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Pats_

Tipografia

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Pessoal, sobre essas questões de um concurso, fiquei com algumas dúvidas...

 

1. Existem vários fatores que podem interferir na qualidade da leitura de um impresso. Entre eles encontram-se questões de acuidade visual que devem ser levadas em conta ao se definir o público-alvo. Qual das opções abaixo indica um recurso simples que pode ser utilizado para aumentar o conforto de leitura de impressos e textos corridos?

 

A) Compor textos sempre em corpos de 8 a 10 pts.

(qual é o corpo ideal?)

 

B) Utilizar com freqüência a mesma fonte, de preferência uma sem serifa.

(o ideal é não utilizar a mesma fonte?)

 

xC) Procurar usar fontes que possuam uma altura-x generosa, entre 65 a 80% da altura da caixa alta.

(oq isso significa?)

 

D) Usar larguras de linhas que permitam mais do que 20 palavras em média como forma de diminuir o esforço visual.

(qual a quantidade de palavras ideal? achei em um site que seriam em média de 40 a 60 caracteres... isso procede?)

 

E) Adicionar pontos extras no entrelinhamento sempre que a caixa baixa for menor do que a metade da caixa alta.

 

 

2. Considerando uma publicação de 70 páginas, colada, formato fechado A5, orientação vertical, qual a relação mais indicada de margens entre as opções abaixo (em milímetros):

 

A) Interna: 15; Externa: 15; Superior: 15; Inferior: 20.

xB) Interna: 30; Externa: 15; Superior: 15; Inferior: 25.

C) Interna: 15; Externa: 10; Superior: 10; Inferior: 15.

D) Interna: 30; Externa: 10; Superior: 10; Inferior: 15.

E) Interna: 25; Externa: 15; Superior: 15; Inferior: 20.

 

(existe alguma regra para essas configurações?)

 

3. Em relação à tipografia digital, é correto afirmar:

 

A) As fontes bitmaps ou pixel fonts, são fontes formadas por mapas de bits que permitem pleno uso dos recursos digitais, tais como variações do peso e tamanho do tipo, sem perda de qualidade.

 

B) Foi a tipografia digital que permitiu o uso de diversas variações de um tipo em um mesmo texto, tais como o itálico, o negrito, o sublinhado, o contorno e os versaletes.

 

xC) Foi com o desenvolvimento das fontes tipo open type, que a tipografia digital recuperou o uso de glifos especializados como as ligaturas, numerais proporcionais e alinhados, em um mesmo arquivo, além de um repertório ampliado de glifos que podem incluir mais de 65.000 caracteres.

 

D) A fonte tipo TrueType, foi desenvolvida pela Apple e pela Microsoft, para uso nos seus sistemas operacionais, oferecendo uma melhor qualidade em tela e são necessários dois arquivos para seu funcionamento.

 

E) A tipografia digital não trouxe evolução nenhuma em se tratando de composição tipográfica, visto que desde o uso da tipografia mecânica já havia o ajuste de kerning, espaçamentos e entrelinhamentos negativos.

 

(alguém poderia dizer oq está errado nas alternativas 'a' 'b' 'd' e 'e'?)

 

4. Do ponto de vista do conforto da leitura e das questões de legibilidade, assinale a alternativa correta:

 

A) A justificação à direita é o melhor tipo de alinhamento para cartazes e tabelas.

 

xB) Textos justificados à esquerda são uma boa solução, mas precisam do controle da hifenização para gerar o balanço adequado.

 

(pensei que a hifenização devesse ocorrer apenas para textos justificados...)

 

C) A largura de uma coluna de texto deve permitir 3 ou 4 palavras no mínimo, especialmente quando fontes serifadas estão em uso.

 

D) Textos blocados só devem ser usados quando a justificação à esquerda não for possível.

 

E) Fontes sem serifa devem preferencialmente ser usadas em trabalhos com textos corridos como livros, manuais e jornais.

 

Obrigada!

 

Pats_

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Vou tentar ...

 

1. Existem vários fatores que podem interferir na qualidade da leitura de um impresso. Entre eles encontram-se questões de acuidade visual que devem ser levadas em conta ao se definir o público-alvo. Qual das opções abaixo indica um recurso simples que pode ser utilizado para aumentar o conforto de leitura de impressos e textos corridos?

