Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

InSoNiA

Qual banco de dados

Recommended Posts

Olá pessoal como vão todos.

Sou desenvolvedor Web já a alguns anos, porém sou iniciante em banco de dados. Estou com uma dúvida muito cruel e preciso de auxilio do pessoal mais experiente em bancos de dados. Trabalho em ambiente Linux com PHP e MySQL.

Estou desenvolvendo um portal que terá milhões de registros, até ai pelo que entendo o MySQL aguenta (embora eru não saiba em números exatos qto registros ele suporta), agora minha preocupação é com o número de conexões aberta simultaneas, pois o número de conexões será bem alto, na casa dos milhões de acessos simultaneos. Gostaria de saber se alquem sabe em números quantas conexões abertas ele suporta. Outra coisa seria se devo ou não utilizar o MySQL como banco ou deveria usar um banco mais robusto como SQL ou PostgreeSQL (apesar de não ter experiência) me coloco a aprender vendo o não tenho como fugir.

Espero que não julguem o fato de estar dentro do canal MySQL, pois só decidi coloca-lo aqui para que os profissionais mais experientes nesse banco possam expor suas experiências, mesmo que negativas, pois já sabemso que o MySQL é um absurdo em qualidade, porém sabemos que temos bancos mais robustos no mercado (embora sejam na maioria pagos).

Desde já agradeço a atenção e colaboração.

InSoNiA

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá insonia

poderia confirmar essa afirmação ?

tem certeza disso ?

pois o número de conexões será bem alto, na casa dos milhões de acessos simultaneos.

quanto ao volume de dados não tem problema.

Quanto às conexões dependerá do equipamento, hardware do servidor e capacidade de transferência de dados.

quanto à performance do banco de dados, dependerá da estrutura que você construirá para os dados serem armazenados.

se precisar fazer consultas intrínsecas entre tabelas distintas inter-relacionadas ou correlacionadas você precisará trabalhar com triggers, procedures, etc. e para isso terá que utilizar um servidor de banco de dados que ofereça confiança na abstração de dados.

O MySQL supre essas necessidades. Consulte a página oficial dos desenvolvedores e veja os features da versão licensiada.

www.mysql.com

Aconselho que conheça também outros servidores de bancos de dados como o Oracle e o Microsoft SQL Server

Compartilhar este post

Link para o post

Olá hinom muito obrigado pela ajuda, achei no forum que o MySQL não tem limite e que cada tabela é um arquivo idependente e dessa forma o tamanho é limitado pelo sistema e não pelo DB.

Sobre o hardware, vou começar com um compartilhado, assim que haver necessidade migro para um dedicado.

Uma outro dúvida é: Existe como se eu tenho um banco MySQL, fazer uma migração de todos os DADOS para um BD SQL Server?

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Uma outro dúvida é: Existe como se eu tenho um banco MySQL, fazer uma migração de todos os DADOS para um BD SQL Server?

sim

Compartilhar este post

Link para o post

Olá hinom, andei pesquisando por ai, lendo algo aqui e ali. E decidi, vou de MySQL mesmo, me me aperfeiçoar com o objetivo de fazer um sistema bem estruturado e inteligente da melhor forma, além disso se for o caso pego um servidor dedicado p4DC 1GB de RAM, 1000 GB de trafego e link de 100 MBPS.

Muito obrigado pela ajuda. Estou mais confiante em trabalhar com o MySQL neste projeto.

InSoNiA

Compartilhar este post

Link para o post

Para terminar, o Postgre e o M$SQL nao sao mais robustos q o MySQL apenas Oracle e BD2 sao, o Postgre é pior e o M$SQL eh quase do mesmo nivel

Compartilhar este post

Link para o post

Para terminar, o Postgre e o M$SQL nao sao mais robustos q o MySQL apenas Oracle e BD2 sao, o Postgre é pior e o M$SQL eh quase do mesmo nivel

discordo quanto ao MSSQL SERVER.

o POSTGRESQL sim é horrível. está muito defasado e poucos desenvolvedores possuem interesse nele. Provavelmente será extinto.

o MSSQL SERVER, até a versão 2005 era muito ruim, porém a versão atual e estável '2005' está no mesmo nível do Oracle 10g. E já disponível a versao 8 beta. Mas pessoalmente achei melhor que o Oracle.

