Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giovani

Cientistas controlam um robô com sinais do cérebro de um macaco

Recommended Posts

Tóquio - Equipe liderada pelo brasileiro Miguel Nicolelis dá mais um passo na robótica, que pode ajudar pacientes que sofrem de paralisia.

 

Cientistas do Japão conseguiram controlar um robô humanóide com a transmissão online de sinais do cérebro de um macaco dos Estados Unidos, anunciou a Japan Science and Technology Agency (JST) nesta terça-feira (15/01).

 

A pesquisa pode ser o primeiro passo para que médicos devolvam habilidades motoras a pacientes que sofrem de paralisia. Também será possível desenvolver robôs que se movimentam como humanos, afirmou o JST.

 

Chamado de CBi (do inglês Computational Brain interface), o robô tem quase o tamanho de um humano - 1,55m - e pesa 85 quilos, além de 51º de flexibilidade para se mover. Ele foi criado por Christopher Atkeson, do Robotics Institute da Carnegie Mellon University para auxiliar em pesquisas de neurociência. O hardware foi desenvolvido pela empresa Sarcos.

 

Durante os testes, a equipe liderada por Miguel Nicolelis, da Duke University do Norte da Califórnia, treinou dois macacos para que eles andassem em pé sobre uma esteira.

 

A atividade dos neurônios concentrada na área das pernas foi gravada enquanto o macaco andava e decodificada em previsões das posições de suas juntas.

 

Estas previsões foram enviadas pela internet para Kyoto, onde foram usadas para controlar um robô. Um sinal de vídeo ao vivo do robô foi transmitido ao macaco como feedback.

 

Os resultados do trabalho são revolucionários, embora ainda haja muito para ser feito antes que o mecanismo funcione na prática, segundo o JST. Como parte da pesquisa, as equipes estão enviando feedbacks mais complexos ao cérebro dos macacos.

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito massa mesmo

 

E tem brazuca no meio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é muito bom mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.