Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

m-orlando

[Resolvido!]Instalação de reparo xp pro sp 2

Recommended Posts

Olá pessoal eu postei o seguinte texto no forum relacionado a windows e me sugeriram que seria melhor postar aqui na area de seguranca.

 

... Na verdade eu estou achando que o problema foi vírus...

O problema começou quando eu acessei um site que ate entao eu desconhecia e assim que o site foi carregado

o meu anti vírus exibiu uma mensagem no canto da tela dizendo que uma tentativa de invasão ao meu pc foi bloqueada e depois de alguns instantes o pc travou, tive que desligar no botão e desde entao o pc não é mais o mesmo. Quando consigo inicia-lo, apos algum temo ele trava e apresenta desempenho muito inferior ao normal.

e em algumas das vezes que consigo inicia-lo uma mensagem de "Windos se recuperou de um grave erro" é mostrada

e embora a mensagem diga que o windows se recuperou o pc continua travando e se comportando de forma estranha.

Por isso penso que uma instalação de reparo resolveria o meu problema visto que já tentei:

 

- CHKDSK com varias opções como /R /F realmente o CHKDSK diz que há erros na unidade, entao executo CHKDSK /F para reparar mas os erros permanecem;

- acessar a ultima configuração valida;

- Norton utilities (localizar e corrigir erros no windows);

- desfragmentar etc e etc

(tudo sem resultado)

 

entao resolvi executar uma instalação de reparo mas não estou conseguindo dar boot pelo CD

o CD é lido e o processo de carregamento dos arquivos é iniciado eu posso ver as mensagens na parte inferior da tela onde é informado que os arquivos estão sendo carregados.

Resumindo o processo de boot começa só que é abortado após alguns minutos.

Ja testei a midia, e o CD da boot corretamente em outro pc.

 

já tentei tb uma outra maneira de acessar o console de recuperação digitando winnt32 /cmdcons no Run (Executar) mas não deu certo sempre que faço isso recebo outra mensagem de erro dizendo que esse comando esta incorreto.

 

Já verifiquei com o Anti virus e o spyware. O pc esta limpo.

Alguma sugestão???

Desde ja agradeco a todos que ajudarem.

Te+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa m-orlando,

 

Faça o seguinte:

 

Baixe o HijackThis versão 1.99.1.

 

Depois > Iniciar > Meu Computador > 02 cliques no C > Coloca o HijackThis no C (extraindo do zip --> para uma pasta própria tipo c:/Hijack).

 

Execute o Hijack a partir do C, fechando os demais programas (deixando somente a área de trabalho).

 

Clique em Do a system scan and save a logfile, mas não marque nada, apenas poste o log gerado aqui neste mesmo tópico.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá jgarcia

Eu vou fazer esse procedimento que você sugeriu.

Desculpe a minha ignorância mas ... o HijackThis seria algo como um anti virus???

E pesquisei a respeito na internet e lí que o HijackThis não remove e sim informa quais ameaças estão no pc.

Mas essas ameaça não são encontradas pelos anti virus. E isso???

Quer dizer que quando meu antivírus me diz que o meu sistema esta OK. Ele pode não estar. E isso mesmo???

 

Porque eu passei o meu anti virus (primeiro usei o AVG e depois usei o Norton 2004 - devidamente atualizado) e o sistema estava limpo.

Grato,

Abraços te+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá jgarcia

Eu vou fazer esse procedimento que você sugeriu.

Desculpe a minha ignorância mas ... o HijackThis seria algo como um anti virus???

Não. O HijackThis é uma ferramenta que vasculha a máquina e emite um diagnóstico geral sobre a mesma, mas ele não possui a engenharia de um anti-vírus.

 

E pesquisei a respeito na internet e lí que o HijackThis não remove e sim informa quais ameaças estão no pc.

Mas essas ameaça não são encontradas pelos anti virus. E isso???

Exato.

 

Quer dizer que quando meu antivírus me diz que o meu sistema esta OK. Ele pode não estar. E isso mesmo???

Isto mesmo. Há malwares que se utilizam de técnicas avançadas para ludibriar os sistemas de segurança e, neste caso, somente ferramentas específicas, como o HijackThis, são capazes de mostrá-los.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá jgarcia.

Entao deve ser por isso que as vezes aparecia uma tela azul de erro do windows dizendo para eu verificar se o HD estava corrompido, ligado corretamente ou com vírus.

Como não mexi na minha maquina para que o HD pudesse não ter sido instalado corretamente e como o meu antivírus não acusava vírus algum, cheguei a pensar que o meu HD estivesse sido corrompido de alguma maneira.

O que me leva a outra pergunta.

Vírus, spywares ou outras dessas ameaças são capazes de corromper o HD ou danificar fisicamente alguma peça do pc? É possível isso?

Ou os problemas causados por essas ameaças podem ser simplesmente eliminados com uma formatação?

