Prog 183 Denunciar post Postado Maio 2, 2008 Como já é do conhecimento de alguns, no último dia 24 de Abril foi lançada a versão Hardy Haron (8.04) do Ubuntu. Fiz a instalação no meu notebook (HP dv6648se) no dia 25 e desde então venho testando o sistema em suas funcionalidades. Sendo assim, venho expor meu ponto de vista sobre esta nova versão. Como de costume, não faço atualizações do Ubuntu pelo update-manager, sei lá, coisa minha... Mantenho sempre a minha pasta home numa partição separada, para que, sempre que necessário, meus arquivos, e dos demais usuários, permaneçam inalterados. Isto me dá uma instalação limpa, logicamente que foi necessário instalar todas as ferramentas que eu tinha instalado na versão anterior (exemplo: Apache, PHP, PostgreSQL, Azureus, dentre outros). Então, vamos lá... vou ser prático e objetivo. Pontos positivos: - Boot mais rápido; A velocidade de inicialização do sistema, nesta versão, tem me chamado atenção, mesmo após ter vários sistemas instalados, o tempo de inicialização permanece bem rápido. Na versão anterior eu sentia uma demora, principalmente após instalar alguns softwares. - OpenOffice 2.4; Ainda não tinha experimentado esta nova versão, mas, por ser a versão mais recente do OpenOffice, deve tem recursos mais aprimorados. Ainda não tive tempo suficiente para fazer uma analise mais precisa deste recurso. - Recursos visuais; Esta da vez mais fácil de usar e configurar os recursos gráficos do Compiz no Ubuntu, como na versão anterior. Minha placa de vídeo é uma Intel X3100, não precisei fazer nenhuma configuração adicional para ter os recursos visuais ativados, apenas cliques em menus. - Instalação; Há um novo item no menu de boot, que permite ir direto a instalação, facilitando um pouco o trabalho. Nas versões anteriores o LiveCD era carregado completamente para então iniciar a instalação. Lembrando que muitos pacotes extras de idiomas são instalados a partir de uma conexão de internet. - Resolução de vídeo; Em versões anteriores, para alguns modelos de monitores widescreen, era necessário instalar uma ferramenta chamada 915resolution para ajustar corretamente a resolução, nesta versão a resolução foi configurada automaticamente para 1280x800. Pontos negativos: - Firefox 3 beta 5; Considero este o ponto mais negativo de todos, lançar uma release com uma ferramenta Beta é dar um tiro no pé, e, como não poderia deixar de ser, tenho tido muita instabilidade por parte do navegador. Este é o último release beta da versão 3, a versão final esta prevista para junho. Tenho lido relatos sobre diversos problemas de incompatibilidade com extensões. - WMware Server; É preciso fazer a instalação/migração manualmente por ainda não ter pacotes nos repositórios. -------- Bem... é isso pessoal. Para quem deseja fazer o download: http://www.ubuntu.com E para quem já testou, postem opiniões. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
sr.silva 1 Denunciar post Postado Maio 3, 2008 Eu instalei. Como sou usuário iniciante do Ubuntu, utilizo desde sua versão 7.04, percebi apenas que a inicialização dele demora um pouco. Após a validação na tela de login, o meu monitor fica preto e depois volta ao normal. Achei estranho, porque nas versões anteriores não tinha esse problema. Talvez possa ter sido um erro cometido no momento do 'update', já que eu fiz o mesmo pelo gerenciador de atualizações; Vou esperar meu CD chegar, pra ver se o 'erro' continua. No mais, se alguém puder me ajudar a consertar esse problema agradeço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites