Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Martinsrj

Existe como esconder o código fonte feito em CSS?

Recommended Posts

Sei lá, eu como freelancer nunca mostro o site pela internet, a não ser que o cliente já tenha pago. Eu mostro no meu lap top. O que vocês podem fazer também é gravar num cd, mostrar para o cliente no computador dele e depois levar o cd de volta. (o problema aqui, acho q é ficar no temporary files xD)

bom, são só idéias... Enfim, eu ainda acho que as pessoas sempre vão arrumar um jeito de burlar os métodos de proteção desse tipo que vcs estão falando..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, assim como eu disse no começo e a Heloise acabou se citar existem outras formas para poder mostrar o site.

Em CD dependendo do site não vira pois as vezes você precisa fazer algumas coisas em PHP e não vai funcionar se não rodar no servidor.

Rodar em um Laptop é uma excelente alternativa, o problema é que nem todos tem a condição de ter um.

Existem sim diversas formas de negociação, acho que é algo que dá para repensar.

No momento o caso do tiu uiLL acaba sendo meio limitado a negociações até pela forma de trabalho dele.

Eu acho que ele deveria rever as formas de negociação até por segurança dele, mas tb concordo que tem alguns serviços que não da para deixar passar.

Por mais que tenha outras formas de mostrar um site esse tópico pode ajudar outros membros no fórum que ainda não confiam tanto no tipo de negociação feita.

=]

Compartilhar este post

Link para o post

:thumbsup:

Olá pessoal, beleza?

A intenção de esconder o código tem vários motivos.

Uma delas seria o próprio cliente que pode ser da area de informática, onde o mesmo pode desvalorizar o serviço.

Mesmo porque o cliente pode baixar o codigo fonte ou proprio concorrente o codigo fonte da pagina e assim oferecer um valor mais baixo. Eu não sei se eu estou sendo claro, pois na area da programação existe software para esconder o código de php no servidor, para que outros na area de informatica não possa atrapalhar as negociações futuras.

Não justo pessoal´, nós que estamos diariamente nos fóruns buscando soluções nas aplicações e outros ao verem a nossa pagina e em 10 segundos pegar o nosso código fonte CSS.

Tenho lido cada post e tem sido ideias legais, porem vamos postar mais e chegar de fato a uma conclusão onde o código fique escondido.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

HTML e CSS eu acho que não dá mesmo para esconder... A ideia do Jair Humberto é porreira, e para utilizadores meio novatos daria certo, no entanto dá na mesma para ver o css salvando unicamente a pagina completa.

Mas estou a gostar muito do tópico, continuem a postar Imagem Postada, se souber mais alguma solução nem que seja só para dificultar um pouco mais o utilizador ajudarei Imagem Postada.

Cumps o/

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo motivos...

por exemplo, você vai fazer um trabalho FreeLancer, e o carinha te passa o layout, e pede para VER a página ON LINE, antes de aprovar o serviço.

Se o cara for meio filho da mãe, pode roubar com muita facilidade seu código.

E isso seria muito ruim, pois ele não te pagaria, e teria todo o seu trabalho de graça.

Já vi em um site, em que tinham blockiado o botão direito do mouse, EEEE não dava contexto de "Exibir > Código Fonte". Não tenho a menor idéia de como fizeram isso... e até já não me lembro qual site era.

Enfim, alguém sabe se tem como?

para fazer isso é simples

colocque na tag body o seguinte comando

<body oncontextmenu="return false"></body>

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

programador php,

esse código é uma boa para bloquear o botão direito do mouse e assim não exibir o código fonte, porem se o usuario ou webdesigner for no menu Exibir => Código Fonte vai exibir o codigo fonte do site.

Mas a ideia é legal, gostei.

Vamos rumo ao bloqueio total do código CSS.

Abraços e continue contribuindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Faço das minhas as palavras do Maujor e ainda acrescento o seguinte, se não quer que o cliente veja o código, faça uma imagem do site.

A única maneira de esconder código é: não publicar na Internet.

