Murloke 0 Denunciar post Postado Março 13, 2008 Sou novo em Delphi e estou com algumas duvinas no delphi 7, se puderem me responder eu agradeço . Minha primeira duvida eh q no " OnClick " sempre quando eu coloco ponto ( . ) ou ( , ) ou ( ; ) ele da o seguinte erro : is not a valid identifier . Só q na apostila q eu estou vendo manda colocar ponto ( . ) e ponto virgula ( ; ) exemplo : ela manda eu colocar o seguinte comando = Application.Terminate; só q da o seguinte erro 'Application.Terminate;'is not a valid identifier. Será q funciona sem pontos e virgulas ?! acho q naum neh . Minha segunda duvida : Fiz tudo igual fala na apostila == >> File -> New -> DataModule (tipo especial de tela para agrupar os objetos de banco de dados). Salve a Unit da tela como UDM.pas Altere a propriedade Name para DM e salve a unit da tela como UDM. Selecione a guia ADO na paleta de componentes do Delphi e insira um componente ADOConnection (conexão com o banco de dados mdb). Insira um componente ADOTable (tabela) para cada tabela do banco de dados (para o nosso exemplo devem ser inseridos 08 ADOTable). Selecione a guia DataAccess na paleta de componentes do Delphi e insira um componente DataSource (origem dos dados) para cada tabela do banco de dados (para o nosso exemplo devem ser inseridos 08 DataSource). --Componentes da tela DataModule (DM) do sistema Altere as propriedades de cada componente conforme as tabelas a seguir: ADOConnection1 Conteúdo Significado LoginPrompt -- > False Desabilita tela de login (não pede usuário e senha) ao fazer conexão com o banco de dados. Name -- >> Conexao Nome do componente AdoConnection Só q no ConnectionString... **** Eu clico em Build, ai coloco == > Microsoft Jet 4.0 OLE DB Provider , ai clico em avançar, ai depois ele fala Selecionar o banco de dados (C:\Sistema\Programas\Banco.mdb), Só que no meu Arquivos de Programas não aparece o Banco.mdb ( não aparece em nenhum lugar do meu pc ) ! **** essa eh minha duvida ! ( Obrigado pela Atenção ) ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo Miss 1 Denunciar post Postado Março 14, 2008 Ola Murloke! Seja muito bem vindo a fórum, espero q consiga aproveitar o máximo de nossas ferramentas. Seria interessante você dá uma linda nas Regras do Fórum, qdo você tiver um tempinho ... 1º) Sua primeira dúvida é relacionada com o evento onClick dos objetos: OnClick é um evento, ele não pode receber um valor qualquer, somente pode receber uma procedure (método) que seja do tipo TNotifyEvent ... mais isso axo q naum vem a caso agora ... O que você pode fazer é colocar um botao no seu form. Selecione o botao em questao. No canto inferior esquerdo, na caixa Object Inspector, clica na aba Events. Procura pelo evento OnClick. De um duplo clique pra atribuir um valor.... dai digite: Application.Terminate;Rode o projeto e clique sobre o botao ... 2º) Vejo que ainda não tem muita pratica com Banco de Dados... "C:\Sistema\Programas\Banco.mdb", o autor da sua apostila usou pra exempliquicar. quem tem que criar o Banco.mdb (Isto é exemplo, poderia ser QualquerCoisa.mdb, e em qualquer pasta, mais é preferivel colocar na mesma pasta do seu projeto) é você.... Sugiro que de uma pesquisada na internet, sobre ACCESS pra começar .... no google você encontra muito material sobre isso, você deve aprender criar tabelas e tauz. Qualquer outra dúvida estamos aew. Forte abraço http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Murloke 0 Denunciar post Postado Março 14, 2008 Vlw cara por me Ajudar ! = ) Eu fiz oq você falo, mas depois a apostila banda coloca uns código q naum funfo == >> Dm.tab_Usuarios.Open; // abre a tabela tab_Usuarios == > ele da um erro nessa linha FrmMenuPrin.StatusBar1.Panels[2].Text := ' Usuário:' + FrmLogin.EdtApelido.Text + ' - '+ Dm.tab_UsuariosUsuDepto.AsSTring; If not (Dm.tab_Usuarios.Locate('UsuApelido', FrmLogin.EdtApelido.Text, [loPartialKey ])) or (Dm.tab_UsuariosUsuSenha.Value <> FrmLogin.EdtSenha.Text) then begin MessageDlg('Nome ou senha do usuário inválidos.'+#13+#13 + 'Se você esqueceu sua senha, consulte '+ #13 + 'o administrador do sistema', mtError, [mbOK], 0); EdtSenha.Clear; // limpa o objeto EdtSenha EdtSenha.SetFocus; //Ajusta o foco para o objeto EdtSenha end else begin FrmLogin.Hide; //Esconde a tela FrmMenuPrin.ShowModal; //chama a tela FrmMenuPrin no modo modal FrmLogin.Release; //Remove a tela da memória FrmLogin := Nil; //Atribui conteúdo nulo para a variável de tela FrmLogin end; Mas tudo bem ! Vou fazer oq você falo, vo manja de ACCESS e depois voutar pro delphi ! E como eu crio o Arquivo .mdb ??? do banco de dados la. E dechei jah la minhas resposta falando de mim ^^ Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites