Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcos Vinícius

aula 1

Recommended Posts

“Entender como uma câmera funciona é essencial para tirar o máximo proveito de suas funções e criar fotografias que ultrapassem suas expectativas” John Hedgecoe

Antes de iniciar, cabe esclarecer que os assuntos aqui tratados são inerentes tanto a câmeras reflex (veremos mais adiante), quanto a câmeras compactas.

Tendo em vista que atualmente a esmagadora maioria das câmeras são digitais, estaremos tratando basicamente destas, lembrando que a principal diferença entre as digitais e as de filme é a forma de captar a imagem.

As câmeras são compostas de alguns componentes comuns, tanto nas de filme, quanto nas digitais. O primeiro deles é a objetiva, também comumente conhecida como “lente”.

Objetiva

Ela é responsável por captar a imagem que se quer obter e reproduzi-la sobre a superfície onde o sensor (veremos mais adiante) se localiza. É o “olho” da câmera.

São inúmeras as objetivas e sua qualidade influencia diretamente na qualidade da fotografia.

As objetivas se classificam de acordo com sua distância focal (veremos mais adiante), basicamente em macro, teleobjetivas, grande angular e zoom.

Imagem Postada

Obturador

O obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, controlando o tempo de exposição da luz sobre o sensor da câmera fotográfica. É uma espécie de cortina que protege a câmera da luz, e quando acionado o disparador, ele se abre. Quanto mais tempo aberto, mais luz entra.

Abertura

Diafragma é um mecanismo formado por palhetas que controlam o tamanho da abertura.

Imagem Postada

Quanto maior é essa abertura, mais luz entra na câmera.

Imagem Postada

Essa abertura é indicada por um número chamado “f-stop”.

As mais comuns são F/1.4, F/2, F/2.8, F/4, F/5.6, F/8, f/11, f/16, f/22.

As aberturas são maiores quanto menor é o f-stop. Assim, f/1.4 é a maior abertura dentre as listadas acima e f/22 a menor. Quando aumentamos um ponto, por exemplo de f/4 para f/2.8, a abertura duplicará e a quantidade de luz que entrará na câmera será o dobro da anterior.

Sensor

Nas câmeras com filme, a luz impressiona um filme quimicamente sensível, que depois é revelado em um laboratório. Nas câmeras digitais, a imagem é capturada através de pontos em um sensor eletrônico, processada pela câmera e gravada em uma memória digital.

O sensor é um dos principais componentes da câmera e um dos grandes responsáveis pela qualidade da foto.

Atualmente, existem três tipos de sensores fotográficos. O CCD (charge-coupled device) ou Dispositivo de Carga Acoplada. O CMOS (complementary metal oxide semiconductor), ou semicondutor metal-óxido complementar. E o Foveon.

O CCD é o tipo mais comum. Possuem ótima qualidade de imagem, mas são muito caros e consomem muita energia. O sensor CMOS é mais barato, consome uma quantidade menor de energia e é um pouco mais rápido na captura da imagem, mas apresenta uma qualidade inferior a do CCD. O Foveon, desenvolvido pela Sigma, é utilizado apenas em suas câmeras e segue um padrão mais próximo do utilizado nos filmes convencionais.

Tanto o CCD quanto o CMOS trabalham com o Filtro Bayer que é um mosaico onde cada quadrado é responsável pela captura de uma das cores primárias (e apenas uma).

Imagem Postada

No Foveon existem três camadas onde cada cor primária é capturada por uma delas.

Imagem Postada

É isso aí. Um ponto bastante importante foi propositadamente deixado de lado, como “lição de casa”.

Vou deixar 3 questões para que vocês pesquisem, e, antes do próximo artigo, vamos discuti-los. Após as conclusões, editaremos o artigo e incluiremos essas informações.

1) Há diferença entre o tamanho do sensor e o filme convencional, e quais os tamanhos mais comuns?

2) Qual a implicação do tamanho do sensor na qualidade da imagem, quando aumentamos ou diminuímos os pixels (mantendo exatamente o mesmo "modelo" de sensor)?

3) Qual a relação entre o aproveitamento da imagem capturada pela objetiva, considerando uma objetiva fixa (50 mm, por exemplo), e o tamanho do sensor?

