Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

viniathayde

Balaozinho dinamico que acompanha o tamanho do texto

Recommended Posts

Galera,

apresento-lhes um pequeno problema q enfrento nesta nublada quinta-feira de cinzas (ao menos no RJ). Já quebrei a cabeça e não consegui resolver. Qualquer ajuda será mt bem vinda!!

Tenho um MovieClip que carrega umas fotos externas no meu site.. ao lado dele, tem as miniaturas q ao serem clicadas, carregam a foto neste MC.

Tenho um código, que mostra o título da foto ao se passar o mouse sobre esse MC.. ou seja, quando a foto 01 está carregada, se você passar o mouse sobre o MC ele mostra um título X, qd a foto 02 está carregada, ele mostra um título Y. Jóia, até ai tudo beleza. O problema é que esse título que aparece ao se passar o mouse, é somente texto, e eu gostaria de que, por trás deste texto, tivesse um balaozinho.. pq senao o texto fica meio ilegível dependendo da cor da foto..

Então a questão se coloca:

- Como criar um balãozinho que acompanhe o tamanho do texto? por exemplo: a foto 01 se chama FOTO1, aí o balaozinho teria q ter o tamanho suficiente para caber esta palavra. a foto 02 se chama FOTO2 TIRADA POR FULANO REPRESENTADO O CARNAVAL 2008. Neste caso, o balão teria que crescer o suficiente para caber esta frase toda...

qual código utilizar para o balaozinho ser dinamico e acompanhar o tamanho do texto?

segue abaixo o código que uso para chamar o tooltip no MC carregador de fotos.

foto_mc.onRollOver = function () {

if (valor == 1) {

_root.attachMovie("texto_mc", "texto_mc",1)

texto_mc.texto_txt.text = "Foto1";

texto_mc._x = _root._xmouse;

texto_mc._y = _root._ymouse;

texto_mc.startDrag(true);

}

else if (valor == 2) {

texto_mc.texto_txt.text = "Foto2";

else {

}

}

foto_mc.onRollOut = function () {

removeMovieClip("texto_mc");

}

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tentei fazer um fla com seu codigo mas não sei o que é "valor"

oi Andrea,

ok segue o código melhor explicado agora.. to mandando tb os codigos q tem nas miniaturas.. ai você vai entender.

valew pela força!

b1_btn.onPress = function () {

loadMovie("fotos1.jpg", foto_mc);

valor = 1;

}

b2_btn.onPress = function () {

loadMovie("fotos2.jpg", foto_mc);

valor = 2;

}

foto_mc.onRollOver = function () {

if (valor == 1) {

texto_mc.texto_txt.text = "Foto1";

}

else if (valor == 2) {

texto_mc.texto_txt.text = "Foto2";

}

else {

}

}

foto_mc.onRollOut = function () {

removeMovieClip("texto_mc");

}

Compartilhar este post

Link para o post

eu consegui fazer uma pqrada aqui, não sei se é a melhor solução, mas foi o que me veio a cabeça.

baixa aqui http://www.cuboaoquadrado.info/forum.fla

ou que eu fiz foi calcular quantos caracteres tem a variavel do texto (que eu criei) e multiplicar por 10, suponhamos que cada caracter tem 10 pixels, e isso dá o dinamico width tanto do campo texto quanto do fundo.

vê se te ajuda.

bjs

Compartilhar este post

Link para o post

Andrea,

por esse seu código, eu teria q fazer um cálculo para cada frase que fosse aparecer correto? entendi bem ou to viajando?

Porque no site sao 112 fotografias, umas com titulos grandes, e o site é em port e ingles e em ingles alguns títulos mudam.. ou seja se eu tiver q fazer um calculo com o numero de caracteres para cada tooltip acho q seria inviável...

bom me corrija se eu estiver boiando aki..

mas o ideal seria q eu só mudasse a frase q vai aparecer no campo de texto dinamico, ai automaticamente o balaozinho se redimensionasse para o tamanho daquela frase ..

diga lá (e desde já mt obrigado)!

bjs

eu consegui fazer uma pqrada aqui, não sei se é a melhor solução, mas foi o que me veio a cabeça.

baixa aqui http://www.cuboaoquadrado.info/forum.fla

ou que eu fiz foi calcular quantos caracteres tem a variavel do texto (que eu criei) e multiplicar por 10, suponhamos que cada caracter tem 10 pixels, e isso dá o dinamico width tanto do campo texto quanto do fundo.

vê se te ajuda.

bjs

Compartilhar este post

Link para o post

sim é isso mesmo ele vai calcular, mas não vejo dificuldade nisso, você vai escrever as frases a mão? se for a mão realmente ser chato mas se for vir por exemplo de um xml que por acaso veio do bd, não seria problema seria? pelo que eu vi você vai chamar a tal frase do xml por exemplo, e vai transformar esse xml em uma variavel que vai ser usanda tanto pra medir os caracteres quanto pra mostrar ela no campo dinamico.

bom eu não sei uma forma de colocar o campo dinamico de texto com a largura correta, você nem setou ela por exemplo e isso daria tanto problema quanto descobrir o tamanho do fundo do campo de texto não?

se alguem souber isso por favor me diga pois gostaria de saber tb :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Andrea, eu sou usuário iniciante de flash (sako pouco de AS).. XML pelo que ouço falar deve ser uma maravilha, mas no momento é japonês pra mim..

estou tentando dar uma mexida nesse codigo que você fez aqui pra ver se funciona legal.

coloco aqui o resultado que eu conseguir e se tiver alguma outra idéia me diga por favor ok!

brigadao

sim é isso mesmo ele vai calcular, mas não vejo dificuldade nisso, você vai escrever as frases a mão? se for a mão realmente ser chato mas se for vir por exemplo de um xml que por acaso veio do bd, não seria problema seria? pelo que eu vi você vai chamar a tal frase do xml por exemplo, e vai transformar esse xml em uma variavel que vai ser usanda tanto pra medir os caracteres quanto pra mostrar ela no campo dinamico.

bom eu não sei uma forma de colocar o campo dinamico de texto com a largura correta, você nem setou ela por exemplo e isso daria tanto problema quanto descobrir o tamanho do fundo do campo de texto não?

se alguem souber isso por favor me diga pois gostaria de saber tb :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.