Compartilhar este post

Link para o post

realmente o M$SQL em si eh bom, o problema dele eh a plataforma.

MySQL você pode por no Linux enquanto o M$SQL tem o problema de ter q rodar no Windows entao $$$ de hardware acaba virando $$$ de licensa e que impactua no desempenho final do banco.

por isso q eu disse q pra mim o M$SQL acaba ficando um pouco atras do MySQL

Fora isso o MySQL foi comprado pela Sun recentemente entao acredito eu q ele deve dar uma boa alavancada a fim de deixar mto pra tras os bancos "medios" e tentar começar a correr junto com os mamutes (Oracle e compania)

Opniao pessoal eh claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos, muito bom saber que o Postgree é pior que o MySQL, pois por um minuto pensei em pesquisar sobre ele, bom que nem perdi meu tempo, e fiquei mais feliz ainda em saber que o MySQL se compara a bancos como SQL Server.

Acessei o site www.mysqlbrasil.com.br e peguei algumas informações de lá, inclusive pelo que li e compreendi o melhor tipo de ENGINE para meu projeto seria o InnoDB vocês concordam?

Até mais e obrigados pelas dicas, concordancias e diveregências isso é sempre muito bom.

InSoNiA

Compartilhar este post

Link para o post

Fora isso o MySQL foi comprado pela Sun recentemente entao acredito eu q ele deve dar uma boa alavancada a fim de deixar mto pra tras os bancos "medios" e tentar começar a correr junto com os mamutes (Oracle e compania)

é minha opinião também.

prefiro MySQL

...ENGINE para meu projeto seria o InnoDB vocês concordam?

o tipo antigo é o MYISAM que não é mais usado desde a estabilização do InnoDB

Compartilhar este post

Link para o post

MYISAM é mais rapido, e nao tem integridade transacional, se você trabalha com tabelas de 5 milhoes de registros ou mais com frequencia ate vale a pena pensar no caso

Compartilhar este post

Link para o post

apenas uma ressalva.

não posso dizer que PostGreSQL é ruim e que ninguem deve usar.

É uma opinião pessoal. Eu não gosto por ser arcaico e por existir opções melhores e tão ou mais eficientes quanto o próprio.

Compartilhar este post

Link para o post

não posso dizer que PostGreSQL é ruim e que ninguem deve usar.

Olá pessoal,

Não é pra colocar fogo na coisa, mas, não devemos olhar a "tecnologia" pelo ângulo do "ESSE É O MELHOR". Certa vez escutei o PAPA do MySQL no Brasil, "Éber Duarte", dizer que não existe isso de "esse ou aquele ser melhor", mas existe aquele SGBD que é mais adequado ao seu projeto, aquele SGDB que mais se adequa à sua necessidade, pois, são vários os recursos. Problemas todos têm, basta saber de seus objetivos, conhecer de bancos de dados relacionais e montar seu projeto (não adianta martelar!!!!).

Bom, MyISAM não possui "Integridade Referencial" e não dá também suporte à "Transações", o que possibilita ter um ambiente mais rápido para leitura e mais lento para escrita, pois cada comando, sabe-se que é uma transação explícita (autocommit=0) ou implícita (autocommit=1), tendo este engine bloqueio em nível de tabela (cada comando que chega ao parser e é executado, toda a tabela é travada!)... vale ressaltar que para ambinetes que não necessitam de transações, ainda é largamente utilizado, pois o MARIA anida não caiu na moda. O principal problema do MyISAM é justamente o que o MARIA tem de melhor, o auto-recovery que é a recuperação após uma falha, veja isso http://imasters.com.br/artigo/7913/mys...ngine_do_mysql/ .

O InnoDB lhe provê um ambiente mais robusto, com vários logs (undo e redo) e tablespace, o que provê também mais segurança. Integridade Referencial, Transáções, e muito mais, o InnoDB é mais lento, bom para ambientes que com muitas escritas e menos leituras, com a vantagem de se ter bloqueio em nível de linha (somente a linha que se está alterando ou inserindo é travada, o InnoDB possui multi-versioning!). Mais informações sobre InnoDB, acesse: http://imasters.com.br/artigo/8065/ban...aracteristicas/

Que o MySQL ganhará muito mais campo, estando agora sobre as "mãos" da Sun, isso é indiscutível.

Forte abraço aos amigos!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.