Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

klebermoura

IDE "GenTKode" gerador de codigo PHP-GTK e PYTHON-GTK

Recommended Posts

Ótimo post Kleber.

Eu lembro que quando eu começei a estudar PHPGTK não existia nada ainda do ramo.

Agora tem até IDE.. Isso é ótimo pra evolução da linguagem.

Abraços pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

xii... to perdidaço no GTK... sei que usa a linguagem PHP, fui fazer uns treco em php aqui mais não executa.. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif ^_^ :huh: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk preciso de alguma ID ?^^ onde baixo uma, esse Glade eu acho onde ?

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso que me fale onde eu baixo o Glade... enquanto a aplicação em GTK que tentei fazer, como eu to perdido nesse gtk, apenas dei alguns echos praver o que ao menos ia aparecer, mais já sei que não funciona assim rsrsrs... to perdido, mais vou dar uma lida hoje no assunto hoje... (prefiro meu php pra web, enquanto to perdido no gtk :blink: http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif <_<)

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

o Glade é apenas uma alternativa para o desenvolvimento das intefaces... o PHP-GTK pode ser inteiramente construido em codigo msm...

se você testar o GenTKode você vera q ele gera um codigo em PHP...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Cod.

É o seguinte: para construir as interfaces gráficas (windows, ou janelas e seus componentes) você pode fazer de duas formas.

Uma seria usando o Glade, que irá gerar um arquivo XML utilizado pela GTK para construir as janela. É mais sofisticado que gerar o código em PHP.

A outra seria gerar o código da interface diretamente com PHP, para isso o GenTKode é mais adequado.

Como você está começando, recomendo a você estudar a construção das janelas e componentes pra entender como funciona. Depois baixe o GenTKode, que irá te auxiliar muito nesta tarefa, economizando tempo. Após compreender bem o objeto GTKWindow, experimente o Glade, como uma alternativa ao GenTKode.

Aí você vai ter conhecimentos e prática para decidir entre usar um RAID como o GenTKode ou o Glade.

Quanto a IDE, pode ser qualquer editor de códigos ou texto mesmo.

ATENÇÃO: Os posts foram editados, por favor não usem o fórum pra discutir questões pessoais.

Este tópico foi aberto pelo nosso amigo Kleber para expor uma excelente ferramenta que ele criou. Questões que fujam a isso, devem ser postadas em um novo tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Cod.

É o seguinte: para construir as interfaces gráficas (windows, ou janelas e seus componentes) você pode fazer de duas formas.

Uma seria usando o Glade, que irá gerar um arquivo XML utilizado pela GTK para construir as janela. É mais sofisticado que gerar o código em PHP.

A outra seria gerar o código da interface diretamente com PHP, para isso o GenTKode é mais adequado.

Como você está começando, recomendo a você estudar a construção das janelas e componentes pra entender como funciona. Depois baixe o GenTKode, que irá te auxiliar muito nesta tarefa, economizando tempo. Após compreender bem o objeto GTKWindow, experimente o Glade, como uma alternativa ao GenTKode.

Aí você vai ter conhecimentos e prática para decidir entre usar um RAID como o GenTKode ou o Glade.

Quanto a IDE, pode ser qualquer editor de códigos ou texto mesmo.

ATENÇÃO: Os posts foram editados, por favor não usem o fórum pra discutir questões pessoais.

Este tópico foi aberto pelo nosso amigo Kleber para expor uma excelente ferramenta que ele criou. Questões que fujam a isso, devem ser postadas em um novo tópico.

Olá marcio,

Valeu pelo esclarecimento... tava precisando disso http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif me ajudou bastante já me clariei aqui na estrada do GTK rsrs

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, até segunda-feira 24/03/08 vou disponibilizar uma nova versão 1.03

- Opção de Salvar/Abrir um projeto;

- copiar e colar objetos c/ herança de propriedades;

- aumentar o número de propriedades e eventos dos objetos que já existem;

e talvez um novo objeto tipo "ComboBox" quem sabe ou até mesmo o PERSONAL (onde voce pode entrar com trechos de codigo, que não são necessariamente eventos dos objetos).

vcs. podem postar aqui as opinioes sobre o GenTKode.

abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, até segunda-feira 24/03/08 vou disponibilizar uma nova versão 1.03

Parabéns pelo trabalho Kleber. Estou ansioso pra baixar a nova versão.

