Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

coxao

foto de jóias

Recommended Posts

olha estou com um problema..... precisamos tirar fotos de vários brincos (jóias e semi-jóias)

o nosso fotógrafo aqui da agência usou uma lente macro (mais eu não sei qual) para fotografar as jóias em um fundo de isopor (nem me falem nada ok hehehe)

a questão é que as fotos ficaram muito ruins, ficaram focadas em alguns

Imagem Postada

EXIF

Model Canon EOS DIGITAL REBEL XTi

Shutter speed value 1/60 s

Aperture value f/3.2

ISO speed ratings ISO 400

Metering mode Partial

Focal length 50 mm

White balance Manual white balance

Exposure mode Manual

CANON MAKER

AF point selected Unknown

Continuous drive mode Single

Flash mode Flash not fired

Focus mode One-Shot

Macro mode Normal

Metering mode Partial

Imagem Postada

EXIF

Shutter speed value 1/60 s

Aperture value f/3.2

Metering mode Partial

Focal length 50 mm

Exposure mode Manual

CANON MAKER

Focus mode One-Shot

Macro mode Normal

Metering mode Partial

Imagem Postada

EXIF

Shutter speed value 1/50 s

Aperture value f/2.8

Metering mode Partial

Focal length 50 mm

Exposure mode Manual

CANON MAKER

Focus mode One-Shot

Macro mode Normal

Metering mode Partial

nós não possuímos mesa still, foi feito porcamente sobre luz fluorescente.... pelo que vi estava em balanço de branco manual, mais não sei se foi feito sobre o fundo do izopor pois ficaram azuladas demais, temos cartão para 'bater branco' mais não usaram.... mais o garnde problema nem é a cor mais a falta de detalhe, sombras e principalmente o foco, algumas partes ficaram focadas e outra,

será pq ele usou f/2.8 e f/3.2 o DOF longo d+ ???

a fotometria foi feita errada ??? ele usou FOCO AUTOMATICO (sim... usou!)

a lente que ele usou eu não sei qual é ... mais depois vejo e informo aqui

qual o melhor tipo de luz para fotografar sem usar uma mesa still ?? contínua ??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô coxao,

Não consigo nem ver as fotos, pois o imageshack tá bloqueado no trabalho e meu computador em casa tá no conserto.

Mas pelo que você relatou, tá cheio de problemas. A falta de foco ou foco curto, com certeza vai melhorar se fechar mais o diafragma. A luz, sinceramente, se for feito o balanco de branco, não sei se vai interferir se for um ou outro tipo. De qualquer forma, não tenho experiência prática com esse tipo de fotografia, mas sei que fotos de jóias são um pouco complicadas mesmo. Pelo que entendi, o fundo é branco. Acho que ficaria melhor com fundo preto. Daria maior contraste. Eu se fosse você, tiraria uma fotos e mandaria pro teu chefe. Quem sabe não surge aí uma vaga pra você...

Compartilhar este post

Link para o post

ainda não vi as fotos, mas pelo que li, seu problema principal é o foco....

O balanço de branco é facilmente arrumado no photoshop....

o problema de jóias é que são muito pequenas, então alé de você ter que usar uma abertura maior ( a zona focal f2,8 é muito curta ), tem que ver a lente, pois dependendo da lente, se você chegar perto demais do produto para ganhar pixels na sua imagem, ela vai começar a perder foco, pois tem uma distancia minima para as lentes... (Você tem que olhar as informações da lente para isto.)

Em geral a luz é importantíssima para estas fotos, e o auxílio de rebatedores, tanto pretos como brancos, são fundamentais para uma boa foto.

qualquer coisa dá um grito ae!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi que ta desfocada realmente. Agora como fazer para focar ai so com mestres da fotografia daqui do forum mesmo.

Mas acho que até om minha cameraznha eu conseguiria focar melhor que esse fotografo "profficional" ai.

rsrsssr

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Diogo,

Estou postando algumas fotos que tirei assim que olhei teu post.

Recomendo usar um TNT preto. Veja a foto da iluminação utilizada na mesa. A mesa pode ser arranjada com dois pedaços de Isopor em forma de L. última foto.

Com TNT Branco

Imagem Postada

[informações da Câmera]

Fabricante: NIKON CORPORATION

Modelo: NIKON D40X

[informações da Fotografia]

Tirada em: quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008 às 00:17:14

Tempo de Exposição: 1/40 segundos

Abertura do Diafragma: F5,6

Velocidade ISO: 200

Distância Focal: 31,0 mm

Uso do Flash: Não

Medição de Luz: Multi-Segmento

Fonte de Luz: Desconhecida

Compressão de Bits por Pixel: 4/1

Software: Ver.1.00

Dimensões da Imagem: 2896 x 1944 pixels

Imagem Postada

Tirada em: quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008 às 00:19:34

Tempo de Exposição: 1/40 segundos

Abertura do Diafragma: F5,6

Distância Focal: 55,0 mm

Com TNT Preto

Imagem Postada

Tirada em: quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008 às 00:30:18

Tempo de Exposição: 1/8 segundos

Abertura do Diafragma: F9,0

Distância Focal: 35,0 mm

Imagem Postada

Tirada em: quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008 às 00:28:36

Tempo de Exposição: 1/5 segundos

Abertura do Diafragma: F16,0

Distância Focal: 30,0 mm

O arranjo

Imagem Postada

Esta opção é para luz natural em dia nublado, não sei como ficarão as jóias, vou testar.