 

A) Compor textos sempre em corpos de 8 a 10 pts.

Para textos grandes, corpo 10, no final de muitos livros, algumas editoras, colocam o nome da fonte utilizada, além do corpo. O que pude perceber a maioria corpo 10.

B) Utilizar com freqüência a mesma fonte, de preferência uma sem serifa.

(o ideal é não utilizar a mesma fonte?)

Sim, sempre a mesma fonte, porém COM serifa. Livros, jornais e revistas utilizam fontes com serifas.

Tipicamente, os textos serifados são usados em blocos de texto (como em um romance), pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto: o ser humano lê palavras ao invés de letras individuais, assim as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras.Por outro lado, as fontes sem serifa costumam ser usadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem maislimpas.

Autor: Anderson Francis

Fonte: Webdesigntotal

xC) Procurar usar fontes que possuam uma altura-x generosa, entre 65 a 80% da altura da caixa alta.

(oq isso significa?)

Acredito que seja a altura do topo das letras maiúsculas em relação às minúsculas. Isso para dar uma boa diferença entre uma e outra.

D) Usar larguras de linhas que permitam mais do que 20 palavras em média como forma de diminuir o esforço visual.

(qual a quantidade de palavras ideal? achei em um site que seriam em média de 40 a 60 caracteres... isso procede?)

O correto seria sua pesquisa mesmo, a quantidade de caracteres e não palavras. Algumas palavras possuem mais caracteres, outras menos. Imagine 20 palavras em um linha cada uma contendo mais de 6 letras.

E) Adicionar pontos extras no entrelinhamento sempre que a caixa baixa for menor do que a metade da caixa alta.

As entrelinhas deverão, obrigatoriamente, serem uniformes.

 

 

2. Considerando uma publicação de 70 páginas, colada, formato fechado A5, orientação vertical, qual a relação mais indicada de margens entre as opções abaixo (em milímetros):

 

A) Interna: 15; Externa: 15; Superior: 15; Inferior: 20.

xB) Interna: 30; Externa: 15; Superior: 15; Inferior: 25.

C) Interna: 15; Externa: 10; Superior: 10; Inferior: 15.

D) Interna: 30; Externa: 10; Superior: 10; Inferior: 15.

E) Interna: 25; Externa: 15; Superior: 15; Inferior: 20.

 

(existe alguma regra para essas configurações?)

Interna: Por causa da lombada do livro. Então precisará de uma margem maior.

Externa e superior: Terão as mesmas medidas.

Inferior: Um pouco maior, pois haverá a inclusão do número da página.

3. Em relação à tipografia digital, é correto afirmar:

 

A) As fontes bitmaps ou pixel fonts, são fontes formadas por mapas de bits que permitem pleno uso dos recursos digitais, tais como variações do peso e tamanho do tipo, sem perda de qualidade.

Como o próprio nome diz, como a fonte é bitmap, todo e qualquer bitmap, se aumentarmos seu tamanho haverá perda de qualidade.

Esse tipo de fonte é mais indicada para criação de páginas web.

B) Foi a tipografia digital que permitiu o uso de diversas variações de um tipo em um mesmo texto, tais como o itálico, o negrito, o sublinhado, o contorno e os versaletes.

Desde os primórdios da tipologia, muitos "designers" de fontes já faziam suas variações. Não foi por causa da digitalização dos tipos.

 

xC) Foi com o desenvolvimento das fontes tipo open type, que a tipografia digital recuperou o uso de glifos especializados como as ligaturas, numerais proporcionais e alinhados, em um mesmo arquivo, além de um repertório ampliado de glifos que podem incluir mais de 65.000 caracteres.

Não tenho a mínima idéia. Vou pesquisar. Mas saberia que era essa por eliminação.

 

D) A fonte tipo TrueType, foi desenvolvida pela Apple e pela Microsoft, para uso nos seus sistemas operacionais, oferecendo uma melhor qualidade em tela e são necessários dois arquivos para seu funcionamento.

As mais recomendadas são fontes OpenType ou Adobe Type 1. E foi desenvolvida pela Apple, mais tarde a Microsoft encorporou em seu sistema.

 

E) A tipografia digital não trouxe evolução nenhuma em se tratando de composição tipográfica, visto que desde o uso da tipografia mecânica já havia o ajuste de kerning, espaçamentos e entrelinhamentos negativos.

Claro que houve evolução. Os ajustes antes manuais, hoje são automatizados.

 

(alguém poderia dizer oq está errado nas alternativas 'a' 'b' 'd' e 'e'?)

 

 

 

4. Do ponto de vista do conforto da leitura e das questões de legibilidade, assinale a alternativa correta:

 

A) A justificação à direita é o melhor tipo de alinhamento para cartazes e tabelas.

A melhor forma de justificação é sempre à esquerda, isso oferece mais legibilidade.

 

xB) Textos justificados à esquerda são uma boa solução, mas precisam do controle da hifenização para gerar o balanço adequado.

(pensei que a hifenização devesse ocorrer apenas para textos justificados...)

Sim, deverá haver justificação, pois poderá haver uma linha muito grande e outra pequena, não oferecendo um balanço adequado.

 

C) A largura de uma coluna de texto deve permitir 3 ou 4 palavras no mínimo, especialmente quando fontes serifadas estão em uso.

Não existe regra para quantidade de palavras, e sim de caracteres.

 

D) Textos blocados só devem ser usados quando a justificação à esquerda não for possível.

Blocos de textos são sempre um blocos de textos, pode-se usar o que mais convier.

 

E) Fontes sem serifa devem preferencialmente ser usadas em trabalhos com textos corridos como livros, manuais e jornais.

Textos grandes e corridos SEMPRE com serifas.

 

 

Desculpe a demora Pats. Mas está aí!

Antes de mais nada, não sou especialista no assunto. Uso mais da prática do dia-a-dia, do que teoria. Mas tipologia é uma paixão que eu tenho.

 

Desejo sucesso! E obrigado pelas provas de design gráfico que me foram enviadas. Fique à vontade com mais dúvidas.

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Valeu DiMinas. Já me é suficiente! Faltavam apenas esses pontos para eu terminar meu estudo por hoje!

 

Brigada!

Até mais! ;)

 

Vou tentar ...

 

1. Existem vários fatores que podem interferir na qualidade da leitura de um impresso. Entre eles encontram-se questões de acuidade visual que devem ser levadas em conta ao se definir o público-alvo. Qual das opções abaixo indica um recurso simples que pode ser utilizado para aumentar o conforto de leitura de impressos e textos corridos?

 

A) Compor textos sempre em corpos de 8 a 10 pts.

Para textos grandes, corpo 10, no final de muitos livros, algumas editoras, colocam o nome da fonte utilizada, além do corpo. O que pude perceber a maioria corpo 10.

B) Utilizar com freqüência a mesma fonte, de preferência uma sem serifa.

(o ideal é não utilizar a mesma fonte?)

Sim, sempre a mesma fonte, porém COM serifa. Livros, jornais e revistas utilizam fontes com serifas.

Tipicamente, os textos serifados são usados em blocos de texto (como em um romance), pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto: o ser humano lê palavras ao invés de letras individuais, assim as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras.Por outro lado, as fontes sem serifa costumam ser usadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem maislimpas.

Autor: Anderson Francis

Fonte: Webdesigntotal

xC) Procurar usar fontes que possuam uma altura-x generosa, entre 65 a 80% da altura da caixa alta.

(oq isso significa?)

Acredito que seja a altura do topo das letras maiúsculas em relação às minúsculas. Isso para dar uma boa diferença entre uma e outra.

D) Usar larguras de linhas que permitam mais do que 20 palavras em média como forma de diminuir o esforço visual.

(qual a quantidade de palavras ideal? achei em um site que seriam em média de 40 a 60 caracteres... isso procede?)

O correto seria sua pesquisa mesmo, a quantidade de caracteres e não palavras. Algumas palavras possuem mais caracteres, outras menos. Imagine 20 palavras em um linha cada uma contendo mais de 6 letras.

E) Adicionar pontos extras no entrelinhamento sempre que a caixa baixa for menor do que a metade da caixa alta.

As entrelinhas deverão, obrigatoriamente, serem uniformes.