 

Para ser sincero agora estou me sentindo um pouco inseguro em relação aos antivírus que vemos por ai.

Abraços, grato te+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vírus, spywares ou outras dessas ameaças são capazes de corromper o HD ou danificar fisicamente alguma peça do pc? É possível isso?

Há vírus capazes de corromper o Sistema Operacional, mas o HD ou alguma peça do PC, não.

 

Ou os problemas causados por essas ameaças podem ser simplesmente eliminados com uma formatação?

A maioria dos problemas com malwares se resolve com a formatação, mas há infecções que conseguem "sobreviver" ao FORMAT C.

 

Para ser sincero agora estou me sentindo um pouco inseguro em relação aos antivírus que vemos por ai.

Abraços, grato te+

Não é para tanto. Ainda há softwares anti-vírus confiáveis. ;)

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jgarcia,

obrigado pelas informações foram muito úteis. Eu não consegui instalar o hijackthis conforme foi solicitado porque meu PC não iniciava mais. O windows estava travando durante a inicialização (mesmo quando eu selecionava qualquer um dos itens da tela que acesso pressionando F8) e quando tentava dar um boot pelo CD após alguns instantes aparecia uma tela azul informando para verificar se o HD esta OK e se não havia vírus.

Tentei de varias maneiras recuperar o PC mas não teve jeito e como meu o conhecimento nesse assunto não é muito grande, levei o meu PC a uma casa de informática devo retira-lo hoje e então depois conversar com o técnico devo ter o diagnostico e saber qual foi o problema e postarei o resultado da minha conversa com ele aqui no fórum para fecharmos esse assunto.

Mais uma vez obrigado e ate+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Jgarcia,

Entao, peguei o meu pc da loja de informática na semana passada, levei-o para a casa para testar se tudo se estava em ordem.

Percebi que o pc esta ligeiramente mais lento. Mas penso que não seja nada grave.

O serviço realizado no meu pc foi a reinstalação do sistema. Mas houve um problema durante a reinstalação. Ao colocar o CD de instalação a "instalação não ia"

eu já esperava isso porque se eu não conseguia realizar uma reinstalação, e nem da boot pelo CD para eles não seria diferente.

Entao eles desconectaram as placas de vídeo, rede etc e todas as pecas que não são imprescindíveis para instalação, trocaram as minhas memórias e etc.

E dessa maneira a instalação pôde ser realizada.

E a intenção do técnico era de ir recolocando as minhas pecas uma por uma e ir testando o pc conforme as pecas fossem sendo reinstaladas para tentar encontrar a peca com problemas. E após recolocar todas as minhas pecas no PC, para a surpresa, o pc funcionou corretamente! E após algumas horas de teste concluiu-se que o pc estava Ok.

O técnico tb me disse que encontrou 8 vírus quando scaneou o meu pc com o AVG (versão free) a mesma que já estava instalada no meu pc quando o problema apareceu. Me surpreendi com essa informação pois eu já havia usado o AVG varias vezes no pc durante as minhas tentativas de recuperação do meu sistema e nenhum vírus foi encontrado.

Pelo que entendi antes de iniciar a tentativa de reinstalação ele instalou o meu HD em outro pc e usou o anti vírus.

Seria possível a mesma versão de anti vírus não encontrar os vírus estando instalada no próprio HD e quando esse HD for instalado em outra maquina (como slave eu suponho) os vírus serem encontrados pela mesma versão??? A resposta me parece obvia mas gostaria de ouvir a sua opinião.

Pelo que pude entender o meu problema foi vírus e o que esse vírus fez foi estragar o meu Windows de modo que alguns dos meus componente como placa de vídeo, memórias, placa de rede etc entraram em conflito de modo que não permitiam a reinstalação. Não sei se essa informação esta correta mas foi isso que pude concluir.

 

Como eu não estava mais sentindo confiança no AVG free que estava usando. Comprei o Norton System Works Premier para tentar evitar que esse problema aconteça novamente.

Te+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Seria possível a mesma versão de anti vírus não encontrar os vírus estando instalada no próprio HD e quando esse HD for instalado em outra maquina (como slave eu suponho) os vírus serem encontrados pela mesma versão??? A resposta me parece obvia mas gostaria de ouvir a sua opinião.

Caso a versão e base de dados do AVG sejam as mesmas em ambas as máquinas, a probabilidade desta ocorrência é praticamente nula. Estranho mesmo. <_<

 

Pelo que pude entender o meu problema foi vírus e o que esse vírus fez foi estragar o meu Windows de modo que alguns dos meus componente como placa de vídeo, memórias, placa de rede etc entraram em conflito de modo que não permitiam a reinstalação. Não sei se essa informação esta correta mas foi isso que pude concluir.

Não acredito nesta hipótese. Um malware pode até corromper um SO, mas impedir o uso de determinados hardwares?! Me pergunto, a reinstalação dos drivers da placa-mãe não seria suficiente para tornar os hardwares "utilizáveis"?