Imagina o dia que o pessoal que participa aqui do fórum ajudando, dando código de graça for "rumo ao bloqueio de ajuda para pessoas que não querem estudar sozinhas" ou "rumo ao bloqueio de ajuda para pessoas que não querem comprar livros para estudar" Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Faço das minhas as palavras do Maujor e ainda acrescento o seguinte, se não quer que o cliente veja o código, faça uma imagem do site.

A única maneira de esconder código é: não publicar na Internet.

Imagina o dia que o pessoal que participa aqui do fórum ajudando, dando código de graça for "rumo ao bloqueio de ajuda para pessoas que não querem estudar sozinhas" ou "rumo ao bloqueio de ajuda para pessoas que não querem comprar livros para estudar", alguém vai gostar?

hehheeheh nem vo dizer nada pra essas 2 respostas :clap:Eu acho legal isso para proteção de não "tomar um rodo" do cliente, já vi até sites aonde você não conseguia baixar ele quando clicava em arquivo, salvar como, e já vi outros que quando você colocava para exibir o código de fonte ele alterava por um texto do desenvolvedor, mas nunca tentei descobrir a fundo como foi feito, mas ainda digo que da para fazer uma negociação mas vantajosa para ambas as partes sim.Se o cliente quer porque quer fazer isso de uma forma que não passe segurança para ambas as partes só para a dele, eu não faço.Já fui enganado quando tinha uns 16 ou 17 anos por não ter essa cabeça de "fechar as brechas".A partir do momento que o cliente força a barra por algo que só ele leva vantagem, não da para esperar coisa boa disso. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

é verdade,

acredito que o melhor seja isso mesmo. Não publicar, afinal o css precisa ser visto pelos navegadores, e se é visto pelos navegadores sempre terá um jeito de obter ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe n motivos para uma pessoa querer bloquear o acesso ao código fonte:css, javascript. Então para alguns caso as vezes é válido. Por exemplo: o caso em que você quer evitar sql injection. Como não tem como bloquear, eu sugiro ofuscar, dificultar o código. Por exemplo: no css não colocar nomes fáceis de identificar como id (contéudo, geral, corpo, rodape), remover espaços, o mesmo para funções javascript, nomes de página.

Compartilhar este post

Link para o post

Por exemplo: no css não colocar nomes fáceis de identificar como id (contéudo, geral, corpo, rodape), remover espaços, o mesmo para funções javascript, nomes de página.

Qual o problema de botar ID com nome fácil???

Mesmo assim, não adianta porque no próprio validador da w3c da pra ver o código fonte, só marcar uma caixa.

http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%...0&verbose=1

Você vê o código fonte html, pode ver o css... caminhos para arquivos js e etc.

Pra mim a "melhor forma" ainda é encriptar o código

http://www.encriptarcodigo.com/

Usa só pra mostrar pra ele como ficaria mas para publicar mesmo publica o código correto.

Porque esses códigos na net que bloqueiam codigo de fonte salvar pagina deve ser tudo javascript... só eu desabilitar o js no navegador que tenho acesso a tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, outra solução pode ser a criação de uma página pdf, jpg ou mesmo no word com a captura das telas de parte do site, tipo pagina principa, 1º item do menu, a página desse item, e se houver uma página com um formulário.

O cliente vendo essas páginas, (acho que de 3 a 5 é o ideal - mais do que isso, e já estamos pagando para trabalhar.) ele pode dar os palpites dele e alterarmos o que foi pedido.

Cobre sempre adiantado de 25 a 50% do valor do projeto adiantado, assim como já tem parte paga, diminui o risco de palhacada.

Se ele pagar em cheque, só começo a trabalhar depois do cheque compensado, assim como a entrega só ocorre depois de compensado o cheque.

Abraços,

Vinicius Ianni

Compartilhar este post

Link para o post

Ou melhor faz um video mostrando a navegação do site, tem muitos softwares bons pra isso como o Camtasia e o Adobe Captive que são muito usados para a criação de Video aulas

:seta: Camtasia

:seta: Adobe Captive

Ambos são muito simples de mexer, só você clicar em gravar e navegar normal, e você pode até pegar um microfone e gravar um audio, assim como uma video aula.

