Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Reginaldo

Aviso de novo Scrap do Orkut

Recommended Posts

pessoal acho que todos aki ja viram o novo recurso do orkut... agora qdo você recebe um novo scrap, você é comunicado por um alerta no cantinho da pagina em tempo real... independente de em qual pagina você esta...

alguem te malguma ideia de como é feito isso ? alguma ideia de como é a logica ?

seria muito legal para inplementarmos em nossos sistemas.. tenho certeza de que todos vocês podem imaginar inumeras utilidades pra uma função como esta.... eu mesmo ja tenho muitas ideias de onde utulizar.... heheh

vamos la.. eu imagino que seja um reload em um iframe bem pequeno com um "select * from scraps where sei la oq" que comunica uma função em javascript na pagina pai e levanta o anuncio não sei como .. rsrs

e vocês como imaginam ?

ps: senhores administradores.. o uol pelo que estou percebendo não favorece muito o forum... até na horade postar ta dando proxy error... tive que digitar tudo denovo aqui...

abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, deve ser um AJAX fenomenal dando select com ASP.NET toda hora no banco, pelo jeito que você está flando, como ñ uso orkut nunca vi esse recurso, mais irei ver para te responder melhor, mais uma certeza te digo, eu faria em AJAX!

Compartilhar este post

Link para o post

Ted' K eu tambem tenho essa linha de pensamento... mas o negocio é tão nervoso que não consigo nem fazer ideia da inplantação...

eu não sei se o ajax tem essa autonomia de ficar chamando um asp a intervalos de 1 segundo.. até porque não conheço nada de ajax.. rs na minha cabeça só consigo imaginar isso com um reload a cada segundo em uma pagina separada "iframe" pra não interefirir na navegação da pessoa....

sei la.. rsrs vamos estudar esse trem ai =)

Abraço cara... obrigado pela iniciativa

Compartilhar este post

Link para o post

ajax nada mais é do que javascript, só criar um timer na camada, a cada load faz a requisição no asp utilizando ajax

Compartilhar este post

Link para o post

é Willian.. tambem tem este problema... mas eu creio que nem tanto.. pois eu acho que funciona assim:

qdo o cara abre a pagina de recados o orkut ja grava automaticamente um "ok" num campo como por ex : visualizado , de todos os scraps presentes ali que ainda não tiverem este ok...

então este select no ajax vai se preocupar em achar somente novos scraps "que ainda não tem este ok"

isto ja economiza 98% da memoria que seria utilizada no servidor....

e lembrando que a google não trabalha com servidor baratinho não.. e não é só um ... são muitos servidores.. e acho que toda semana colocam mais um servidor... porque o negocio é acessado mundialmente a toda hora...

é bem complexo.. somos pobres mortais.. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

orkut não usa setinterval, ele avisa na atualização o movimento e o tempo são programados pelo JS

o ajax so chama imagina tabela qd cara abre tela de scraps ja muda todas as msg p/ lidas as q entram estao como não lidas ajax chama isso então se campo = null ou diferente de lido fazer abri a div bom.. etc... isso é JS ajax.. não asp.. asp só no servidor

Compartilhar este post

Link para o post

Procurando aqui informações achei uma interessante, um componente JQuery com algumas modificações faz uma ação desse tipo, pesquise sobre JQuery!

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade esses recadinhos do orkut estão longe de ser dinamicos.. mentira, nao eh tempo real nem um pouco... soh aparece quando a pagina eh atualizada...

mais fora isso o ajax funciona bem pra esse tipo de coisa... da ceerto pq ja fiz isso, mas não com recadinho e sim um popup que verifica de 10 em 10 segundos...

para exibir dentro a mesma pagina, basta você usar um innerHTML ou um css com display:none;

javascript tem mta ferramenta boua, basta ter um pouquinho de logica!!

abrass

Compartilhar este post

Link para o post

Meu Deus, ajax é a coisa que mais gera discussões e é apenas PURO JAVASCRIPT, muito simples! Não tem mistério!

Parem de ter medo das coisas!

Compartilhar este post

Link para o post

Como disseram ai em cima... esses avisos são gerados apenas no Refresh de páginas...

Ou seja... em casa página do orkut existe uma função que ao carregar a página verifica se tem algum recado com a hora superior ao horário que o cidadão viu seus scraps pela ultima vez...

Nada mais do que um "joguinho" de comparar horários de postagens com os horários dos "logs" de uso ...

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que nem vi a data do tópico.. IUAhiuHIUAhIUaiiuAhiIAHAUHa

Compartilhar este post

Link para o post

é verdade

foi uma bela ressuscitada

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.