Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Morpheus#2005

UHD - Você sabe o que significa ?

Recommended Posts

Um novo formato de vídeo digital está sendo proposto em caráter experimental pela NHK do Japão, que se chama Ultra High Definition Video ou UHD. Esse formato de vídeo tem como principal característica uma resolução altíssima, como o próprio nome mesmo diz. Só por curiosidade, uma rápida comparação entre o formato DVD que é bem comum hoje em dia mostra, a qualidade da imagem exibida no formato UHD. Um vídeo em DVD no formato NTSC tem 720 x 480 pixels de tamanho. Já um vídeo em UHD tem 7680 x 4320 pixels, mostrando que esse formato é absurdamente melhor!

Já faz alguns dias que fui questionado sobre as características de uma HDTV, para produção de uma animação 3D nesse formato. Qual a resolução máxima? Framerate? O que é necessário para produzir animações para os novos formatos como HDTV, Digital Cinema e para o novíssimo UHD? O resultado não é muito animador, já que como você verá as resoluções são altíssimas!

Os novos formatos de vídeo digital estão divididos da seguinte forma, pelo menos os principais formatos:

DVD NTSC

DVD PAL

HDTV 720p

HDTV 1080p

Digital Cinema 2K

Digital Cinema 4K

UHD

Para essa lista estou considerando apenas formatos de vídeo digital, do tipo progressivo. Nos dois formatos de HDTV listados o “p” no final, significa que esse vídeo é progressivo (Progressive). Caso você não esteja familiarizado com o termo, existem dois tipos de vídeo que são o entrelaçado (Interlaced) e o progressivo (Progressive).

Vídeos do tipo entrelaçado são utilizados para transmissão, então quando você está assistindo a sua emissora de TV favorita, está recebendo vídeo entrelaçado. Já quando você está assistindo um filme em DVD, está vendo vídeo progressivo.

Bem, voltando ao assunto do vídeo digital, os novos formatos podem atrapalhar em muito a vida dos animadores já que um aumento significativo nas resoluções, implica em mais hardware para renderizar imagens maiores!

Então essa é a lista com as resoluções dos novos formatos de vídeo:

DVD NTSC: 720 x 480 pixels

DVD PAL: 720 x 576 pixels

HDTV 720p: 1280 x 720 pixels

HDTV 1080p: 1920 x 1080 pixels

Digital Cinema 2K: 2048 x 1080 pixels

Digital Cinema 4K: 4096 x 2160 pixels

UHD: 7680 x 4320 pixels

Veja que existem até formatos diferentes para o cinema digital. Essas resoluções tem impacto direto no tempo de produção de uma animação 3D, já que o tamanho das imagens renderizadas é diretamente proporcional aos recursos de hardware necessários para renderização e o tempo necessário para gerar essas imagens.

Créditos Allan Brito

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja tinha visto sobre UHD, é absurdamente grande e, pelo menos eu acho, hoje não é viavel, que por causa da altissima resolução os FPS concerteza devem deixar a desejar. Se não me engano vi no site da Sony um leitor de Blu-Ray custa US$999, e você vai ter 25 fps vendo filmes em BR. Acredito que esse formato vá demorar para chegar até as casas, até mesmo por que nao se sabe se vai dar certo. :)

Ata-

Compartilhar este post

Link para o post

HDDVD ja foi pras trevas, vamos ver se essa tv vai engatar.

Vi uma HDTV da SOny ontem, cara, muito boa a imagem, fique quase loco

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, uma edição simles de 10.000px x 5.000 de apenas uma imagem(equivale a um frame do video) no photoshop ja é quase inviável, eu disse QUASE, mesmo pq ja editei o dobro disso imagine uma sequencia de 30 quadros por segundo ou ate mesmo 60 por segundo?

isso tudo é para o futuro e acho certo que ja pensem em algo assim pois uma coisa puxa a outra...

Compartilhar este post

Link para o post

muito boa mesmo a resolução

é esperar para ver isso daqui a um tempo

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.