Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pantoja

[ENTREVISTA] Tiago Queiroz - Hassunomo

Recommended Posts

Hassunomo é um artista com criatividade e estilo impar. Faz desde trabalhos surrealistas ao estilo Fantasy com qualidade impressionante, tanto que já recebeu uma grande homenagem em sua galeria de arte que se chama: “Dayli Deviation”.

 

Dayli Deviantion ou “DD” é um destaque dado a 10 obras que ficam expostas na página principal do deviantTART. Podem ter certeza que é uma “premiação” que qualquer artista que hospeda sua galeria lá almeja.

 

O Tiago Queiroz, não satisfeito com apenas um DD conseguiu dois. Realmente vamos conhecer aqui um artista brasileiro de mão cheia. Aproveitem esse momento único!

 

 

 

Imagem Postada

My Negation

 

 

 

Imagem Postada

Equilibrium and Desequilibrium

 

 

Imagem Postada

Inside my mind

 

 

 

Artes by hassunomo

 

Todas as artes aqui postadas são de Tiago Queiroz (Hassunomo).

Por favor, não use, reproduza, imprima ou edite de qualquer maneira sem a expressa autorização do seu criador, autor.

 

 

 

Vamos às perguntas e respostas agora. Espero que vocês gostem.

 

 

 

 

 

 

iMasters: Logo de cara vamos a uma pergunta polêmica pois muitos dizem não ter definição: você tem uma definição para arte?

 

Hassunomo: Antes de tudo deveríamos fazer uma análise do processo interpretativo da forma “arte”. De como interpretá-la. Eu vejo a arte como uma evolução e interpretação do autor. Meu lado artístico vê a arte da seguinte forma: idealização das cores, formas, palavra, sons, etc. Que são encontrados na natureza ou até mesmo um respingo de uma tinta em um papel. Posso assim dizer que a arte expressa a ideologia de um momento histórico e também pode estar expressando um sentimento do artista. Na arte contemporânea, eu pego uma lata de refrigerante e dou uma amassada, para mim eu vejo como arte, mas para outros um mero objeto. Logo a arte, assim como tudo no mundo, é algo complexo e relativo. Dependendo de como cada um de nós irá interpretá-la.

 

iMasters: O que você mais aprecia em uma peça de arte: técnica, composição, criatividade ou tudo junto?

 

Hassunomo: O equilíbrio formado pelos três (técnica, composição e criatividade) acho essencial.

 

 

iMasters: Como descobriu seu dom para artes visuais? Se é que considera arte um dom.

 

Hassunomo: Olha só, eu não tenho dom, mas sim habilidades que desenvolvo mais que outras. Geralmente não precisamos descobrir os nossos dons. Nós somos o que somos porque simplesmente os temos.

 

iMasters: Você é detentor de um grande tutorial que ensina uma técnica muito legal de mesclagem de imagens. Você já fez ou pretende fazer outros no futuro? Se puder, deixe registrados os links para seus tutoriais.

 

Hassunomo: Na verdade “espalhados” pela internet tenho mesmo só o LSD, Frozen Angel e a Mesclagem da Equilibrium no site da iMasters. Eu tenho mais quatro tutoriais feitos por mim, mas ainda não os publiquei no meu Deviantart...

 

(Mas por quê? Simples...).

 

Na verdade, eu gosto de fazer um tutorial bem elaborado, rico em detalhes sem fugir nenhum passo (como muitos tutoriais que podemos encontrar na web) espero qualquer dia voltar a terminá-los para vocês acompanharem de perto.

 

Frozen Angel: http://hassunomo.deviantart.com/art/Tutori...nAngel-44999559

 

Equilibrium: http://hassunomo.deviantart.com/art/Tutori...ibrium-41564205

 

LSD: http://www.5wwwww5.com/forum/viewtopic.php...mforum=pixelwar (o tutorial da LSD foi feito em 2005… foi um dos primeiros trabalhos bons que eu tinha feito na época)

 

 

iMasters: O que aconselha aos iniciantes no mundo da arte que queiram chegar onde você chegou?

 

Hassunomo: A qualidade de um vencedor é nunca desistir.

 

 

iMasters: Suas obras deixam óbvia a originalidade de um grande mestre. Qual (ais) sua(s) fonte de tamanha inspiração e criatividade?

Hassunomo: São tantos, mas os principais são Marx Ernst, Giorgo de Chirico, GR Giger, Travis Smith, Salvador Dalí (clássico), Dennis Sibeijin, Luis Royo, Sijun...

