Shimaru 0 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2008 Boa noite pessoal, novamente estou com duvidas para finalizar meus contas a pagar, preciso fazer o programa somar os campos em um DBGrid, os Campos da sao: DataPgto, Valor e quero somar o campo Valor e nao estou conseguindo. Uso o MySql e o ZQuery. Desde já agradeço a ajuda de vcs... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcelo R Moura 0 Denunciar post Postado Janeiro 28, 2008 Usa o comando sql SUM select sum(valor)as total from tabela. no seu field(dbedit ou grid, sei lah), usa o campo TOTAL para mostrar o valor somado.. valor lembrar que TOTAL foi um label q eu criei, você pode usar o nome q quiser. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Shimaru 0 Denunciar post Postado Janeiro 28, 2008 Usa o comando sql SUM select sum(valor)as total from tabela. no seu field(dbedit ou grid, sei lah), usa o campo TOTAL para mostrar o valor somado.. valor lembrar que TOTAL foi um label q eu criei, você pode usar o nome q quiser. Obrigado pela ajuda Marcelo, mais é o seguinte onde coloco esse comando Sql? Será que é no Sql da Query? Pq nessa propriedade coloquei o seguinte comando: 'SELECT * FROM PAG_EFETUADOS' e se eu colocar o comando que você me falou ele nao funciona. Preciso saber se tbm se nessa tabela precisa do campo total ou só o valor? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcelo R Moura 0 Denunciar post Postado Janeiro 28, 2008 C vai ter que tirar esse *... coloca os campos que você quer listar na mão mesmo... SELECT SUM(VALOR)AS TOTAL, CAMPO1, CAMPO2 ETC... FROM PAG_EFETUADOS GROUP BY CAMPO1, CAMPO2... atente para o fato de que você terá que o usar o group by, pois o sum é uma função agregadada... entao todos os campos, menos o sum, que você colocar no select tem q ir pro group by... isso na propriedade sql do Query mesmo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Shimaru 0 Denunciar post Postado Janeiro 29, 2008 C vai ter que tirar esse *... coloca os campos que você quer listar na mão mesmo... SELECT SUM(VALOR)AS TOTAL, CAMPO1, CAMPO2 ETC... FROM PAG_EFETUADOS GROUP BY CAMPO1, CAMPO2... atente para o fato de que você terá que o usar o group by, pois o sum é uma função agregadada... entao todos os campos, menos o sum, que você colocar no select tem q ir pro group by... isso na propriedade sql do Query mesmo... Marcelo, consegui!!! Deu certo. Muito obrigado... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites