Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabyo

Enquente Zend

Zend Framework  

39 votos

1. 1. Você não usa Framework Zend, por que?

• Falta uma documentação boa em portugues
      7
    • Não conheço, ou nunca quiz testar
      6
    • Não tenho conhecimentos suficientes para entender melhor o Zend
      5
    • Acho que ele não faz falta ou não é necessario
      3
    • Falta exemplos praticos e tutoriais
      13

Recommended Posts

Pessoal resolvi criar essa enquete para sentir como esta a programação em PHP aqui do forum, eu precisava saber se muita gente usa o framework Zend, e se alguns nao usam porque ainda não conseguiram entender como ele funciona

em fim, se o resultado dessa enquete for satisfatorio eu vou começar a criar tutoriais, e postar exemplos sobre o Zend, caso perceba que não aja muito interesse entao nem farei nada.

agradeço quem poder opniar. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, parebéns pela iniciativa!

"Acho que ele não faz falta ou não é necessario".

Existem muitos frameworks para PHP e é impossível falar de um sem levar os outros em consideração. Eu já tentei fazer alguma coisa com Cake, Zend, Symfony (Frankstein(Creole+Propel+Mojavi)) e Prado. O Zend é bom, completo, confiável, tem boa documentção e a responsável pelo PHP por traz, mas é muito difícil de usar, não tem gerador de código(RAD), e precisa do PDO (uma dependencia incoveniente). O framework que eu gostei mais foi o Prado e fui aprender, mas na versão 3 os caras mudaram tudo e eu fiquei sem vontade de 'reaprender'. Depois dessa eu prefiro usar o framework 'Na Unha' utilizando o pattern Adapter para tentar integrar algumas classes de terceiros (inclusive partes do Zend e outros frameworks).

Espero que PHP tenha num futuro proximo um framework tão bom quanto Rails.

Compartilhar este post

Link para o post

Só 2 coisas o Zend tbm conecta sem precisar o PDO, pode se usar o Mysqli

mas porque voce acha o PDO incoveniente ?

PDO é um dos melhores meios de conexao e manipulação de banco de dados que o PHP ja criou, e ainda tem a vantagem de conectar em varios bancos de dados, vejo muita gente se matando pra criar uma classe de conexao sendo se o PHP ja vem tudo pronto, usando o PDO ou Mysqli.

mas beleza sobre seu comentario, fica registrado sua opniao sobre o Zend.

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o Zend Framework é uma boa solução quando se trata de padrões, pelo que andei estudando parece ter uma boa documentação, que

está em inglês, (deve ter partes dessa documentação em português), é totalmente em OOP, trabalha com MVC.

Pode parecer difícil usa lo, por falta de conhecimento do mesmo ou falta de exemplos práticos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Fabyo...bom nem votei pois uso Zend e recomendo seja pra quem for. Além de seguir o padrão MVC de uma maneira simples e prática, é confiavel pois o proprio nome diz tudo ZEND. E é mais produtivo utilizar Zend do que qualquer outro framework....poderiamos fazer umas aulas de Zend aqui no forum seria bem legal.

Compartilhar este post

Link para o post

A documentação do Zend apesar de ser em inglês, é boa mas se você tiver exemplos de como utiliza-los se torna mais facil o aprendizado.

Alguns podem não ter um bom conhecimento em ingles o que os leva a fugir desses tipo de framework.

Por ser um framework que esta em alta no conceito de varios programadores e entre outras coisas, muitos querem aprender a usa-lo,

Falo por mim, estou usando o cakePHP, apesar de ler a documentação e ver algumas coisas por ai, só consegui mesmo entende-lo apos um video tutorial.

Assim como o cakePHP possui um portal em português acho que o zend tbm poderia ter.

Pra uma aplicação basica qq um consegue fazer um sistema de insert, select e delet, mas o problema é quando se quer fazer algo mais avançado, por exemplo toda uma parte de gerenciamento de conteudo, onde inclui envio de emails, upload de fotos, ai não temos onde recorrer e temos que ficar fuçando, quebrando a cabeça e muitas vezes desistindo do projeto usando Zend, que ja aconteceu comigo.

Achei ótima a iniciativa do Fabyo, afinal ele tem experiencia e conhecimento do mesmo.

Quem sabe Fabyo , você poderia ser o representante do Zend framework aqui no brasil, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Só 2 coisas o Zend tbm conecta sem precisar o PDO, pode se usar o Mysqli

mas porque voce acha o PDO incoveniente ?

