Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NeMewSys

Descobrindo o angulo de uma rampa

Recommended Posts

Estou fazendo um jogo mas estou com dificuldade em fazer com que o player desça as rampas com realismo, porque numa rampa concava, a energia cinetica final é igual a energia G (9,8 m/s^2) no inicio da rampa.

Objectivo: Sabendo que o sonic está em cima de um chão, sem querer saber se esse chão é inclinado ou não, quero calcular o angulo do ponto X desse chão onde o sonic se encontra, e então inclinar o sonic né? :P

As imagens mostram 3 tipos de rampas simples, e as linhas a rosa ilustram a inclinação da zona da rampa onde o sonic está, e a inclinação do sonic deve coincidir com a dessa zona.

Imagem Postada

A minha questão é, sendo o chão um cenario gigante, um movieclip por exemplo, como sei a inclinação daquele ponto?

Que possíveis soluções terei?

Edit: O chão pode ser feito de linhas, imagens, sprites, shapes, etc...

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma maneira seria atribuir a própria rampa uma propriedade com o seu ângulo

blocoA.angulo = 0
blocoB.angulo = 90
blocoC.angulo = 120

assim quando o sonic estiver em cima dela, talvez usando um hitTest() para saber isso, você poderia pegar o ângulo e girar o sonic para o ângulo correto

existem hoje algumas bibliotecas para se manipular esse tipo de coisa, como a FOAM, APE ou a Box2D , entre outras

essa ultima eu já usei em algumas coisas aqui e gostei, a APE também é muito boa, elas são uma mão na roda para desenvolvimento de jogos

fica ai a dica

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.