Grande abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcos,

Aproveitando a aula gostaria de entender os valores correspondentes a uma Objetiva

Exemplo a que acompanha a Nikon D40.

Os valores informados são:

Lente 18 - 135mm f/3.5-5.6 ED-IF AF-S DX

Qual é a distância focal?

Qual é o maior alcance?

E o Macro?

Qual é a maior abertura

Qual é a menor abertura?

Obrigado,

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Marcos,

Aproveitando a aula gostaria de entender os valores correspondentes a uma Objetiva

Exemplo a que acompanha a Nikon D40.

Os valores informados são:

Lente 18 - 135mm f/3.5-5.6 ED-IF AF-S DX

Qual é o maior alcance?

E o Macro?

Qual é a maior abertura

Qual é a menor abertura?

Obrigado,

Daniel

Olá Daniel,

Apesar de não termos entrado nesse assunto, a distância focal dessa objetiva é 18-135mm.

Mais adiante veremos melhor esse assunto.

Qual é o maior alcance?

Não sei bem o que você quer dizer com maior alcance. A maior distância focal dela é 135mm. O zoom dela é 7,5 x

(135 / 18).

E o Macro?

Essa não é uma lente macro.

Qual é a maior abertura?

f/3.5 em wide e f/5.6 em tele. Isso quer dizer que a medida que você vai dando zoom nela, a abertura vai diminuindo, ou seja, em 18mm a abertura máxima é f/3.5 e em 135mm a abertura máxima é f/5.6.

Qual é a menor abertura?

f/22 em wide e f/38 em tele, nos mesmos moldes acima.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcos,

Obrigado, já deu para entender.

Qual é o maior alcance?

Não sei bem o que você quer dizer com maior alcance. A maior distância focal dela é 135mm. O zoom dela é 7,5 x

(135 / 18).

A minha pergunta é: Qual seria a maior distancia para fotografar um objeto e que este fique de forma definida com esta lente?

Não sabia como calcular o Zoom 135/18 = 7,5x.

Valeu,

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

A minha pergunta é: Qual seria a maior distancia para fotografar um objeto e que este fique de forma definida com esta lente?

Daniel,

Essa não é uma característica que dá pra analisar nas objetivas. Vai depender de uma série de fatores. Especialmente o tamanho do objeto, a quantidade de luz, suas cores.... Um prédio de 20 andares dá pra fotografar numa distância imensa, mas uma pessoa já complica um pouco.

Se você quer distância, tem que buscar as lentes com maior distância focal, ou usar um teleconverter.

As lentes que servem na D40 (listada pelo Caetano Vidal, no Digiforum), são as abaixo. Veja que tem uma 800mm. Essa vai longe.

Em casa eu tenho um endereço que tem notas para as lentes, dada pelos usuários. À noite eu passo pra você.