 

Como eu não estava mais sentindo confiança no AVG free que estava usando. Comprei o Norton System Works Premier para tentar evitar que esse problema aconteça novamente.

O Norton é um bom AV, mas lembre-se: a segurança de seu PC depende mais de seus hábitos, do que de seu anti-vírus. :thumbsup:

 

Abraços e disponha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá jgarcia,

pensei que o problema tivesse terminado mas infelizmente não.

Vamos à atual situação:

Após a formatação o meu pc comportou-se se forma normal por duas ou 3 semanas e logo depois disso os problemas recomeçaram, primeiro de forma branda, um congelamento aqui (que obriga a reiniciar o pc no botão) outra tela azul ali. Isso estava acontecendo bem raramente mas com certeza não era bom sinal pois o problema da outra vez começou assim tb.

Como eu não queria ter que deixar o pc no técnico por mais 3 ou 4 (a garantia para o serviço de formatação e reinstalação do sistema é de apenas 3 dias - que ja tinham se passado) fui usando assim mesmo. O pc estava apresentando problemas mas ainda dava pra usar.

Alguns dias depois começaram as telas azuis (aquelas mesmas que eu já vinha vendo da outra vez que os problemas começaram) mas agora por uma vez houve uma tela diferente era algo como "O subsistema DMA detectou um problema e o windows foi desligado etc e etc." Essa mensagem eu nunca tinha visto entao fui pesquisar mas não encontrei nada consistente a respeito.

Enfim como o previsto alguns dias depois o windows começou a não completar a inicialização e ai não teve jeito tive que levar no técnico novamente.

Eu não tinha instalado nenhum software novo ou desconhecido - apenas os que eu já uso rotineiramente os quais eu já vinha utilizando e nunca tive problemas.

Como os problemas continuaram mesmo depois da formatação muitos já estariam tentados a pensar que o problema é hardware. Mas como o problema começou depois que visitei aquele site desconhecido eu tenho certeza que só pode ser software mas mesmo assim verifiquei o hardware para desencargo de consciência.

Testei a memória com o memtest. Resultado OK.

Testei o HD com o HD tune. Resultado OK.

Verifiquei as tensões de saída da fonte - tela de set up. Resultado OK.

Verifiquei a temperatura do processador - tela de set up. Resultado OK.

A minha placa mãe é nova tem menos de 6 meses de uso entao não creio que o problema esteja nela.

 

(Também baixei as atualizações do windows update e atualizei o driver da minha placa de vídeo - sem melhora no pc.)

 

Como testei quase todos os itens de hardware e não encontrei problemas entao o que posso concluir é que esse malware pelo qual eu devo ter sido infectado sobreviveu ao format C. Certo? E visto que esse malware foi tão poderoso a ponto de causar todos os problemas os quais já mencionei nas mensagens anteriores não acho impossível que tenha sobrevivido ao format.

 

O técnico me sugeriu que troca-se o pente de memória. Não estou pensando em aceitar essa sugestão por que já testei a memória ela estava OK. e ele tb não me apresentou nenhum resultado de teste que me comprove que a minha memória esteja com problemas.

Eu já estava interessado em comprar um segundo HD para a minha maquina, tenho um IDE 80GB Samsung e estou pensando em comprar um SATA de 160 GB (deixando o IDE como slave).

E imagino que dessa maneira eu consiga resolver o problema.

Como você está participando do meu problema desde o começo eu gostaria de ouvir a sua opinião a respeito.

Grato,

Te+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa m-orlando,

 

Situação difícil esta, não?! Você não gostaria de postar um log do HijackThis?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao Jgarcia, a coisa estava feia mas agora parece que vai melhorar.

Peguei o pc na loja de informática com o HD novo (SATA 160 GB) e estou instalando aos poucos os softwares que costumo usar para que se aparecer algum problemas eu possa ao menos saber após qual programa o problema começou.

Eu estou mesmo achando que o problema foi o vírus que sobreviveu ao format realizado, como agora estou com um HD novo estou testando o pc deixando ele ligado bastante tempo para observar se aparece algum problema...

Deixei o pc ligado no final de semana inteiro e não tive nenhum problema de tela azul e nem um congelamento como acontecia antes.

Vou testar por mais alguns dias antes de começar a usar o pc "de verdade".

Entao, acho que um log do HijackThis agora não vai mostrar problemas mas você vou continuar testando o pc e se houver qualquer ocorrência diferente coloco o log aqui. Tudo bem?

Agora vou começar a me preocupar com a recuperação dos meus dados que infelizmente perdi durante esse período de problemas no pc (houve uma formatação acidental no meu HD antigo - IDE 80GB).

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Te+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PROBLEMA RESOLVIDO!

 

Caso o autor necessite que o tópico seja reaberto é preciso enviar uma Mensagem Privada para um Moderador com um link para o tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.