Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

publicitando

Como vender nossos serviços?

Recommended Posts

Pessoal, já trabalhei em agência web, tenho vasta experiência com trabalho de websites, seo e webmarketing.

Atualmente trabalho com software ERP, mas tenho um projeto paralelo onde desenvolvo sites (www.solucionna.net) nas horas vagas e que se Deus quiser, um dia irá virar uma agência.

Meio meio de divulgação tem sido o boca-a-boca e google, mas não tenho tido a procura por clientes no volume que necessito.

Para poder fazer meu "micro-negócio" virar uma empresa, eu precisaria ter uma carteira de clientes que me rende-se pelo menos cerca de R$2.500,00 mensais de início para poder largar o trabalho, legalizar a Solucionna e poder trabalhar somente para ela visando crescimento da empresa, da carteira de clientes etc.

O meu maior problema para conseguir essa carteira de clientes (uns 5 que me rendam R$500 de manutenção mensal) é isso mesmo: CONSEGUIR OS CLIENTES.

Já pensei em começar a participar de feiras e eventos e nestes levar meu cartão de visitas e distribuir pelas pessoas que estiverem passeando pelos estandes.

Já pensei em anúncio pago do google mas não sei até que ponto vale apena o investimento.

Sair na rua para prospectar clientes não tenho como pois trabalho em uma empresa em horário comercial.

Como vocês fazem para vender o peixe de vocês?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Internet. Anúncio no Google e fóruns de TI.

Já não acho foruns de TI uma boa opção ...

Quem precisa de soluções, quem precisa divulgar a empresa é o empresário ... se não for ele direto, vai ser o departamento de marketing dele que vai precisa do serviço.

Em foruns de TI, em uma visão geral a maioria dos usuários são desenvolvedores e dificilmente recorrerão a um terceiro para desenvolver o trabalho, além de que creio que 95% dos empresários e pessoal de marketing não acessam sites de tecnologia.

Já pensei em banners em sites de segmentos específicos ... o que vocês acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Publicitando,

Serei sincero, você precisa estudar Marketing/Publicidade Conceitual, fora dos conceitos na web e técnicas SEO, se você pretende com os seus serviços, facilitar a integração do seu cliente(empresa, na maioria das vezes) com seu público-alvo, você precisa saber realizar isto, não adianta prestar serviços, sem nem ao menos saber implantá-los na própria Empresa, os veículos publicitários são diversos, cujos objetivos são integrar a Empresa com o cliente, são verdadeiros meios de comunicação, o investimento e o resultado varia muito dos diferentes meios publicitários, e em muitos dos casos o que é essencial é ter ciência destes veículos e saber, o que mais seria eficaz dentro de seu orçamento.

Um exemplo básico, se seu foco é WebMarketing, sair às ruas em busca de cliente não seria o meio mais eficaz, o seu veículo principal conseqüentemente teria de ser a Web.

Quaisquer dúvidas, realize-as, terei o maior prazer em ajudar, o quão for possível, principalmente neste setor.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Matheus, o que você acha?

Além da parte técnica (SEO), banners em sites de segmentos específicos pode ser uma boa?

Por exemplo, quero atingir um publico corporativo. Derrepente ter um banner no site da VOCÊ S/A pode me ligar a essas pessoas, ou quem sabe, no portal do franchising ... algo assim ...

Compartilhar este post

Link para o post

Então Matheus, o que você acha?

Além da parte técnica (SEO), banners em sites de segmentos específicos pode ser uma boa?

Por exemplo, quero atingir um publico corporativo. Derrepente ter um banner no site da VOCÊ S/A pode me ligar a essas pessoas, ou quem sabe, no portal do franchising ... algo assim ...

Oi cara, que bom ver gente entrando e ver gente saindo. Já passei exatamente por isso que você está passando agora. Isso aconteceu comigo em 1999 quando era empregada e fazia serviços de web por fora. Em 2001 já estava com minha empresa legalizada. De 2001 até ontem (2007) foram cerca de 150 projetos desenvolvidos (por mim e meu sócio), tivemos equipe, desmanchamos equipe, ficamos só eu e meu sócio de novo, depois montamos equipe de novo. Muitos altos e baixos. E agora em 2008 estamos lançando produtos próprios. Tenho algumas conclusões sobre isso que vcs estão discutindo:

1 - Realmente se você não sabe publicidade e marketing pra você mesmo, primeiro aprenda isso pra depois oferecer aos outros.

2 - Se você deseja vender sites para as empresas procure contato com elas, não gaste com foruns de desenvolvedores, os empresários "burros" não vão lá, e você não vai conseguir vender seu peixe pros seus colegas de profissão que fazem a mesma coisa que você.

