Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Francke

queria saber como funcionam

Recommended Posts

Olá pessoal,

bom sou novo muito novo em Asp e em programação. com isso tenho muitas duvidas e uma delas é sobre Function() End Function, bom gostaria de saber se alguem poderia me ajudar, explicando como funciona e dando exemplos simples,mediano e avançados para que eu possa entender como isso funciona, pois já estou com raiva pois

a maioria de minhas aplicações eu só uso if e queria evoluir e por isso que estou aqui, estou precisando de ajuda para enteder e progredir ! se souberem tambem como funciona e puderem me ensinar e fazer o mesmo que pedi para function mas para SUb eu agradeço...

[]s Francke Silva

www.Canaleficaz.com.br

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma Function é uma sequencia de comandos que retorna dados ao seu Script, uma Sub não retorna dados, ela executa uma sequencia de comandos e só!

Um exemplo simples de Function:

Function Multiplicar (a,B)

Multiplicar=(a*B)

End Function

Uma Sub pode ser usada para abrir uma conexão ao BD.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço muito a sua explicação mas teria como você me explicar com mais detalhes? :-)

* Outra coisa como eu imprimo esse function em uma página .asp ?

Teria como me explicar e me enviar exemplos de function para que eu possa entender e me familiarizar com function !

aguardo resposta....

[]´s Francke

Compartilhar este post

Link para o post

Para utilizar (e imprimir na tela ao mesmo tempo) você faria:

Function Multiplicar (a,B)
Multiplicar=(a*B)
End Function
Valor=5
Multi=2
Response.Write(Multiplicar(Valor,Multi))

Um exemplo de Sub:

sub Envia_Email(strFrom,strTo,strSubject,strBody) ' Usa o CDONTs para enviar o e-mail
dim mail
set mail=Server.CreateObject("CDONTS.NewMail")
Mail.BodyFormat = 0
mail.From=strFrom
mail.To=strTo
mail.Subject=strSubject
mail.Body=strBody
mail.Send
set mail=nothing
end sub

Essa Sub foi criada para enviar emails, nela você deve informar:

• strFrom = Email do Remetente
  • StrTo = Email do Destinatário
  • strSubject = Titulo da Mensagem
  • strBody = Corpo do email

E seria chamada assim:

Envia_Email "Seu_Email","Email","Titulo","MSG_Email"

Compartilhar este post

Link para o post
acho q sub nao retorna nada......

Sub realmente não retorna nada, como já havia escrito na minha 1ª resposta!

Compartilhar este post

Link para o post

humm show...

não sei se eu irei falar uma besteira mas.. existe alguma apostila voltada somente para function?

até aquele exemplo tudo bem mas se não me engano function pode fazer mais do que multiplicar e somar dois numeros correto?

se não for pedir de mais teria como me dar mais explicações sobre function!! estou querendo colocar em minha cabeça como ele funciona, sei que já devo esta pentelhando mas é para uma boa causa!!

;-)

muito obrigado pela sua pacienca!!

:)

[]´s Francke

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia..amigo, use Funcion, sempre que você precise executar alguns comandos, visando o resultado deles.por exemplo, você usa a data, no seu sistema.aí você faz:Function Data() dia = day(now) mes = month(now) ano = year(now) Data = CStr(dia) + "/" + CStr(mes) + "/" + CStr(ano)End Functionaí, toda vez que você quiser ver a data atual (que sera feita pela fução), você apenas chama a função, e ela retornará a data, assim:response.write Data()e se for dentro de um HTML, você coloca: <%=Data%> veja que tem o sinal de "=" ali.. isso faz mostrar a função..vale lembrar, que numa função, você SEMPRE deverá retornar um valor.. independente do tipo, mas deve retornar. Então, no caso a função Data(), Data é o nome dela, certo? então, um pouco antes do End Function, você deve especificar o que a função retornará, colocando o nome dela de novo, mas recebendo algum valor..que no caso é: Data = CStr(dia) + "/" + CStr(mes) + "/" + CStr(ano)isso ae..sobre funções, é basicamente isso..tente criar alguma, para treinar, pois, depois que você conseguir fazer uma, para as outras é um abraço!Valeu,. e ate mais

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tentei usar o Sub, porém na linha que esta chamando ele da o seguinte erro:

Não é possível usar parênteses ao chamar um Sub

/helpdesk_asp/usuarios_sistema/metodos.asp, line 32, column 91

cadastra(txt_username,txt_userlogin,txt_password,ckbox_permitir_alteracao,sel_ni

vel_acesso)

Segue o codigo abaixo:

Sub cadastra(txt_username,txt_userlogin,txt_password,ckbox_permitir_alteracao,sel_nivel_acesso)  SQL_query = "INSERT INTO usuarios_sist (CD_USUARIO, NM_USUARIO, NM_LOGIN, SENHA, OP_ALTERACAO, NV_ACESSO) VALUES (NULL, '"&txt_username&"', '"&txt_userlogin&"', '"&txt_password&"', '"&ckbox_permitir_alteracao&"', '"&sel_nivel_acesso&"')"  Set dados = Conex.Execute(SQL_query)  Response.Redirect("index.asp?cadastrado=true")end Subcadastra(txt_username,txt_userlogin,txt_password,ckbox_permitir_alteracao,sel_nivel_acesso)

Alguem sabe me dizer o que contece ?

Compartilhar este post

Link para o post

Para chamar a Sub não se usa (), pode fazer direto:

cadastra txt_username,txt_userlogin,txt_password,ckbox_permitir_alteracao,sel_nivel_acess

o

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.