Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cesão

URLs dinâmicas

Recommended Posts

Olá amigos,

Gostaria de saber a lógica dessa programação. Como faço para que quando eu acesse www.meusite.com.br/tag/internet ele busque todo o conteúdo relativo àquela tag? Um exemplo forte disso é o wikipedia. Você nao precisa entrar na página deles e buscar conteúdo.. se você digitar wikipedia.org/wiki/Internet ele já irá mostrar a matéria relativa à "Internet".

A lógica de como ele irá fazer a busca eu sei (cada matéria é relacionada a diversas tags, e quando buscar "internet", irá buscar as matérias relacionadas à "internet"). Gostaria de saber a lógica de programação para gerar essas URLs dinâmicas.

O próprio iMasters possui isso. se você entrar na página inicial do iMasters e descer a barra de rolagem irá ver a nuvem de tags (TagsCloud) na parte da direita.. se você passar por cima das tags vai ver na barra de status que ele sempre irá linkar para o assunto diretamente:

Ex: www.imasters.com.br/tag/internet ou www.imasters.com.br/tag/google e assim por diante.

Alguém pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que irei falar é do modo grosseiro:

a busca é com uma querystring, nunca fiz isso como a url mais é lógica...

wikipedia.org/wiki/Internet

uam coisa desse tipo, você pega a URL com uma ServerVariables do ASP e converte ela e paga só o ultimo valor por uma outra função que ritira o valor depois da barra, é tipo isso

urlgeral = "wikipedia.org/wiki/Internet"
url = Right(urlgeral,Len(urlgeral) - InstrRev(urlgeral,"\"))
resposta = url

ai a variavel "resposta" volta a palavra "Internet"

ai você faz a consulta:

set rs = con.execute("select * from tabelas where campo = '"&url&"'")

para converter a sua URL para esse formato, como nunca coloquei nesse formato creio que o componente ISAPI Rewrite deve converter!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Ted K! A lógica que você me falou era mais ou menos a que eu estava pensando.. minha logica seria alterar aquela pagina de erro sabe? (pagina nao encontrada) e la tacar essa programação que você disse e redirecionar para a pagina dos resultados, mas nao daria certo pois a URL mudaria novamente e ficaria grosseira denovo.

O Leandro Senni ai postou a forma que eu estava esperando, pois o que espero dessas URLs dinamicas eh que facilite para o usuario a busca de conteudo direto pela URL (como no wikipedia) e facilite para os sites de busca indexarem minhas paginas.

Valeu Ted K e valeu Leandro Senni.

(aconselho fixar essa solução.. hoje em dia como muitos desenvolvedores ou SEOs estão fazendo isso, acho que cada vez mais pessoas vao buscar soluções como esta. aliás, já até sugeri a criação de um fórum apenas para SEO aqui no iMasters. espero que atendam ;))

Obrigado mais uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava lendo ali a matéria que o Leandro passou e percebi uma coisa.

Esta solução é para servidor apache. Alguém possui a mesma solução para servidores IIS?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.