Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giovani

Novo tipo de rootkit se esconde no setor de boot do Windows

Recommended Posts

Framingham - Malware é executado antes mesmo do sistema operacional ser iniciado. Desde dezembro, o rootkit já infectou 5 mil PCs.

 

Um novo tipo de rootkit, que se esconde no setor de boot do Windows, já infectou milhares de PCs, afirmaram pesquisadores de segurança nesta quarta-feira (08/01).

 

O código malicioso, utilizado para mascarar um cavalo-de-tróia que rouba números de contas bancárias, infectou 5 mil PCs desde dezembro de 2007, segundo o diretor da VeriSign, Matthew Richards. O malware é invisível ao sistema operacional e a softwares de segurança.

 

O rootkit é instalado por cima do controle de gravação do setor de boot (da sigla em inglês MBR - Master Boot Record), o primeiro local onde o código é armazenado para iniciar o sistema operacional depois que o BIOS (do inglês Basic Input/Output System) começa seus check-ups.

 

O rootkit começa a atuar em sites comprometidos e segue para a instalação do vetor de ataque. Todas as vulnerabilidades exploradas, contudo, são de 2006 - então apenas os usuários que não atualizam seus softwares estão sujeitos a um ataque.

 

“Enquanto um rootkit tradicional é instalado como um driver, este instala a si próprio e é executado antes mesmo que o sistema operacional seja iniciado”, explica o diretor da equipe de respostas de segurança da Symantec, Oliver Friedrichs.

 

O código do rootkit é tão elaborado que ele afeta somente o Windows XP. Os usuários do Vista, contudo, podem aprovar a instalação do malware ao aceitar um alerta de “controle da conta do usuário”. Com o controle do MBR, é possível ter acesso a todo o computador.

 

A pesquisadora da Symantec, Elia Florio, afirma que os usuários podem usar o comando “fixmbr” para remover o rootkit. Ela explica ainda que, caso o BIOS tenha o recurso de proteção de gravações Master Boot Record, é aconselhável habilitá-lo.

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse é um trabalho para o jgarcia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sao fora de serie mesmo

 

depois que chegam num certo nivel nao ficam mais desempregados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.