Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wilsoncrescencio

montando um sistema de cadastro e notas em php

Recommended Posts

Bom...

Eu consegui montar um sistemade cadastro de alunos e notas em Delphi.

Acontece que agora a escola onde trabalho quer que seja feito tudo em php. Porque o dono do colégio ouviu falar que é tecnologia de ponta, com possibilidades de atualização automatica para internet e principalmente, baixíssimo custo.

Eu lí as aulas de php do forum, mas como "burro velho não pega trote", eu fico cheio de dúvidas e confuso.

Resolvi ir montando o sistema de cadastro e notas passo a passo, desde que alguém se compromenta em me orientar.

Eu vou fazendo, aos poucos, passando minhas dúvidas, e os companheiros vão me esclaressendo.

Alguém se prontifica a me auxiliar?

Eu realmente preciso disso...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Velho com certeza ..vai fazendo ai e o que tiver de dúvida pode postar se eu souber como te ajudar, o farei seguramente ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Acesso os dados cia ADO Connection, Sérgio...

Mas pelo que lí aqui no fórum, com a ajuda do pessoal vai dar tudo certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom...

Como o pessoal resolveu me ajudar la vai...

Sistema de Cadastro de Alunos e boletim de notas.

O Sistema deve:

Primeira etapa - Cadastrar Alunos quanto a:

ID
Nome
CIC
RG
endereço
Série a ser matriculado
Data de matrícula
Data de re-matrícula
usuário
senha
Pai
CIC_pai
RG_pai
endereço_pai
Mãe
CIC_Mãe
RG_Mãe
endereço_Mãe
Responsável
CIC_Responsável
RG_Responsável
endereço_Responsável
Quem é o responsável financeiro
Quem é o responsável pedagógico

Em um primeiro momento de raciocínio da para resolver isso com duas tabelas relacionadas:

A tabela "Cad_aluno" e a tabela re-matrícula.

Como cada aluno tem apenas um registro de data de matrícula, esse registro pode estar na tabela "cad_aluno"

Mas como um aluno pode ter várias datas de re-matrícula, acredito que uma tabela para as datas de re-matrícula relacionada com a tabela de cadastro de aluno "cad_aluno" resolve.

Sendo assim eu, inicialmente, criaria um banco de dados, com o PHPMyAdmin, com o nome de "escola", e inicialmente as duas tabelas: "cad_aluno" e "rematricula".

O que vcs acham? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

acho que é isso mesmo que dá pra ser feito sim morpheu_negro ,viu você manja criar o formulário no html ,fazer verificação ,incluir no bd e talz ?

naum manjo tanto de php mais estou aprendendo e essa parte eu sei fazer ai precisando de ajuda posso te ajudar flw

Compartilhar este post

Link para o post

beleza hooligans... vou construir o banco de dados, ver as dificuldades que encontro e postar aqui.

E vou precisar de ajuda sim... obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos,

a idéia não é má.

Ficaria assim:

tb_aluno
-----------------
id_aluno
Nome
CIC
RG
endereço

tb_familia
-----------------------
id_aluno
nome_Pai
CIC_pai
RG_pai
endereço_pai
Mãe
CIC_Mãe
RG_Mãe
endereço_Mãe
Responsável
CIC_Responsável
RG_Responsável
endereço_Responsável

tb_adicional
---------------------------------
id_aluno
resp_financeiro
resp_pedagógico

tb_usuario
--------------
id_usuario
id_aluno
usuário
senha

tb_matriculas
---------------------------
id_aluno
serie_matriculado
data_matrícula

A parte de rematricula, fica somente matricula(tb_matricula) ae com o passar do tempo você tem automáticamente as re-matrículas.

Aqui a consistência de dados, cada tabela para uma coleção de dados distintas que tem uma ligação (id_aluno)

opiniões,

espero ter ajudado,

léo

Compartilhar este post

Link para o post

ajudou sim... até para a compreensão de futuras tabelas como por exemplo a distribuição dos alunos em salas de aula.

Agora dá uma olhada nesse algoritimo e me diz o q você acha?

http://img215.imageshack.us/img215/8975/al...astro189bw7.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

VCs acreditam q dá para desenvolver o cadastro como está colocado no diagrama de blocos que eu citei?

Outra questão: Posso desenvolver o visual do formulário da maneira que eu quiser?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem o sumiço, é que além de estar às voltas com um projeto de ilustração muito exigente, o speed do escritório não havia meios de fazer funcionar.

Vamos começar de novo com o sistema de cadastro de alunos e vamos mudar para uma coisa mais ampla, do tipo um sistema de administração escolar em PHP.

Bom... eu sou semi analfabeto em PHP, mas já desenvolvi em Delphi, um sistema parecido com esse, com a ajuda dos moderadores e dos membros do fórum Imaster/ Delphi.

Eu vi muitas explicações sobre desenvolvimentos em PHP, a maioria começa simples mais depois o pessoal esquece a didática e se tornam técnicos demais.

Esse tópico eu quero ver se consigo levar com a ajuda dos membros, mas sempre com simplicidade e uma boa didática.

Cabe aqui uma apresentação. Sou professor tenho 44 anos, sou formado em comunicação e arte e procuro sempre estar inovando e aprendendo. Estou determinado a aprender PHP para criar não só minhas páginas pessoais, mas sistemas que possam integrar e compartilhar conhecimento.

Bom... dou aula a vinte e tantos anos, e conheço relativamente a rotina de escola.

Para o sistema começar certo a primeira coisa que temos de entender e que se trabalharmos com uma entidade específica o sistema fica menos abrangente, mas se o desenvolvermos como um sistema aberto para utilização global, o trabalho de raciocínio é mais exigente, mas o resultado mais gratificante.

Vamos começar cadastrando sim, mas da seguinte maneira:

O sistema deve ter:

Cadastro de Instituição

Cadastro e Controle de Pessoal

Cadastro e Controle de Fornecedores, Equipamentos e Materiais

Cadastro e Controle de Alunos

Agora vamos desenvolver cada cadastro

Primeira Fase: CADASTRO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

Como é um cadastro simples e não se relacionará com nenhuma outra entidade, acredito que fazendo da maneira descrita abaixo, supra nossas necessidades.

Criando a tabela do CADASTRO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

Eu tenho instalado o WAMPSERVER então vou utilizar o PHPMyAdmin, para criar o BD.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola pessoal,

sou novato por aqui e gostaria de tentar colaborar com a comunidade tambem.

Quanto ao projeto do morpheu_negro, estou iniciando um idêntico aqui também. Posso aprender junto com vocês e trocarmos experiências?

Não conheco muito de PHP, porem estou disposto a aprender.

Conto com a ajuda de voces!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.