Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

g_informatica

[Resolvido] Calcular Juros e multa

Recommended Posts

Boa Tarde amigos,

Estou enfrentando um problemão... Estou na parte financeira do meu sistema e tenho q calcular juros e multa nas mensalidades q estão em atraso, mas p/ isso tenho fazer várias verificações, por ex. saber a se o ano é bissexto, se o mês é de 30 ou 31 dias. Pesquisei muito na internet sobre o assunto e achei várias funções p/ saber se o ano é bissexto e se o mês é de 30 ou 31, o problema é q ñ sei como chamar essas funções p/ agregá-las ao código q irá fazer o cálculo de juros e multa... Esse é meu primeiro sistema c/ cálculos e estou meio q perdido no assunto... Preciso saber a qtd de dias q uma determinada parcela está em atraso p/ assim aplicar os juros e multa. Se alguém tiver alguma sugestão de função e como utilizá-la eu agradeceria muito. Ou se alguém tiver outras sugestões será muito bem vinda...

As funções q achei foi:

//Para saber se o ano é bissexto

function Bissexto(Ano: Word):Boolean;

begin

Result:=False;

if Ano mod 4 =0 then begin

Result:=True;

if Ano mod 100 =0 then Result:=(Ano mod 400 = 0);

end;

end;

//Para saber a quantidade de dias entre duas datas

Dias: Word; D2,D1: TDateTime;

Dias:=Trunc(D2-D1);

Mas como falei ñ sei como usá-las... Aguardo qualquer ajuda de vcs!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade não tem muito segredo não.... basta saber qtos dias a conta está atrasada (atraves da variavel DiasAtraso) ...

var
  DataVcto, DataPgto: TDate;
  DiasAtraso: Integer;
begin
  DataVcto:= StrToDate(Edit1.Text);
  DataPgto:= Date;
  DiasAtraso:= Trunc(DataPgto - DataVcto);
  Label1.Caption:= IntToStr(DiasAtraso);

if DiasAtraso > 0 then
  begin
	//Calcula juros para conta com base na var DiasAtraso
  end
  else begin
	//Calcula conta SEM Juros, pq naum esta atrasada ...
  end;

Compartilhar este post

Link para o post

Oi, bom dia Rodrigo Miss,

Não sei como agradecer a grande ajuda q você deu... Poxa você resumiu em poucas linhas td o q eu qria... Quem sabe é outra coisa... Eu estava quebrando a kbeça pq td q pesquisei na internet sobre o assunto, precisava saber do ano bissexto, se o mês é de 30 ou 31 dias e o exemplo q você deu ñ precisa dessa qtd de funções, ele é um código pequeno e objetivo.... Vlw msm.... você está de parabéns http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

hehe... precisando estamos aew ... :rolleyes:

Axo q o interessante pra calcular juros, é saber somente o valor da conta + taxa juros + dias de ataso ....

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.