Imagem Postada

Abraços,

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Pô coxao,

Não consigo nem ver as fotos, pois o imageshack tá bloqueado no trabalho e meu computador em casa tá no conserto.

Mas pelo que você relatou, tá cheio de problemas. A falta de foco ou foco curto, com certeza vai melhorar se fechar mais o diafragma. A luz, sinceramente, se for feito o balanco de branco, não sei se vai interferir se for um ou outro tipo. De qualquer forma, não tenho experiência prática com esse tipo de fotografia, mas sei que fotos de jóias são um pouco complicadas mesmo. Pelo que entendi, o fundo é branco. Acho que ficaria melhor com fundo preto. Daria maior contraste. Eu se fosse você, tiraria uma fotos e mandaria pro teu chefe. Quem sabe não surge aí uma vaga pra você...

eita esses seus patrões hein.. nem IMGHK é fo**....

então o fotografo é da 'casa' a uns 15 anos já hehe.... bom eu acompanhei a nova sessão de fotografia vou postar o resultado, ficou um pouco melhor

ainda não vi as fotos, mas pelo que li, seu problema principal é o foco....

O balanço de branco é facilmente arrumado no photoshop....

o problema de jóias é que são muito pequenas, então alé de você ter que usar uma abertura maior ( a zona focal f2,8 é muito curta ), tem que ver a lente, pois dependendo da lente, se você chegar perto demais do produto para ganhar pixels na sua imagem, ela vai começar a perder foco, pois tem uma distancia minima para as lentes... (Você tem que olhar as informações da lente para isto.)

Em geral a luz é importantíssima para estas fotos, e o auxílio de rebatedores, tanto pretos como brancos, são fundamentais para uma boa foto.

qualquer coisa dá um grito ae!

AbBhA valeu muito as dicas trabalhos com f/11 com velocidade 1/50 na média em todas fotos e resolveu o problema, trocamos a iluminação também.... fizemos o fotografo usar o studio dessa vez usando um raiser como se fosse luz contínua e flash, pois não temos sombrinhas aqui, somente raser.

Caro Diogo,

Estou postando algumas fotos que tirei assim que olhei teu post.

Recomendo usar um TNT preto. Veja a foto da iluminação utilizada na mesa. A mesa pode ser arranjada com dois pedaços de Isopor em forma de L. última foto.

[...]

daniel valeu mesmo por toda a ajuda, então a mesa de still com luz natural não daria certo pq tem que ser fotografada em studio, seria muito bacana termos uma mesa still eu até recomendei para o fotógrafo para nós montarmos uma mais ouvi: "ahh... quase nem usamos, pra quê?" mais eu quero montar uma em casa e trazer aqui pro trampo para quando precisar vou ver de comprar os materiais para montar uma ... quero montar igual a sua e do Levy

compraram uma PORCARIA de um pano de fundo todo com detalhes pqp.... é de f@(#.... bom só tinha esse então foi nesse mesmo, resultado da nova sessão

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

o resultado não me agradou ainda, ainda mais com essa porcaria de pano, mais a falta de recursos foi o que deu para fazer, solucionamos o problema do desfoque e do balanço de branco, mais ainda ficou um pouco escura as fotos, o problema é controlar o flash do raser que só tem duas cargas.

Compartilhar este post

Link para o post

Coxa, mexi aqui e ao meu ver deveria ficar mais escuro o fundo um pouco para dar mais evidencia a peça.

E tb acho que as listras( se tiver mesmo que ficar) devem ficar bem na vertical, se possivel tira isso.

http://img205.imageshack.us/img205/9692/coxadl7.jpg

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Coxao, já fiz bastante fotografias de jóias e posso te passar o set que usei para tal.

Objetiva Canon 100mm macro - ou uma objetiva normal mas em close-up.

Veludo vermelho ou preto para BG, tripé e abertura no mínimo em f/8.0

Fotografe em RAW e faça o white balance no conversor, as fluorescentes deixam a fotografia azulada e fazendo o ajuste de branco no conversor de raw elas ficam normais.

Use foco manual para ajustar corretamente nas jóias e um difusor no flash para evitar reflexos.

Boa sorte e um abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Coxa, mexi aqui e ao meu ver deveria ficar mais escuro o fundo um pouco para dar mais evidencia a peça.

E tb acho que as listras( se tiver mesmo que ficar) devem ficar bem na vertical, se possivel tira isso.

Abração

Então panta o fundo deveria ser preto como o Paulinho sugeriu, não sei pq fotografaram no branco e ainda com pano listrador....

o pano nem importa pois o fundo será tirado mesmo, o problema de tirar A FOTO mais escura é o controle dos reflexo dos diamantes

tratar a foto ai sim da pra fazer o http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/devil.gif, tiramos varios testes até achar um padrão e esse último foi o que deu menos reflexo dos micro-diamantes que tem em cada peça

Coxao, já fiz bastante fotografias de jóias e posso te passar o set que usei para tal.