No Captive você exporta o video até em swf fica bem levinho.

=)

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

É uma optima ideia de fazer um pequeno video e até mesmo colocar balões com umas pequenas mensagens a explicar isto e aquilo.

Obrigado pela referencia amigo Nícolas.

Cumps \o/

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw Michael ^^

Então o que o nosso amigo Michael (webflex) disse, você faz facilmente no Captive, tem a opção que você marca que todo o lugar que você clica ele insere um balão que você pode digitar mensagens descritivas.

E ótimo para quando você não tem um microfone, ou as vezes até para incrementar a narração. =)

Sem falar que criar uma video apresentação mostra até um profissionalismo da sua parte de se preocupar em preparar uma apresentação bacana do site dele.

O Cliente muitas vezes não sabe o quanto é fácil fazer essa video apresentação, e pode valorizar mais seu lado profissional.

=)

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvir de um design que prefere criar o site em flash, pois o usuário, cliente... enfim não terá o acesso como chegou a tal formato, stylus... etc.

Pessoal não estou dizendo que vamos bloquear o compartilhamento de informações aqui no fórum. Quando falei se havia uma solução de bloqueio aos stylus produzidos pelo CSS é mais para enriquecer o nosso serviço.

Pois seria justo um concorrente acessar o nosso site ou até mesmo de um cliente nosso e pegar todo o nosso código? Talvez tal site foi criado com muito esforço, empenho através de livros, fóruns... etc. e qualquer um da um ctrl+c e depois ctrl+v.

Desculpe pessoal se eu tenho sido ignorante, aceito críticas numa boa, pois estou aqui para aprender.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Por exemplo: no css não colocar nomes fáceis de identificar como id (contéudo, geral, corpo, rodape), remover espaços, o mesmo para funções javascript, nomes de página.

Qual o problema de botar ID com nome fácil???

Mesmo assim, não adianta porque no próprio validador da w3c da pra ver o código fonte, só marcar uma caixa.

http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%...0&verbose=1

Você vê o código fonte html, pode ver o css... caminhos para arquivos js e etc.

Pra mim a "melhor forma" ainda é encriptar o código

http://www.encriptarcodigo.com/

Usa só pra mostrar pra ele como ficaria mas para publicar mesmo publica o código correto.

Porque esses códigos na net que bloqueiam codigo de fonte salvar pagina deve ser tudo javascript... só eu desabilitar o js no navegador que tenho acesso a tudo.

Penso que seja uma alternativa de dificultar o entendimento do código. Meu caso é tenho um chat, então para essa seção em especifico do site eu tento ofuscar todo o código na tentativa de desestimular, sei que os códigos podem ser desofuscado por qualquer pessoa que tenha muito conhecimento a respeito. Mas além desse ofuscamento existe as limitações que você põe na programação em PHP, ASP...

Compartilhar este post

Link para o post

O ruim é se o tempo passar e quem tiver dificuldade com o código for você.

Eu particularmente não vejo porque se preocupar tanto que não vejam o HTML e o CSS... nenhum dos dois podem dar falhas de segurança porque são linguagens de estruturação não de sistema.

Javascript, até da pra fazer alguma coisa mas depende muito do caso, assim como no orkut que quase tudo se utiliza javascript, ali o javascript da forma que foi usado causa falhas de segurança.

O que precisa ter mesmo essa preocupação é com Javascript (dependendo da forma que for usada) e linguagens de sistema (Php, Asp, Cgi... etc)

E mesmo assim não a a necessidade de esconder o código HTML porque você pode muito bem tratar os resultados no php evitando Injections.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente para css não precisa, mas javascript sim, isto é, se for mesmo necessário. No caso do orkut, uma sistema com milhares de usuários, se eles fizessem um código de javascript fácil de forma que os usuários iniciantes pudessem usar artimanhas para burlar padrões, a possibilidade de sobrecarregar o sistema seria maior do que com um código fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.