Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lúcio Gomes

Sistema automático de cobrança mensal

Recommended Posts

Pessoal, estou com um problema em um sistema que fiz, mas que não ficou nada fácil de se atualizar.

Porque basicamente (com meus limitados conhecimentos, atualmente) eu fiz uma página de registro que insere os dados:

- data (digito mês e ano)

- seleciono o cliente que já esta registrado (e já carrega o valor mensal que ele tem que pagar)

Sempre no final de cada mês eu faço isso, clico em OK, e daí no painel do cliente ele vê essa cobrança com o status "PENDENTE".

Daí quando ele paga, ele marca no painel dele que realizou o pagamento, então eu faço a confirmação e se está tudo ok eu atualizo o status de PENDENTE para OK.

Basicamente é apenas isso mesmo que eu preciso, porém queria ver se não é possível deixar isso automático, pois sempre eu tenho a necessidade de ir nessa página que insere as cobranças, digitar a data, selecionar o cliente e clicar em OK. Sim, parece um processo bem simples, mas e fazer isso mais de 30 vezes, pois tenho que inserir um registro de cobrança pra cada cliente e TODO MÊS! :/

---

Então eu gostaria de saber como os melhores sistemas de cobrança fazem esse esquema, para automaticamente, exemplo, dia 25 de todo mês aparecer a tela de cobrança para pagar até o dia 10 do próximo mês?

Ou seja, 25 de março aparece (insere o registro no banco de dados automaticamente) que todos os clientes tem que pagar até o dia 10 de abril. E o que eu não tenho nem idéia de como fazer é esse registro automático, para enviar ao banco de dados a data (mês e ano) e o status pendente para cada cliente.

E daí sim seria bem mais rápido a parte restante do processo manual, que esse acho que não dá mesmo pra deixar automático, pois tenho que verificar se foi feito o pagamento e só então liberar manualmente para cada cliente o status OK.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

velho experimente alguns sistemas prontos:

whm (gosto mais deste)

modernbill

você pode customizar pra sua necessidade por uma mensalidade baixa.

Bom carinha, agradeço sua sugestão, mas eu já estou com meu sistema bem enxuto, tudo certinho, que são coisas simples mas funcionais e também tem todo esquema de que eu fazendo meu próprio sistema vou aprendendo cada vez mais, com cada novo recurso que crio ganho uma nova experiência e assim vai.

E por isso eu não queria uma solução pronta, eu gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com a lógica que eu poderia usar nesse meu sistema de cobranças, para eu de fato aprender, e não simplesmente usar.

Eu até tentei baixar um sistema pronto de cobranças (free), mas pareceu ser tão fraquinho e quando analisei, nem inseria data no banco de dados, era bem manual também, e não me ajudou em muita coisa.

Por isso se alguém puder me ajudar, agradeço. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal alguém tem alguma sugestão de como eu posso automatizar o sistema, fazendo com que ele insira no banco de dados os registros de forma automática de acordo com a data informada para cobrança?

A última coisa que fiz após buscar várias soluções pela internet foi algo como:

If datacobranca >= now() Then

insere registro para o ID do usuário

Já facilitou um pouco (assim não preciso digitar as informações), mas continua trabalhoso, pois toda vez tenho que executar essa página, algo do tipo:

www.meusite.com.br/restrito/executa_cobranca.asp?usuario_id=1

www.meusite.com.br/restrito/executa_cobranca.asp?usuario_id=2

[...]

www.meusite.com.br/restrito/executa_cobranca.asp?usuario_id=53

Entendem, tenho que executar um por um dos links, e essa tarefa que acho que daria para ser automática.

Compartilhar este post

Link para o post

Oq você pode fazer é fazer um "While", ou um "FOR" com as informações puxadas do bd... e para rodar a página automaticamente, crie uma tarefa no "Tarefas Agendadas" do windows no Servidor... assim você automatiza TODO o trabalho...

Tipo... você cria uma tarefa para que todo dia ele rode a sua página...

Ai a sua página faz um select no BD e verifica as datas que são iguais a Hoje (Date())..

Ai você cria um "While NOT Rs.EOF".. e dentro dele você coloca

If datacobranca >= date() Then
'aki vai o código que faz o cadastro da cobrança

Ai é só ir mudando o ID do cliente com o Rs.MoveNext e pronto.... tudo automatico...

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Lúcio,

poste o esquema do seu banco de dados para podermos ajudar-lhe melhor.

O que o amigo Darkdemo falou esta correto, porém precisamos verificar como ficaria no seu esquema de banco de dados.

Abraços,

Léo

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, quanto aos "esquemas" do banco de dados, não precisam se preocupar, pois o que tem de importante eu já postei logo no primeiro tópico (é bem simples mesmo) e qualquer adaptação que precisar eu posso fazer.

Darkdemo, sem dúvida você deu uma idéia bem interessante, mas não teria como fazer isso apenas pensando em um servidor web e não local?

Por exemplo, um sistema comum de cobranças online, como eles fazem pra realizar essa verificação constante? Será que não há nenhum exemplo de sistemas desse tipo que você possa me indicar para eu dar uma estudada? Pode ser em outras linguagens também como o PHP, daí eu dou uma estudada na lógica e passo pra ASP.

Pq de fato, essa solução que você me passou é muito boa, mas uma dúvida que eu tenho é se eu posso insirir as informação no meu banco de dados on-line através de um aplicativo local?

E mesmo assim, se outra pessoal for gerenciar as finanças teria que configurar em seu pc o servidor local, pegar os códigos do sistema pra inserir essa tarefa e executar a página automat. e no caso o ideal mesmo seria que on-line já executasse isso. Será que não tem essa opção de agendar tarefas ou algo do tipo pra executar a página automaticamente?

Compartilhar este post

Link para o post

Então gente, ninguém tem mais sugestões de como eu posso automatizar esse sistema de cobranças (online)?

Alguém conhece algum sistema pronto de cobrança automática online que apresente uma boa lógica que eu possa entender e com base nisso automatizar meu sistema?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.