Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

leobhxp

Como criar "templates"

Recommended Posts

Ola pessoal, td baum?

seguinte eu to com uma duvida, fiz um sisteminha aqui em php e talz e implementei ele num layout que tinha de modelo, o problema é que o sisteminha deu em torno de uns 16 arquivos, o meu problema é o seguinte eu por exemplo quero mudar a fonte etc, ou seja CSS, mas não quero ter o trabalho de mudar em todas as paginas uma por uma, principalmente toda hora eu vejo uma mudança que tenho que fazer por exemplo nos menus etc, ai tem q fazer pagina por pagina, acredito que tenha um metodo muito mais simples para que eu mude somente o layout e ele aplica em todas as paginas e meu codigo em php fica somente na pagina msm sabe??

só pra tentar ilustrar um pouco todas as minhas paginas tem este padrao

[codigo html/css/javascritp]

...

[meu sisteminha em php]

...

[utimos codigos em html - fim]

Todas as paginas sao iguais com exceção do meu codigo em php, o resto é igual!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, para te ajudar, na verdade sua dúvida é de CSS e PHP.

Algumas dicas para você ter facilidade na hora de alterar seu conteúdo e design:

- use include para áreas comuns. Por exemplo, se for um menu que irá usar em várias páginas, deixe ele em uma página separada e use include para puxá-la nas outras páginas. Assim, você alterará apenas um arquivo, e não vários.

- use CSS externo. É a mesma coisa que include, mas para CSS. coloque todo ser CSS num arquivo de extensão .css e daí você inclui esse CSS nas suas paginas.

- para caracteristicas iguais, use classes iguais. se todos os seus menus laterais (por exemplo) possuem fundo vermelho e quando passa o mouse muda para azul, crie uma classe soh e aplique a mesma em todos os menus.

Essas são apenas algumas dicas de como facilitar bem a manutenção de suas páginas.

Compartilhar este post

Link para o post

brigadao pela atenção amas ainda tenhu algumas duvidas se voce ou alguem puder me ajudar, seguinte

como q eu vou fazer isso??

seria tipo

<?php 
include template.php
?>

mas como q eu coloco o conteudo da minha pagina no meio assim do template?? isso que eu qru fazer é CSS ou PHP ???

Compartilhar este post

Link para o post

há um sistema em PHP para templates.

http://www.raelcunha.com/template.php (ainda não testei, sempre passe anti-virus ;) )

eu prefiro XSL, hehehe logo estarei terminando a tuto de XSL e postarei aqui ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que você q fazer é php, css é apenas a estilização da página e php a dinamização.

Tente assim:

<?
include "template.php";
?>
; é obrigatório ao final de um comando. Veja também algo sobre switch, vai te ajudar bastante se você for fazer um portal.

<?
   $variavel = $_GET[variavel];
   switch($variavel) {
   case o nome q você quer:
	o que é pra ser executado
	break; } 
?>
esse exemplo serve pra pegar o ?variavel=pega o que ta aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que você q fazer é php, css é apenas a estilização da página e php a dinamização.

Tente assim:

<?
include "template.php";
?>

; é obrigatório ao final de um comando. Veja também algo sobre switch, vai te ajudar bastante se você for fazer um portal.

<?
  $variavel = $_GET[variavel];
  switch($variavel) {
  case o nome q você quer:
o que é pra ser executado
break; } 
?>

esse exemplo serve pra pegar o ?variavel=pega o que ta aqui

Estive testando esta template do Rael, mas ainda não consegui descobrir como utilizá-la com Url Amigáveis. Alguma idéia?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.