Sigma 10-20mm F4-5.6 EX DC

Nikkor 12-24mm f/4G IF-ED

Sigma 12-24mm F4.5-5.6

Sigma 14mm F2.8 EX

Nikkor 17-35mm f/2.8D IF-ED

Sigma 17-35mm F2.8-4 DG

Nikkor 17-55mm f/2.8G IF-ED

Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G ED

Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G ED II

Nikkor 18-70mm f/3.5-4.5G IF-ED

Nikkor 18-135mm f/3.5-5.6G IF-ED

Nikkor 18-200mm f/3.5-5.6G IF-ED

Nikkor 24-120mm f/3.5-5.6G IF-ED VR

Nikkor 28-70mm f/2.8D IF-ED

Sigma 30mm F1.4 EX DC HSM

Sigma 50-150mm F2.8 EX DC HSM

Bigma 50-500mm F4-6.3 DG

Nikkor 55-200mm f/4-5.6G ED

Nikkor 55-200mm f/4-5.6G IF-ED

Nikkor 70-200mm f/2.8G IF-ED VR

Sigma 70-200mm F2.8 DG MACRO

Nikkor 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED VR

Sigma 80-400mm F4.5-5.6

Sigma 100-300mm F4 DG

Nikkor 105mm f/2.8G IF-ED VR Micro

Sigma 120-300mm F2.8 DG

Sigma 150mm F2.8 EX DG Macro

Sigma 180mm F3.5 EX DG Macro

Nikkor 200-400mm f/4G IF-ED VR

Nikkor 200mm f/2G IF-ED VR

Nikkor 300mm f/4D IF-ED

Nikkor 300mm f/2.8G IF-ED VR

Sigma 300mm EX DG

Sigma 300-800mm F5.6 DG

Nikkor 400mm f/2.8D IF-ED II

Nikkor 500mm f/4D IF-ED II

Sigma 500mm EX DG

Nikkor 600mm f/4D IF-ED II

Sigma 800mm f5.6 EX DG

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal,

gostaria de dizer que sempre que passo por aqui na area de fotografia aprendo muito com vocês. Obrigado pela disposição que tem de sempre ajudar.

^^

Gostei muito da primeira aula. SEMPRE estarei por aqui para aprendr mais e mais com vcs!

Bem , com relação ao sensor acredito que se ele for maisor poderá armazenar mais pixels logo terá uma imagem maior, logo sua resolução será maior que um sensor menor.

Mas acredito que isso nao tenha muto haver com a qualidade da imagem, quero dizer que um sensor maior nao necesariamente trara uma melhor foto mas sim uma maior foto, acredito inclusive que o ruido aumente proporcionalmente.

bem, com relação a objetiva de 50mm fixa e você aumentar o sensor nao seja bom e nem dimiui-lo. O ideal é ter um tamanho onde "encaixe perfeitamente" a imagem no sensor.

pela minha resposta nota-se claramente que noa ouve pesquisa.. é tudo dedução mesmo. Mas é que nao da para pesquisar agora e reponder...

asim q der eu dou umaolhada com calma e volta aqui par debater-mos.

Pergunta:

o q seria essas siglas no final?

Sigma 800mm f5.6 EX DG

deve ser algo a zoom ou Grande angular que foi explicado no inicio desse estudo nao?

abraçao a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Bem , com relação ao sensor acredito que se ele for maisor poderá armazenar mais pixels logo terá uma imagem maior, logo sua resolução será maior que um sensor menor.

Mas acredito que isso nao tenha muto haver com a qualidade da imagem, quero dizer que um sensor maior nao necesariamente trara uma melhor foto mas sim uma maior foto, acredito inclusive que o ruido aumente proporcionalmente.

Teoricamente o tamanho do sensor implica na qualidade da imagem. Se considerarmos um sensor X, de tamanho Y, e aumentarmos ele pra Y+1, a qualidade deve aumentar, desde que pudesse ser aumentada.

Explicando melhor. O sensor da Panasonic FZ50 tem 7,18 x 5,32mm e 10 MP de resolução, ou seja, nesses mais ou menos 38,20 mm quadrados tem em torno de 10 milhões de pequenos sensores. Queira ou não, vai haver alguma interferência entre esses sensores. Se você aumentar somente o tamanho desse sensor para 23,7 x 15,5 mm (que é o tamanho do sensor de uma D40), sem alterar mais nada, os 10 milhões de megapixels ficarão mais bem arranjados e a interferência vai ser menor.

bem, com relação a objetiva de 50mm fixa e você aumentar o sensor nao seja bom e nem dimiui-lo. O ideal é ter um tamanho onde "encaixe perfeitamente" a imagem no sensor.

Lembre-se que a objetiva é redonda e o sensor (ou filme), são normalmente retangulares.

Eu não tenho como fazer um desenho agora pra mostrar, mas imagine que você coloque um copo (objetiva) em cima de uma folha de papel A4 (sensor). Vai ter um monte de folha sobrando e se isso fosse um filme, tudo que ficasse fora do copo (objetiva), ficaria preto. Isso acontece um pouquinho quando usamos determinados filtros. Chama-se "vinheta". Na verdade, nas câmeras o sensor é menor que a objetiva, como um copo em cima daqueles pequenos papeis tipo "post-it". O copo cobre todo o papel e ainda sobra. Agora, imagine que você corta esse papel "post-it" pela metade. A imagem que o "copo" projeta no "post-it" é a mesma, mas o post-it agora vai "captar" menos imagem.

