Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Prog

Primeiras Impressões - Ubuntu Hardy Haron (8.04)

Recommended Posts

Como já é do conhecimento de alguns, no último dia 24 de Abril foi lançada a versão Hardy Haron (8.04) do Ubuntu. Fiz a instalação no meu notebook (HP dv6648se) no dia 25 e desde então venho testando o sistema em suas funcionalidades.

Sendo assim, venho expor meu ponto de vista sobre esta nova versão.

Como de costume, não faço atualizações do Ubuntu pelo update-manager, sei lá, coisa minha... Mantenho sempre a minha pasta home numa partição separada, para que, sempre que necessário, meus arquivos, e dos demais usuários, permaneçam inalterados. Isto me dá uma instalação limpa, logicamente que foi necessário instalar todas as ferramentas que eu tinha instalado na versão anterior (exemplo: Apache, PHP, PostgreSQL, Azureus, dentre outros).

Então, vamos lá... vou ser prático e objetivo.

Pontos positivos:

- Boot mais rápido;

A velocidade de inicialização do sistema, nesta versão, tem me chamado atenção, mesmo após ter vários sistemas instalados, o tempo de inicialização permanece bem rápido. Na versão anterior eu sentia uma demora, principalmente após instalar alguns softwares.

- OpenOffice 2.4;

Ainda não tinha experimentado esta nova versão, mas, por ser a versão mais recente do OpenOffice, deve tem recursos mais aprimorados. Ainda não tive tempo suficiente para fazer uma analise mais precisa deste recurso.

- Recursos visuais;

Esta da vez mais fácil de usar e configurar os recursos gráficos do Compiz no Ubuntu, como na versão anterior. Minha placa de vídeo é uma Intel X3100, não precisei fazer nenhuma configuração adicional para ter os recursos visuais ativados, apenas cliques em menus.

- Instalação;

Há um novo item no menu de boot, que permite ir direto a instalação, facilitando um pouco o trabalho. Nas versões anteriores o LiveCD era carregado completamente para então iniciar a instalação. Lembrando que muitos pacotes extras de idiomas são instalados a partir de uma conexão de internet.

- Resolução de vídeo;

Em versões anteriores, para alguns modelos de monitores widescreen, era necessário instalar uma ferramenta chamada 915resolution para ajustar corretamente a resolução, nesta versão a resolução foi configurada automaticamente para 1280x800.

Pontos negativos:

- Firefox 3 beta 5;

Considero este o ponto mais negativo de todos, lançar uma release com uma ferramenta Beta é dar um tiro no pé, e, como não poderia deixar de ser, tenho tido muita instabilidade por parte do navegador. Este é o último release beta da versão 3, a versão final esta prevista para junho. Tenho lido relatos sobre diversos problemas de incompatibilidade com extensões.

- WMware Server;

É preciso fazer a instalação/migração manualmente por ainda não ter pacotes nos repositórios.

--------

Bem... é isso pessoal.

Para quem deseja fazer o download:

http://www.ubuntu.com

E para quem já testou, postem opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu instalei.

Como sou usuário iniciante do Ubuntu, utilizo desde sua versão 7.04, percebi apenas que a inicialização dele demora um pouco.

Após a validação na tela de login, o meu monitor fica preto e depois volta ao normal.

Achei estranho, porque nas versões anteriores não tinha esse problema.

Talvez possa ter sido um erro cometido no momento do 'update', já que eu fiz o mesmo pelo gerenciador de atualizações;

Vou esperar meu CD chegar, pra ver se o 'erro' continua.

No mais, se alguém puder me ajudar a consertar esse problema agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.