Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RUY

Muçarela

Recommended Posts

Você acredita que está correta a grafia MUÇARELA?

Pois é.

Aconteceu em um jornal aqui em BH uma manchete tipo "Aprendido 200 quilos de muçarela contaminadas". Eu li e achei estranho. No outro dia choveu carta para a redação do jornal falando do "equívoco".

Passada essa chuva de cartas, no dia posterior, o jornal mostrou que essa grafia está correta e indicada pelo Houaisis (é assim que escreve?) e até mesmo pelo Aurélio.

Outra forma seria mozarela.

Eles deram outro exemplo, Pizza. Indicando que podemos escrever perfeitamente Piça.

Mas que fica feio, fica.

É uma forma de aportuguesar as palavras estrangeiras.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

(...) no dia posterior, o jornal mostrou que essa grafia está correta e indicada pelo Houaisis (é assim que escreve?) e até mesmo pelo Aurélio.

Outra forma seria mozarela.

Complementando, http://www.soniltoncampos.com/ajuda_visualizar.asp?id=36

Abç.

Obs. fica estranho mesmo, não é legal pedir uma piça. xD

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade o exemplo foi como no seu link, "piteça" e não como escrevi "piça".

Compartilhar este post

Link para o post

A mussarela (em italiano mozzarella) é uma variedade de queijo de origem italiana (comuna de Aversa) e, assim como o queijo prato, diferencia-se de outros queijos por ser um queijo filado.

Embora a origem da palavra seja italiana, conforme o local onde é fabricado, tem nomenclatura diferenciada. No Brasil, embora seja popularmente grafado como mussarela, encontra-se dicionarizado como "muçarela" (Houaiss, Michaelis) ou "mozarela", existindo, entretanto, divergências entre os acadêmicos e os dicionaristas acerca da sua correta grafia em língua portuguesa. Nos Estados Unidos da América este queijo é conhecido simplesmente como pizza cheese.

Originalmente era produzido apenas a partir de leite de búfala, mas atualmente, por ser muito utilizado na culinária mundial, também é produzido a partir do leite de vaca.

No Brasil, onde este queijo é largamente consumido, a sua técnica de fabricação é diferenciada, o que acarreta em variações em sua composição. Por ser geralmente fabricado com leite cru, isso o impede de ser padronizado no país.

No entanto é melhor usar a grafia mussarela ou então se for usar a outra grafia melhor citar a fonte, ou fazer um adendo explicando no rodapé!

o cara que colocou muçarela no dicionário, tinha que comer piça todo dia.

se fossem aportuguesar pizza, teria que ser assim: pítissa.

Compartilhar este post

Link para o post

sempre foi com ss.

se querem aportuguesar, não não se perca a fonética, taca um X

moxarela.

Compartilhar este post

Link para o post

É esquisito, mas se não me engano, por uma convenção entre jornais e a mídia em geral, darão sempre preferência à forma aportuguesada.

Dose vai ser aguentar uma manchete que tenha a palavra piteça.

Faço muitos panfletos para pizzaria (ou piteçaria) aqui na gráfica e estou até pensando em rever se continuo usando o mussarela ou muçarela.

De repente é uma boa idéia, coloco meu telefone pequeninho no rodapé do panfleto. O cara que ler e achar estranho vai me ligar, atraindo assim, mais clientes.

Mas por outro lado, nem liga, vai achar que sou um burro e que nem compensa fazer serviço (muito menos ligar) para um incopetente que escreve o tal queijo com "ç".

Em tempo:

No wikipedia consta o muçarela.

Compartilhar este post

Link para o post

a segunda opção é a mais provável, o cara vai te achar um analfabeto se você escrever com Ç.

eu não como piça o pitiça, ainda mais se tiver muçarela.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou escanear o Houaiss e imprimir junto ao panfleto.

Compartilhar este post

Link para o post

isso que a gente estava falando de um simples queijinho.

Ontem conversando com uns colegas me passou pelo seguinte.

Imagina o cara que gosta de carro, carro bonito, carro VELOZ, carro com charme, etc....

E gasta mais de 500 mil dólares para comprar um. A final é sinal de status você possuir um MAZZERATTI,

já quanto a ter um macerate é outros assuntos.....

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.