 

 

2. Considerando uma publicação de 70 páginas, colada, formato fechado A5, orientação vertical, qual a relação mais indicada de margens entre as opções abaixo (em milímetros):

 

A) Interna: 15; Externa: 15; Superior: 15; Inferior: 20.

xB) Interna: 30; Externa: 15; Superior: 15; Inferior: 25.

C) Interna: 15; Externa: 10; Superior: 10; Inferior: 15.

D) Interna: 30; Externa: 10; Superior: 10; Inferior: 15.

E) Interna: 25; Externa: 15; Superior: 15; Inferior: 20.

 

(existe alguma regra para essas configurações?)

Interna: Por causa da lombada do livro. Então precisará de uma margem maior.

Externa e superior: Terão as mesmas medidas.

Inferior: Um pouco maior, pois haverá a inclusão do número da página.

3. Em relação à tipografia digital, é correto afirmar:

 

A) As fontes bitmaps ou pixel fonts, são fontes formadas por mapas de bits que permitem pleno uso dos recursos digitais, tais como variações do peso e tamanho do tipo, sem perda de qualidade.

Como o próprio nome diz, como a fonte é bitmap, todo e qualquer bitmap, se aumentarmos seu tamanho haverá perda de qualidade.

Esse tipo de fonte é mais indicada para criação de páginas web.

B) Foi a tipografia digital que permitiu o uso de diversas variações de um tipo em um mesmo texto, tais como o itálico, o negrito, o sublinhado, o contorno e os versaletes.

Desde os primórdios da tipologia, muitos "designers" de fontes já faziam suas variações. Não foi por causa da digitalização dos tipos.

 

xC) Foi com o desenvolvimento das fontes tipo open type, que a tipografia digital recuperou o uso de glifos especializados como as ligaturas, numerais proporcionais e alinhados, em um mesmo arquivo, além de um repertório ampliado de glifos que podem incluir mais de 65.000 caracteres.

Não tenho a mínima idéia. Vou pesquisar. Mas saberia que era essa por eliminação.

 

D) A fonte tipo TrueType, foi desenvolvida pela Apple e pela Microsoft, para uso nos seus sistemas operacionais, oferecendo uma melhor qualidade em tela e são necessários dois arquivos para seu funcionamento.

As mais recomendadas são fontes OpenType ou Adobe Type 1. E foi desenvolvida pela Apple, mais tarde a Microsoft encorporou em seu sistema.

 

E) A tipografia digital não trouxe evolução nenhuma em se tratando de composição tipográfica, visto que desde o uso da tipografia mecânica já havia o ajuste de kerning, espaçamentos e entrelinhamentos negativos.

Claro que houve evolução. Os ajustes antes manuais, hoje são automatizados.

 

(alguém poderia dizer oq está errado nas alternativas 'a' 'b' 'd' e 'e'?)

 

 

 

4. Do ponto de vista do conforto da leitura e das questões de legibilidade, assinale a alternativa correta:

 

A) A justificação à direita é o melhor tipo de alinhamento para cartazes e tabelas.

A melhor forma de justificação é sempre à esquerda, isso oferece mais legibilidade.

 

xB) Textos justificados à esquerda são uma boa solução, mas precisam do controle da hifenização para gerar o balanço adequado.

(pensei que a hifenização devesse ocorrer apenas para textos justificados...)

Sim, deverá haver justificação, pois poderá haver uma linha muito grande e outra pequena, não oferecendo um balanço adequado.

 

C) A largura de uma coluna de texto deve permitir 3 ou 4 palavras no mínimo, especialmente quando fontes serifadas estão em uso.

Não existe regra para quantidade de palavras, e sim de caracteres.

 

D) Textos blocados só devem ser usados quando a justificação à esquerda não for possível.

Blocos de textos são sempre um blocos de textos, pode-se usar o que mais convier.

 

E) Fontes sem serifa devem preferencialmente ser usadas em trabalhos com textos corridos como livros, manuais e jornais.

Textos grandes e corridos SEMPRE com serifas.

 

 

Desculpe a demora Pats. Mas está aí!

Antes de mais nada, não sou especialista no assunto. Uso mais da prática do dia-a-dia, do que teoria. Mas tipologia é uma paixão que eu tenho.

 

Desejo sucesso! E obrigado pelas provas de design gráfico que me foram enviadas. Fique à vontade com mais dúvidas.

 

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