Se depender de pessoas como você, o PHP-GTK será cada vez mais popular.

É um prazer tê-lo em nossa comunidade.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

você esta desenvolvendo o programa em q linguagem?

se for C++ eu posso ajudar no desenvolvimento... se fosse JAVA seria + facil...

jah vi uma IDE para desenvolvimento em PHP-GTK q era feita em PHP-GTK ^^ (pena q naum foi pra frente)

boa sorte no desenvolvimento...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

E se quiserem criar um site com repositório SVN, posso hostear. Quem sabe algum designer do fórum não se presta a criar uma identidade visual bonitinha?

Bom...isso se o projeto do kleber não for fechado :)

Compartilhar este post

Link para o post

klebermoura, eu quero te encher o saco com sugestões pra você desenvolver. Posso?

Você num pode deixar morrer esse projeto não, pois simplesmente NÃO EXISTE nada que preste na net. Eu tô rodando o google, sourceforge, sites sobre o php-gtk há uma semana, e não existe UM, sequer UM programa que se preste a facilitar o desenvolvimento de forma geral.

Uns ajudam a criar os formulários.. outros colorem o código php... outros salvam projetos em extensões estranhas, que só eles entendem, e por aí vai... (Se alguém conhecer um que faça isso, por favor compartilhe).

Se você inserir no seu programa o tratamento/inclusão dos eventos, ele supera 90% dos editores disponíveis.

Sugestões:

Organizador do projeto.

1-Um arquivo main.php junta os includes, requires, e um possível splash screen.

2-Cria mais 3 diretórios: funcoes, imagens, janelas

3-os arquivos contidos dentro de 'janelas' poderiam ter o mesmo nome dos contidos em 'funcoes'. Aí eles se complementariam. Você deixava o contido em 'janelas' para ser acessado somente como visual. Os arquivos contidos em 'funcoes' que tivessem nomes iguais aos de 'janelas' seriam considerados integrantes deles, e todos os eventos que eu colocasse nas janelas seriam salvos no 'funcoes'. Sabe o visual studio? Você pode acessar o formulario e os eventos dele, no entando, você só pode mudar o formulario pelo visual.. quando você pede pra ver o código ele só mostra os eventos.

4-Outra coisa importantíssima: Um botão "Run" pra testar o programa a partir do gentekod, sem ter que executar o php-gtk manualmente.

Tá bom, eu acho q eu me empolguei de mais...

Quanto à identidade visual para o site, estamos às ordens

Compartilhar este post

Link para o post

klawdyo

Infelizmente ainda não consegui terminar a nova versão, devido a falta de tempo.

Até o momento fiz apenas a opção de SALVAR/ABRIR projeto.

Talvez o PERSONAL possa vir a resolver uma parte das suas sugestões, porém ainda não tive tempo.

sobre o item 4 (botão de execução) já existe, ainda não testei no linux pois estou sem espaço no meu hd para instalar.

- faça a sua tela, click em "exibir codigo fonte" escolha entra as abas "Python" ou "Php" e pressione o botão EXECUTAR.

ele então salva um arquivo temp.php-gtk e o executa, talvez falte você. atribuir a essa extensão o "php-win.exe" que está na pasta "php-gtk"

previamente instalado.

o mesmo processo para o Python salva, arquivo temp.py e executa procurando "python.exe" previamente instalado.

Abraços.

KleberMoura

Compartilhar este post

Link para o post

Já pensou na possibilidade de uma configuraçãozinha, onde eu possa escolher se quero php o python como padrão, e, assim, eliminar o outro da minha frente?

Fica a sugestão. Vá anotando. hhehehehehe Eu, quando me empolgo, as idéias vão surgindo, e se eu não anotar eu perco tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa: Esse GenTeKod poderia ser "maximizável", e os menus (widgets) dele poderiam ser presos ao layout.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.