Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

scarenci

Reinstalar windows sem tirar o linux?

Recommended Posts

Olá galera,

Eu estou com uma dúvida, estou usando o Windows Xp e o Ubuntu 7.10 com dual boot e gostaria de reinstalar o windows de novo, já que ele não está lá essas coisas!! Mas como eu faço sem perder o dual boot??

Agradeço desde já!!

ps: O cd do Windows que tenho é o da Acer que já instala os drives e até criar duas partições FAT32 é um saco, alguém tem alguma sugestão??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instale o Windows normalmente, se preocupe em não deletar ou formatar as partições de seu Linux.

Se tomar esse cuidado o máximo que pode acontecer é perder o gerenciador de boot que pode ser facilmente renstalado depois.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Instale o Windows normalmente, se preocupe em não deletar ou formatar as partições de seu Linux.

Se tomar esse cuidado o máximo que pode acontecer é perder o gerenciador de boot que pode ser facilmente renstalado depois.

E para reinstalar o Gerenciador de boot (tipo o GRUB), basta abrir o LiveCD do Ubuntu como se fosse instalá-lo, ir no terminal e dar os comandos:

sudo mkdir /mnt/sistema

sudo mount /dev/hdX# /mnt/sistema onde o X seria o hd e o # a partição onde seu Ubuntu está instalado (o meu é no hda1)

sudo grub-install /dev/hdX --root-directory=/mnt/sistema Esse X deve ser o mesmo da linha anterior. Não ponha o no. da partição aqui.

Pronto. Aqora, para garantir que o Windows esteja na lista de sistemas, insira:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

E verifique se as linhas a seguir estão presentes no arquivo:

title Windows XP Professional

root (hd#,#)

savedefault

makeactive

chainloader +1

Lá em cima eu botei dois "#". O 1o é o HD onde o WINDOWS está. Equivale às letrinhas nso comandos anteriores, mas no caso são números e começam pelo "0". O 2o é a partição e também começa do "0".

Por exemplo: Se o Ubuntu e o WINDOWS estão em HDs difrerentes, onde o Ubuntu está na 1a partição do 1o HD e o WINDOWS na 1a partição do 2o HD eu faço:

onde tem hdX# substituo por hda1

onde tem hdX substituo por hda

onde tem root (hd#,#) substituo por root (hd1,0)

Compartilhar este post

Link para o post

E para reinstalar o Gerenciador de boot (tipo o GRUB), basta abrir o LiveCD do Ubuntu como se fosse instalá-lo, ir no terminal e dar os comandos:

sudo mkdir /mnt/sistema

sudo mount /dev/hdX# /mnt/sistema onde o X seria o hd e o # a partição onde seu Ubuntu está instalado (o meu é no hda1)

sudo grub-install /dev/hdX --root-directory=/mnt/sistema Esse X deve ser o mesmo da linha anterior. Não ponha o no. da partição aqui.

Pronto. Aqora, para garantir que o Windows esteja na lista de sistemas, insira:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

E verifique se as linhas a seguir estão presentes no arquivo:

title Windows XP Professional

root (hd#,#)

savedefault

makeactive

chainloader +1

Lá em cima eu botei dois "#". O 1o é o HD onde o WINDOWS está. Equivale às letrinhas nso comandos anteriores, mas no caso são números e começam pelo "0". O 2o é a partição e também começa do "0".

Por exemplo: Se o Ubuntu e o WINDOWS estão em HDs difrerentes, onde o Ubuntu está na 1a partição do 1o HD e o WINDOWS na 1a partição do 2o HD eu faço:

onde tem hdX# substituo por hda1

onde tem hdX substituo por hda

onde tem root (hd#,#) substituo por root (hd1,0)

Gostei da dica , com Slack seria a mesma coisa ?

quando instalei o Slack em um HD secundário e na instalação não conseguiu intalar o LILO ?

Obrigado

Abraços http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Cauca

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei da dica , com Slack seria a mesma coisa ?

quando instalei o Slack em um HD secundário e na instalação não conseguiu intalar o LILO ?

Obrigado

Abraços http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Cauca

Cara, eu não sei dizer, pq eu nunca usei o LILO.

Mas se você quiser instalar o GRUB, por qq livecd de distro com GRUB é o msm procedimento.

Mas eu acho que no seu caso você teria que saber todos os parâmetros a passar para o kernel. Com o Windows é sempre a msm coisa, por isso já botei como ficaria o menu.lst

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.