Fotografe em RAW e faça o white balance no conversor, as fluorescentes deixam a fotografia azulada e fazendo o ajuste de branco no conversor de raw elas ficam normais.

Use foco manual para ajustar corretamente nas jóias e um difusor no flash para evitar reflexos.

Boa sorte e um abraço,

Paulinho valeu a dica ... de verdade, acho que usaram uma Canon 50mm macro...o fundo que ferrou acho que deveriam ter usado preto mesmo, fazer o que eu não fui o fotógrafo da sessão né..... usamos tripé e f/11 nessa ultima seção, o balanço de branco não sei como ele fez mais melhorou bem

o grande problema de fotografar jóas é o reflexo dos diamates, dentro de cada diamante tinha mais um monte de micro diamantes que refletiam uns nos outros, trash total

nesse caso que você disse de usar um difusor no flash seria para flash direto... e no caso de uso de sombrinhas ou raiser ?

Compartilhar este post

Link para o post

Vem cá coxa. Seguinte... você que ta aqui tirando as dúvidas e tal... pq nao manda esses caras fazerem logo o correto.

chega la e poe moral rappa. se você puder fale com o dono da bagaça.. o chefe sei la o que.. prove que esta certo e quem sabe ainda nao vem uma promoção junto cara!

acho q você que corre atras, tem um P$#%$ conhecimento em muitas áreas e depois neguinho ainda vai levar a boa fama encima de você hein.. fica esperto.

se eu fosse voce. Convenceria que o que deve ser feito é:

1- montar uma mesa STILL decente

2- Usar PANO PRETO

Pronto...

ai segue o resto na boua...

Abraçao coxa e boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Abração

Então panta o fundo deveria ser preto como o Paulinho sugeriu, não sei pq fotografaram no branco e ainda com pano listrador....

o pano nem importa pois o fundo será tirado mesmo, o problema de tirar A FOTO mais escura é o controle dos reflexo dos diamantes

tratar a foto ai sim da pra fazer o http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/devil.gif, tiramos varios testes até achar um padrão e esse último foi o que deu menos reflexo dos micro-diamantes que tem em cada peça

Boa sorte e um abraço,

Paulinho valeu a dica ... de verdade, acho que usaram uma Canon 50mm macro...o fundo que ferrou acho que deveriam ter usado preto mesmo, fazer o que eu não fui o fotógrafo da sessão né..... usamos tripé e f/11 nessa ultima seção, o balanço de branco não sei como ele fez mais melhorou bem

o grande problema de fotografar jóas é o reflexo dos diamates, dentro de cada diamante tinha mais um monte de micro diamantes que refletiam uns nos outros, trash total

nesse caso que você disse de usar um difusor no flash seria para flash direto... e no caso de uso de sombrinhas ou raiser ?

O melhor seria usar uma tenda, resolveria os problemas de reflexos.

Os Haze's são de luz difundida por isso não incomodam mas as sombrinhas deveriam ser brancas, difusoras e não reflexivas colocadas apontando para o teto ou alguma parede branca.

As sombrinhas prateadas não servem pois são verdadeiros espelhos refletindo e ampliando a luz.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Vem cá coxa. Seguinte... você que ta aqui tirando as dúvidas e tal... pq nao manda esses caras fazerem logo o correto.

chega la e poe moral rappa. se você puder fale com o dono da bagaça.. o chefe sei la o que.. prove que esta certo e quem sabe ainda nao vem uma promoção junto cara!

acho q você que corre atras, tem um P$#%$ conhecimento em muitas áreas e depois neguinho ainda vai levar a boa fama encima de você hein.. fica esperto.

se eu fosse voce. Convenceria que o que deve ser feito é:

1- montar uma mesa STILL decente

2- Usar PANO PRETO

Pronto...

ai segue o resto na boua...

Abraçao coxa e boa sorte

vou fazer isso... mais primeiro quero montar a mesa still, testar...e ai quando iniciarmos a proxima revista e iremos precisar de fotos de pequenos objetos ai eu vou trazer e jogar um verde "vamos experimentar ai pra ver como fica"... hehehee......

O melhor seria usar uma tenda, resolveria os problemas de reflexos.

Os Haze's são de luz difundida por isso não incomodam mas as sombrinhas deveriam ser brancas, difusoras e não reflexivas colocadas apontando para o teto ou alguma parede branca.

As sombrinhas prateadas não servem pois são verdadeiros espelhos refletindo e ampliando a luz.

Abraços.

hmmm é pelo visto só usando uma tenda/still resolveria o problema de excesso de reflexos, bom..... tiramos dessa maneira já que foi a unica que obtemos um resultado melhor, um tratamento no PS tirou vários reflexos e fizemos o balanceamento de cores, na proxima quero trazer a mesa ou até mesmo usar um pano de fundo liso com umas 2 sombrinhas (brancas) talvez resolva melhor que os haze's, já que a luz deles são meio amareladas

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.