 

iMasters: Tiago, você já fez alguma arte baseada em livro, filme ou música? Conte-nos essa experiência e caso não tenha feito ainda, pretende?

 

Hassunomo: The Gathering, Anathema, Enigma, Enya, Bjork entre outros. Na maioria das vezes eu tenho inspiração escutando uma música. Sintetizo a idéia central da letra e resumo em um conceito ou uma palavra, daí Let’s Rock Photoshop =P...

 

iMasters: Como você vê a arte digital daqui a uns anos? O que pode ocorrer já que a cada dia mais e mais gente ingressa no mundo digital com câmeras, equipamentos dos mais diversos como celulares de imagem com alta qualidade e softwares cada dia mais poderosos?

 

Hassunomo: Nos dias de hoje é sem duvida mais do que uma tendência e sim uma necessidade, algo sem limite pela possibilidade de evolução constante. Porém tenho a certeza que não ira substituir por completo a forma clássica da arte. Vale lembrar que hoje se faz releituras do antigo “passado” com uma nova roupagem (uso da tecnologia da arte digital). Vale lembrar também que a era digital exclui de forma intelectual o profissional forçando o mesmo a se dedicar mais aos softwares que o fator criativo e desenvolvimento da arte. O abuso do uso dos softwares provoca um bloqueio criativo e causa uma dependência.

 

 

iMasters: A grande maioria de suas artes tem cores muitos fortes. Isso significa algo ou apenas questão de gosto?

Hassunomo: Na verdade. As cores representam bem meu estado emocional e os acontecimentos da vida. Vocês podem prestar atenção na minha galeria no deviantart eu nunca sigo um padrão... O fato é que as cores se relacionam diretamente com as minhas emoções e exercem influência direta sobre a minha mente e corpo.

 

iMasters: Como você lida com artes free-lance? Seu cliente interfere diretamente nos trabalhos ou apenas passa o “briefing” e o resto é com você? Conte-nos um pouco desse processo.

 

Hassunomo: Os clientes que tenho como freelancer me passam um pequeno briefing. A partir daí faço um rascunho em papel (terceirizo a redação) e depois jogo tudo pro computador. Interferem apenas no processo final.

 

 

iMasters: Agora falando em livros técnicos, você tem algum preferido e um outro, ou até o mesmo, para recomendar para seus leitores adquirirem pois você o julga de grande valia Para quem quer se aperfeiçoar no mundo das artes?

 

Hassunomo: Mikkel Aaland's book - Photoshop CS3 RAW, Creating Dynamic Forms with Adobe LiveCycle Designer, AddisonWesley - The Photoshop Channels Book.

 

iMasters:

Tiago resuma em uma palavra ou um único pensamento, os itens abaixo.

 

Arte - Educação

Vida – Preciosa

Mulher bonita - Reon Kadena

Esporte - Bujinkan

Morte - Inevitável

Presente - Hoje

Futuro – Conseqüência

cor - neutras

Lugar – Sonho

Comida - Sushi

 

iMasters: Espaço iMasters reservado a Tiago Queiroz. Sinta-se a vontade para comentar sobre o que desejar. Talvez sobre algum ponto que nossa entrevista não abordou, mas que você gostaria de comentar, ou qualquer outra coisa. hassunomo, o espaço aqui é seu.

 

Hassunomo: Gostaria de agradecer à oportunidade que me foi dada para a realização desta entrevista. Agradeço também ao Pantoja pela paciência ^^. Enfim...

 

 

 

 

 

 

Quem quiser agora fazer uma pergunta ao mestre Hassu fique a vontade. Abraços e até a próxima entrevista que provavelmente será com um programador. ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima entrevista! Parabéns! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

 

Gostei do Anathema e da Enya!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente entrevista! ADOREI!!! As artes desse cara são SHOWWW!!! Ótimos tutoriais também, ahh, ainda vou ler esses livros ^_^

 

Patoja, parabéns, você está trazendo excelentes MESTRES para as entrevista, como já falei contigo pelo GTalk, não é em todo lugar que se tem entrevistas com o pessoal desse nível!

 

Te dou meus parabéns!

 

Agora uma pergunta:

Hassunomo, você conhece bons livros, como esse que você indicou, porém em português?

 

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa...fantástico.

 

"Realmente o brasil possui profissionais de porte Internacional..."

 

Quando ouço isso me contorço, será q somente o resto do mundo é que tem tanto prestígio...quem acha q a frase acima esta correta....esta ficando louco...olha só o trabalho desse cara...simplesmente fantástico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.