Eu não quiz dizer que o PDO é incoveniente, mas sim depender dele, pois se você só tem uma opção para conexão você fica sem flexibilidade, ainda mais que o PDO não vem habilitado no PHP como default, precisa-se alterar o php.ini e quem usa provedor de hospedagem não tem aceso a isso. Mas ja que se pode usar também a extensão mysqli, ótimo! São 2 opções de conexão! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Bem Fabyo, ótima enquete, creio eu que faltam mais exemplos e tutoriais práticos, como tem ali na enquete :)

eu também não conheço muito bem o Framework...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal Fabyo, não conhecia o http://zendframework.ribafs.net/.

O que acho que fica faltando é a interação do pessoal nessas comunidades, por exemplo esla são criadas mas não há movimentação nos topicos.

Da a impressão de você entrar naquelas casas abandonadas, sabe. Umas teias de aranha enroscando o pointer do mouse.

Principalmente o forum do zfbrasil, acho que poderia haver uma divulgação melhor e maior movimentação.

Mas legal, vamos nessa, assim que estiver usando o zend gostaria muito de participar dessas comus e poder ajudar...

vale lembrar tbm a comunidade no orkut Zend Framework Brasil

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente iniciativa Fabyo.

Eu votei na opção: "Falta uma boa documentação em Portugues", infelizmente meu ingles ainda não é tão bom quanto eu gostaria que fosse, o que me faz penar um pouco com documentação de softwares em ingles, mas eu já faço meus testes e desenvolvo projetos pra aprender o Zend Framework, to gostando muito dele, apesar de sempre surgir pequenas duvidas.

Agora, o verdadeiro motivo que eu não uso e implemento mais o Zend Framework é que aqui na empresa o nosso servidor é em PHP 4 (vergonhoso, mas ta complicado mudar todas as aplicações).

Compartilhar este post

Link para o post

Zend Framework

ja ouvi muitas recomendações sobre tal IDE

mas nunca usei, vo instalar, fazer uns testes depois eu volto a postar

Compartilhar este post

Link para o post

Fabyo que você acha do pessoal postar algumas aplicações que fizeram, acho que isso podera ajudar novos usuarios.

Troca de experiencias são muito boas.

Estou prestes a montar um portal e estou pensando em usar o Zend. depois de feito irei posta-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fabyo, parabéns pela sua proposta/idéia.

Como sempre querendo ajudar os usuários do Fórum...

Será que voce poderia dizer alguma das particularidades desse framework? O que ele ele tem de diferencial? O que ele proporciona de bom?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Ghean acho interessante, o pessoal que trabalha com Zend postar suas ideias, seus scripts para ajudar o pessoal iniciante

e duvidas tbm, se o pessoal que quer trabalhar com Zend postar as duvidas fica mais facil eles aprenderem a trabalhar com Zend

bruno6652

as vantagens são inumeras, por exemplo:

* Codigo padronizado,

* MVC

* Templates

* URL Amigavel

* Segurança

* Facil Manutenção

* Scripts Profissionais

* Sistemas inteligentes

* Funções Praticas

isso é só o basico, mas outras coisas que sao tao simples fazer com Zend, que você vai percebendo a vantagem de usa-lo

por exemplo hoje, para voce fazer um site com area restrita, e proteger as paginas, basicamente voce cria um sistema de login, valida o usuario grava um cookie ou session, e nas paginas seguinte voce verifica se a session ou cookie existe para permitir ou nao o acesso do usuario naquela pagina, e pra facilitar em vez de ficar copiando em todas as paginas a validação do login, voce cria um arquivo e coloca essa validação nesse arquivo, e nas paginas que voce quer proteger

voce simplesmente inclui esse arquivo.

e se voce tem 200 paginas?, tera que incluir em todas elas

certo?

com Zend basta incluir um plugin e pronto todas as paginas estao protegidas, e bastou 1 linha de codigo e pronto todas as paginas estao protegidas por login, e se o cara logar elas sera acessadas normalmente pelo usuario.

outro exemplo vamos supor que voce cria umas paginas de header e footer, para voce nao precisar ficar reescrevendo codigos, dai todas as outras paginas voce inclui o cabeçalho e rodapé +- assim:

index.php

<?php require_once "header.php";?>

Conteudo do index

<?php require_once "footer.php"; ?>

pagina2.php

<?php require_once "header.php";?>

Conteudo da pagina2

<?php require_once "footer.php"; ?>

certo?

com Zend, simplemente nao preciso me preocupar com isso eu defino o header e footer, e todas as paginas que eu acessar automaticamente elas serao incluidas o header e footer, e tudo configuravel.

bom com o tempo e com exemplos o pessoal vai conseguindo enxergar as vantagens.

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal eu to afim de fazer alguns teste no zend

mas nao to conseguindo instalalo

talvez aqui nao seja a melhor opçao.

como faço para instalar ele no fedora core 6

nao consegui documentaçao necessaria

obrigado, e me descupem

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.