicidade e estabilidade,o slackware e extremamente simples e muito estável.Fora que um dúvida é facilmente resolvida por que tem muitos tutoriais,artigos espalhados pela web.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

hi

Muitos iram me criticar devido a minha indicação.Mais indico o slackware,o slackware a distribuição mais velha(é com uma série de seguidores...),é uma distribuição onde você aprender a usar o Linux é não ferramentas(para ficar automatizando tarefas),tem como lema:simplicidade e estabilidade,o slackware e extremamente simples e muito estável.Fora que um dúvida é facilmente resolvida por que tem muitos tutoriais,artigos espalhados pela web.

[]'s

Não... acho que muitos irão acatar sua dica. :)

Não estamos aqui para discutir qual a melhor distribuição, muitos por aqui são iniciantes, sequer instalaram a primeira distribuição, por conta disto procuro dar um caminho mais simples, se o usuário realmente se interessar sobre o assunto, ele devide aprofundar nos seus conhecimentos ou não, daí por diante, o caminho será natural.

Seja Slackware, Gentoo, Debian, SuSE, CentOS, Fedora, Ubuntu, Mandriva, Muriqui, Big Linux, dentre tantas outras...

Compartilhar este post

Link para o post

Po, achei interessante o que o sp4rk disse sobre o slackware, parece ser legal então para eu começar no linux. depois que eu já tiver manjando bem, tendo algumas noções e tudo mais eu vou começar a fuçar as outras pra ver em qual eu me adapto melhor ;)

Eu já ouvi dizer que um problema no linux é achar drivers corretos para os componentes do pc, tipo placa de video e audio. É dificil mesmo isso? ou existem lugares específicos que dá pra usar isso?

Agradeço a atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

Korben...

Isto é bem relativo.

A maioria dos dispositivos são identificados adequadamente. Quanto mais recente o kernel, melhor. :)

O sistema possui uma grande variedade de módulos de dispositivos já preparados para entrar em funcionamento imediato. O "problema" é quando você precisa de algo que seja proprietário ou algo realmente muito diferente do comum. A totalidade de distribuidores de hardware fornecem o software controlador do dispositivo (conhecido popularmente como drivers) para o sistema operacional Windows, alguns poucos fornecem os mesmos softwares para outros sistemas operacionais.

Sendo assim, como é possível o Linux fazer o reconhecimento adequado de placas de vídeo, rede, mouse, scanners, storages usb, webcams, etc!? Simples... a comunidade desenvolveu.

Mas eles não desenvolveram tudo, alguns ainda estão em desenvolvimento... outros, sequer são possíveis de serem usados em Linux. Embora que, de uns anos para cá... muita coisa melhorou.

Compartilhar este post

Link para o post

Po, ótimo! eu achei que seria um bicho de sete cabeças apra conseguir, mas aparentemente será tranquilo. Eu não necessitarei de drivers para coisas que devem ser dificeis de encontrar, é mais mesmo pros próprios hardwares do pc.

Eu devo começar a mecher quando as peças do meu computador chegarem, então isso vai ser mais ou menos em uma, duas semanas no máximo =]

Qualquer dúvida eu volto aqui e futuco vocês de novo ;)

Muito obrigado pela ajuda! =]] http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

bom cara... eu uso fedora... mas acho que, de início, o melhor mesmo é o ubuntu... pela sua facilidade na instalação e uso... aí, quando estiver mais adaptado ao Linux, você pode escolher outras distribuições...

abração

Compartilhar este post

Link para o post

Começar por slackware ?

oloco meu :P

o "slackware way of life" não é nada recomendável para iniciantes (ter que configurar um bocado de coisas ...) .

Para os iniciantes no Linux eu recomendo o Ubuntu (por ter um monte de coisas já automaticamente configurado e pela sua facilidade) e o quase morto Kurumin xD

Compartilhar este post

Link para o post

po, pelo que o sp4rk disse, achei que o slackware seria o ideal, eu quero mesmo aprender configurar, editar, etc... mas acho que vou pegar o ubuntu então pra começar, depois quando eu tiver craque já eu pego o slack =]]

Compartilhar este post

Link para o post

Todos eles são "editaveis" e podem ser configurados a qualquer gosto.

A diferença básica é que com o Slackware você vai demorar mais para aprender, porém, quando aprender, você vai entender (ou não) o pq de fazer daquela maneira.

Com o Ubuntu, que é baseado na distribuição Debian (igualmente antiga, tâo quanto o Slack), você vai ter menos trabalho, digamos, as coisas já virão prontas e funcionando. Não que você não possa mexer em tudo depois e entender como funcionam, mas por já virem funcionando, as vezes, as pessoas não se preocupam com isto. Também é um sistema mais fácil de atualizar, instalar novos softwares e manter.

Todo, ou quase todo, o conhecimento que for adquirido ao utilizar uma distribuição como Ubuntu, Fedora ou OpenSUSE poderá ser utilizado em qualquer outra distribuição.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.