3 - Defina que tipo de empresas você pretende atender. Empresários pequenos, pouco instruídos das potencialidades da Internet, costumam não dar valor a esta mídia e não enxergam mais que um site instituicional com funções de cartão de visitas. É uma canseira ficar ensinando fulado dono de empresa acessar e-mail! Mas atender esse pessoal no início também é bom. Não tenha preconceitos.

4 - Se você deseja atender um público empresarial mais esclarecido (e com maiores ambições e poder de compra), então se prepare porque a briga é feia e cuide da sua imagem, construa uma marca de respeito, um discursso que o diferencie e se posicione muito bem para acertar no alvo. você vai estar disputando espaço com gente grande que sabe fazer tudo isso.

Quer uma boa dica, comece como eu comecei, comendo pelas beradas. Faça clientes pequenos e saia fora dos malas que só te querem como um consertador de micro ou um consultor gratuito. Tente atender às empresas pequenas e oferecer soluções adequadas a elas, com preços justos. E pra chegar nesse pessoal, seria interessante você ir no SEBRAE, ir nas associações de classe (tipo associação das empresas de confecção, ou calçadista, ou imobiliária, ou...). Fazer um trabalho de divulgação onde você vai dar de cara com donos de empresas até nos corredores. Se ir lá não é possível, porque você trabalha, crie um folder e tente comprar os cadastros deles pra mandar mala direta ou algo do gênero. Cara, se vira, mas você tem que atingir o empresário, a pessoa que vai te comprar.

Talvez anunciar na própria Internet, você vai pegar muita gente especulando e não consiga atingir aquele empresário que quer entrar na net. você tem que ir atrás dele e esse pessoal valoriza demais o contato físico.

Outra coisa, muitas coisas não funcionaram comigo:

1 - anúncio na listel. É caro, trás um monte de telefonemas, mas nenhum cliente em potencial. Só consegui chateação. Listel não é a nossa mídia, deixe nela só uma marquinha da sua empresa e seus dados de contato, anúncios caros tipo página inteira, contra-capa, etc. é bobagem.

2 - anúncios em google adwords servem para divulgar seu site na web e são ótimos para vendas de produtos. São baratos e podem te posicionar bem. Mas a garantia de retorno é pequena. Pense muito no texto e nas palavras chaves dos anúncios, para tentar atingir o empresário ou diretor que busca pelos seus serviços.

3 - banners em sites (você S/A, Portal X Y Z, etc.) são em geral caros. Não compensa. E a taxa de retorno dessa mídia é muito baixa. Cuidado!

4 - participar de feiras e congressos, cara já fiz isso também, gastei um monte de grana nisso e pouca visibilidade e muita canseira. Pense comigo: empresário é um bicho ocupado, quando ele vai numa feira ele quer ver os negócios que vão ajudar no negócio dele, então se você quiser atigir um ramo de negócio (tipo criadores de gado nelore) tem que ir numa feira agropecuária, certo? Mas numa feira dessas, você pode topar com um monte de fazendeiro com a cara cheia de cachaça que num vai nem lembrar que converçou com você. Mas tava de olho no leilão de semen de gado premiado, por exemplo. Isso é uma coisa muito esquesita, você tem que ir onde os caras estão, mas tem que ser pertinente, fazer eles se lembrarem de você quando precisarem do seu serviço.

O grande lance é o BOCA A BOCA. Faz, por exemplo, um site de imobiliária na sua cidade e logo você poderá pegar outro, esses donos de empresas (de nicho) conversam muito entre si e vão falar de você com certeza. Cuide para sempre deixar sua marca no rodapé dos sites que fizer, linkando pro seu site. Isso funciona muito bem.

Outra coisa, seja eclético (variado) não construa seu nome atendendo por exemplo, somente bares e restaurantes, ou somente donos de confecções, faça de tudo um pouco para aumentar a sua captação natural de clientes.

Olha, quando a gente tá começando, qualquer dez reais gastos em publicidade que não traga resultados é um dinheirão jogado fora. Seja sovina, pão-duro, mão-de-vaca! Aposte no que é de graça. SEO marketing, BOCA a BOCA, conversar bastante, ligações para clientes em potencial, conhecer gente que tem negócio e sempre dar uma cartonada (enfiar o cartão de visitas) no cara, se expor e dizer para que veio. Enfim, ralar mesmo! E dê tempo ao tempo, a coisa não acontece da noite para o dia.

Ah! e quando você tiver os seus R$ 2.500,00 livre, dá um pé no serviço, fique integral no seu negócio, trabalhe um tempo informal pra fazer capital de giro e só então legalize a parada! Sucesso garantido, mas tem que sempre estar atualizado, SABER e SABER FAZER serão seus nome e sobrenome!