Não entendeu? Imagine que esse copo está projetando feijões e o post-it está "pegando" 10 feijões. Se diminuirmos o post-it pela metade, vai pegar apenas 5 feijões, apesar da objetiva continuar projetando os mesmos 10.

Não sei se entendeu ou tá muito complicado, mas é isso que acontece quando alteramos o tamanho do sensor, considerando uma objetiva fixa. O tamanho da imagem que ele vai "gravar" é diferente.

pela minha resposta nota-se claramente que noa ouve pesquisa.. é tudo dedução mesmo. Mas é que nao da para pesquisar agora e reponder...

asim q der eu dou umaolhada com calma e volta aqui par debater-mos.

É isso aí, Pantoja. Quando você arrisca sem ter pesquisado é porque está entendendo alguma coisa... ou não está entendendo nada... :rolleyes:

Pergunta:

o q seria essas siglas no final?

Sigma 800mm f5.6 EX DG

deve ser algo a zoom ou Grande angular que foi explicado no inicio desse estudo nao?

abraçao a todos

Essas siglas são informações do fabricante e varia de fabricante. Nesse caso que você postou (Sigma), quer dizer o seguinte:

EX: são objetivas da linha profissional

DG: são objetivas com distâncias focais curtas e grande iluminação periférica

Espero não ter sido muito confuso, mas vamos discutindo.

Um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

caracas marcos.... muito bacana essa aula, só fui ler agora pq tive problema com meu pc e uma operação que me deixou de cama um tempo

esse tipo de sensor FOVEON não seria melhor já que captura a imagem projetade inteiramente em cores separadas ??? mais isso tb não ocuparia mais espaço ???

e agora finalmente sei a diferença dos sensores CCD e CMOS, não entendo muito disso de tamanho de sensores e tal , vou dar uma pesquisada aqui mais pra frente, por enqnto ainda quero aprender mais a parte prática do que tecnica.... que são muito importantes tb !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Caros

CCD (charge-coupled device)

O sensor de imagem é o “filme” em uma máquina fotográfica digital, é o dispositivo que de fato captura “o quadro”. Devido a seu valor, muito ajudará se você entender suas características mais importantes, pois eles têm um impacto profundo na qualidade de suas imagens.

O sensor de imagem empregado pela maioria das máquinas fotográficas digitais é um dispositivo chamado de CCD - charge-coupled device (em português, dispositivo de carregamento acoplado) que não significa muito na nossa língua, é preferível então chamá-lo simplesmente de Sensor.

O CCD é uma coleção de diodos sensíveis á luz, minúsculos, que convertem fótons (luz) em elétrons (custo elétrico). Estes diodos são chamados photosites. A luz incide sobre o CCD repleto de photosites, recebida por estes e convertida em sinais elétricos, mas estes sinais elétricos que são “construídos” no CCD não são sinais digitais que estão prontos para ser usados por seu computador. Para digitalizar as informações, os sinais elétricos devem ser passados por um conversor analógico / digital (ADC). Esta tarefa é controlada por um microprocessador instalado dentro da câmera digital. O processo pelo qual o CCD converte imagens em imagens eletrônica é chamado conversão fotoelétrica.

Cada photosite converte a luz incidente em uma carga elétrica. Quanto mais luminosa for a luz, mais alto será a carga. Quando o obturador fecha e a exposição se completa, o sensor “se lembra” do padrão que registrou. Então são convertidos de vários níveis de carga para números digitais que podem ser usados para recriar a imagem.

O CCD ou Dispositivo de Carga Acoplado é formado por um circuito integrado contendo um array de capacitores ligados (acoplados). Sob o controle de um circuito externo, cada capacitor pode transferir sua carga elétrica para um outro capacitor vizinho. Os CCDs são usados em fotografia digital e astronomia (particularmente em fotometria, óptica e espectroscopia UV e técnicas de alta velocidade).

São uma alternativa aos CCD. Como os preços continuam caindo, cada vez mais as pessoas estão usando máquinas fotográficas digitais. Contudo as máquinas fotográficas digitais não são tão comuns quanto máquinas fotográficas de filme, mas coisas estão certamente mudando. Uma das buscas atrás de preços cadentes foi a introdução do sensor imagem CMOS. Os sensores CMOS são muito mais baratos de fabricar do que os sensores CCD. Eles não necessitam de uma linha de produção totalmente dedicada, assim o preço diminui porque os custos fixos da produção são distribuídos em um muito maior número de dispositivos utilizados por diferentes aparelhos eletrônicos e não apenas nos sensores.

