Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Silas Martins

[Resolvido] Introdução ao C#

Recommended Posts

O C# (C Sharp) é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft que é completamente suportada pela plataforma .NET Framework, abrange o poder e a versatilidade do Visual Basic, a força e a criatividade do C++ e a inteligência do Javascript para validações. Além disso, por ser derivado de C++ e C e por possuir uma grande semelhança com a linguagem de programação Java, permitindo que desenvolvedores destas linguagens pudessem se adaptar com facilidade ao C#. Segundo HADDAD (2004) o impacto do C# no mercado será tão grande que muitas ferramentas e plataformas deixaram de existir e que, de acordo com a Microsoft, a linguagem oficial agora é o C#.

Vantagens e desvantagens do C#

 

O C# possuiu grandes vantagens, uma delas é a possibilidade de maior interatividade com os internautas, que passam a poder postar informações a qualquer momento, com o C# controlando o envio e recebimento de dados, principalmente a partir da mesma pagina. Uma outra vantagem na utilização de C# é programação orientada a objeto, não possíveis em C e em Visual Basic. Segundo HADDAD (2004) este seria um dos melhores recursos oferecido por esta linguagem, visto que os códigos podem ser utilizados facilmente, pois existem heranças poliformismo e encapsulamento. Um outro tão esperado recurso oferecido pelo C# é o recurso de programação orientado a evento, que significaria não ter de programar linhas em Javascript para disparar os poucos eventos existentes em alguns controles. Novos eventos de página e controles foram criados visando facilitar a programação.

 

Uma outra vantagem é o recurso do ambiente Windows. No C# o desenvolvimento é muito semelhante com aplicações deskop, utilizando recursos do ambiente Windows. Assim, alguns dos controles que somente eram encontrados em componentes são agora nativos. Outros aspectos vantajosos no C#, é que toda Data Definition Language (DLL) ou componente não precisa mais ser registrado, extingue-se o papel do registry e com os novos controles validator, torna-se mais fácil consistir e validar dados na web, bastando apenas invocar o componente, estabelecer a propriedade e vincular a algum controle. Além disso, tratar erros também se tornou muito fácil , por meio do Execption, o próprio C# identifica e trata o erro.

 

Em síntese, a linguagem de programação C# disponibiliza os seguintes aspectos:

 

* Maior interatividade com os internautas;

* Possui recurso de programação orientada a objeto;

* Uso de evento nos controles;

* Desenvolvimento em ambiente Windows;

* Não precisa registrar componentes;

* Possui fácil validação de dados; e

* Fácil tratamento de erros.

 

No entanto, uma das desvantagens da utilização da linguagem de programação C# é a necessidade, em alguns casos, dos programas e componentes antigos devem ser reescritos. Muitos dos componentes antigos que funcionam perfeitamente podem ser utilizados no C#, contudo não é recomendável. A melhor opção, segundo HADDAD (2004), é reescrever o código com os recursos do C#, tornando-o mais compatível com a nova plataforma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.