Vai fundo que o negócio é bom.

Abraços,

Cris

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com a Cristina entre partes,

Mas reforço, que você deve estudar sobre Marketing/Publicidade Conceitual, os seus meios publicitários e afins.Não adianta tentar vender um peixe sem conhecê-lo, não quero julgar seu profissionalismo de forma alguma, quando a sua questão, dos banners, também é bem relativo utilizar banners em sites de cosméticos, não lhe seria útil em nada, já em sites cujo o público-alvo são potenciais clientes para sua empresa, já seria uma possibilidade a ser pensada, mas não posso deixar de citar que a publicidade através de banners é uma das mais ineficazes práticas da internet.

Compartilhar este post

Link para o post

É pessoal, no começo é difícil mesmo...

Nessa empresa de ERP que trabalho, estou trabalhando com gestão de ti,no PMO. O lado técnico tenho "abandonado" aos poucos até pelo interesse em ser empresário no futuro. Tenho lido bastante sobre negócios, sobre planejamento estratégico, formação de preço e afins.

Continuo me atualizando na parte técnica, mas sem dúvida uns 70% menos ... procuro saber de tudo que tá rolando de linguagens mas sem me aprofundar.

Mas sem dúvida, no começo, enquanto não tiver uma equipe, irei colocar a mão na massa (código e design), até o dia que eu possa me dedicar somente à gestão do negócio.

Em termos de publicidade eu até conheço bem ... eu cheguei a fazer 1 ano de publicidade e depois mudei para análise de sistemas ... e até pelo fato de ter trabalhado na agência ... a minha dificuldade é em relação a como divulgar meu trabalho com minhas limitações de tempo e dinheiro ...

Começar sem um sócio é outra "pequena" barreira. Não conheço ninguém que tenha ambição de vida e que almejem grandes conquistas para ser meu aliado, por isso estou nessa sozinho.

Já tentei começar algo com outros 2 amigos que trabalharam comigo na agência, mas os ratos pularam fora do barco logo que perceberam que iam ter que perder horas de sono para fazer sites de madrugada...

Bom, o que importa é que eu estou aqui.

Tenho procurado desenvolver mais o meu lado "humano", negociações, também tenho lido bastante sobre vendas, empreendedorismo e irei em breve fazer um curso de oratória para melhorar minha comunicação e persuasão.

No começo é bem difícil. Ter que conciliar o sonho de ter uma empresa rentável, com pós-graduação, trabalho no horário comercial, noiva que nem sempre me compreende pelas horas de trabalho durante as madrugadas, estudar para a tese, estudar secularmente para o futuro negócio... não é fácil... tem que estar bem determinado.

Vi que o Sebrae tem o Empretec que parece ser um projeto muito interessante para quem quer embarcar no mundo dos negócios, mas as aulas são em dias de semana e tenho pós de noite.

Vou dar uma verificada nos sindicatos, realmente se conseguir colocar um banner no mural dos sindicatos pode ser uma boa.

No demais é perseverança mesmo né.

Eu agradeço pelas dicas de todos! Acho que esse tipo de tópico é muito importante.

Não adianta ter um sistema bom, que respeite as mais rígidas normas de qualidade se ele simplesmente não vende porque o público alvo nem sabe que ele existe né, então abordar esses temas voltados ao negócio, mesmo em um fórum de TI eu acho super importante, mesmo para aqueles que hoje se focam no desenvolvimento, pode ser que mais pra frente também queiram pular para o lado da gestão ou ter sua própria empresa.

Ahhh, não reparem no meu site. Estou convertendo para webstandars então erros nas próximas duas semanas serão frequentes :)

Compartilhar este post

Link para o post

publicitando,

Realmente, concordo com tudo o que fora dito acima, por você, o começo é bem difícil, no Brasil carecemos de grandes mestres, se é que assim posso dizer, esta carência, não se deve, apenas à má qualidade dos nossos profissionais, e sim, ao medo de se arriscarem, num projeto, poucos almejam fazer história, se destacar, muitos preferem a segurança de ter seu salário contado no final do mês, não estou criticando estes profissionais, no Brasil é complicado, num país desenvolvido é diferente, quando alguém patrocinaria com U$1 milhão de dólares, (aqui no Brasil), um projeto como o Google, pois é o Google começou com este um milhão, e hoje sua marca representa bilhões, enfim, minha opinião é que falta mais ambição.Eu também, tenho meus projetos, trabalho com uma Equipe, mas sem sócios, meus pensamentos possuem direções adversas à destas pessoas, das quais já possui sociedade.Se nos EUA é difícil se destacar, fazer história, no seu ramo, aqui você pode multiplicar isso por 10.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.