Sensor de CMOS geralmente tem qualidade menor, assim como a resolução e sensibilidade. Porém ele permite vida longa da bateria, pois consomem menos energia do que o CCD.

Algumas máquinas fotográficas amadoras usam a tecnologia do semicondutor de óxido de metal complementar - CMOS. O sensor CMOS está melhorando muito e já está sendo utilizado até em algumas câmeras profissionais, permitindo não só bons, mas sim excelentes resultados. Certamente ficarão ainda melhores e mais populares no futuro.

CMOS - (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor)

CMOS É um tipo de circuito integrado onde se incluem elementos de lógica digital (portas lógicas, flip-flops, contadores, decodificadores, etc.), microprocessadores, microcontroladores, memórias RAM, etc. Esta tecnologia é complementar à tecnologia de fabricação de transistores MOSFET. Em particular na tecnologia CMOS o circuito é composto de um transistor MOSFET canal N e um transístor MOSFET canal P, tal como um inversor lógico CMOS. A principal vantagem dos circuitos integrados CMOS é o baixíssimo consumo de energia, embora não sejam capazes de operar tão velozmente quanto circuitos integrados de outras tecnologias. Por causa disso, são largamente utilizados em calculadoras, relógios digitais, e outros dispositivos alimentados por pequenas baterias.

No jargão dos computadores, é comum usar o termo "CMOS" para se referir a uma determinada área de memória, onde ficam guardadas informações sobre os periféricos instalados e a configuração inicial do computador, além do relógio e calendário. Como a memória e o relógio precisam ser preservados mesmo com o computador desligado, são alimentados por uma pequena bateria de lítio, e somente a tecnologia CMOS pode produzir dispositivos com um consumo baixo o suficiente para este propósito. A memória e relógio estão embutidos em um circuito integrado fabricado com tecnologia CMOS, levando ao uso equivocado do nome.

Estas informações estão disponíveis no seguinte endereço:

http://www.fotodicas.com/digital/home.html

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom Daniel, obrgado por compartilhar.

Coxa, ja ta melhor ne mano velho. Nao esqueça que temos outro campeonato de photoshop pelafrente este ano e muito 3D tb para estudar henin!

hehehe

abração e tudo de baum meu amigo!

Compartilhar este post

Link para o post

caracas marcos.... muito bacana essa aula, só fui ler agora pq tive problema com meu pc e uma operação que me deixou de cama um tempo

esse tipo de sensor FOVEON não seria melhor já que captura a imagem projetade inteiramente em cores separadas ??? mais isso tb não ocuparia mais espaço ???

e agora finalmente sei a diferença dos sensores CCD e CMOS, não entendo muito disso de tamanho de sensores e tal , vou dar uma pesquisada aqui mais pra frente, por enqnto ainda quero aprender mais a parte prática do que tecnica.... que são muito importantes tb !!!

Teoricamente ele tem mais vantagens. O problema é que os grandes fabricantes estranhamente não adotaram esse padrão (possivelmente pra não pagar os royalties). Então, os CCD's e CMOS's estão evoluindo mais rapidamente que o FOVEON.

Tem uma SIGMA que usa o FOVEON: http://www.sigma-sd14.com

Compartilhar este post

Link para o post

estava falando com alguns fotografos e disseram que algumas câmeras novas até mesmo algumas prosumers os sensores CMOS a qualidade já está no pareo com a qualidade das com CCD, tendo a vantagem de serem mais rapidos e economizar espaço.....

sera ??

Compartilhar este post

Link para o post

estava falando com alguns fotografos e disseram que algumas câmeras novas até mesmo algumas prosumers os sensores CMOS a qualidade já está no pareo com a qualidade das com CCD, tendo a vantagem de serem mais rapidos e economizar espaço.....

sera ??

Eu já li alguma coisa a respeito disso, mas não sei te dizer com certeza se isso é verdade ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.