Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

xl_delphi

[Resolvido] Relatórios com dados do dbgrid

Recommended Posts

Boa tarde galera,

 

Mais uma vez estou precisando da ajuda de vcs... Estou fazendo uma consulta sql para retornar as notas de um determinado aluno... essa consulta funciona perfeitamente... o problema é q eu preciso imprimir os dados q vem no dbgrid.... uso delphi e seus componentes Ado para ligação c/ o banco de dados SQL 2000.... Para o relatório utilizo o quickreport onde liguei todos os qrdbtext com o dataset da query onde faço a consulta.. Mas qd chamo o quickreport só aparece o primeiro registro do dbgrid... ele ñ traz todos os dados... Eu já tentei fazer um while antes de abrir o quickreport mas ñ funcionou... Por favor, se alguém tiver alguma idéia de como ajudar, eu agradeceria muito...

 

 

Desde já agradeço!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use no quickreport os campos dentro de um DetailBand, e troque para TQRExpression os campos, não se esqueça de ligar a propriedade DataSet do seu QuickReport com query do seu DBGrid.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Márcio.theis,

 

Primeiramente obg pela ajuda... Acho q assim deve funcionar direitinho, o problema é q eu nunca usei esse componente TQRExpression, ñ sei quais propriedades devo usar para q ele funcione direitinho. O q fiz foi ligar a propriedade master ao quickreport e o quickreport eu liguei com o dataset do dbgrid, mas ñ funcionou... Se você puder me dá umas dicas de como usar esse componente eu te agradeceria muito... Tem uma propriedade nele chamada expression e em todas as pesquisas q fiz são colocado alguns códigos nessa propriedade... No meu caso precisaria tb? Por favor, me ajude!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi gente,

 

Desculpem a insistência, mas preciso muito saber como faço p/ imprimir os dados de um dbgrid... O amigo Marcio.Theis informou q é só utilizar o componente TQRExpression do quickreport, mas eu ñ sei como ele funciona... Por favor, se alguém souber como utilizá-lo ou outra forma de imprimir os dados do dbgrid com quickreport, eu agradeceria muito... Estou precisando muito dessa informação!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No componente TQrExpr tem a propriedade Expression, e vai aparecer três pontinhos (...) do lado, basta clicar nestes pontos, vai abrir uma tela, clique em DataBaseField, e então somente selecione o DataSet e o Field e de Ok. Lembrando que precisa ficar dentro de um Detail Band para que seja listado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Marcio.theis,

 

Bom dia... desculpe a minha falta de experiência, mas ñ deu certo... por favor confira os passos comigo e me ajude a encontrar o(s) erro(s)... Antes do quickreport, eu fiz uma tela onde é feito o filtro.... tipo o usuário escolhe o ano, a série e a turma, então é mostrado no dbgrid todos os alunos q compõem aquela turma e dentro dessa tela eu coloquei um botão onde é chamado o quickreport... No quickreport eu coloquei um adoquery com os parâmetros da tela anterior, coloquei tb um qrband com a propriedade BandType para rbDetail, logo após coloquei dentro desse qrband um qrexpr, na propriedade expression desse componente setei o databasefield. Qd rodei o sistema, ao invés de aparecer os dados, apareceu o seguinte: Unknown function : q_filtro.codaluno (q é justamente o field q setei na propriedade expression) Não sei o que eu fiz de errado... Eu tentei fazer s/ colocar o adoquery no quickreport, setando apenas o dataset dele para o adoquery da tela anterior mas ñ deu certo, por isso tive q colocar o adoquery dentro do quickreport e no evento beforeprint eu coloquei o seguinte codigo:

 

with f_dados.q_lotacao_alunos do

close;

f_dados.q_lotacao_alunos.SQL.Clear;

f_dados.q_lotacao_alunos.SQL.Add('select*from lotacao_aluno where ano=:ano and codescola=:escola and codserie=:serie and codturma=:turma');

f_dados.q_lotacao_alunos.Parameters[0].Value:=f_relatorio_aluno_turma.ano.Text; // esse é o nome da tela anterior e ano.text é o edit onde recebe o valor para falzer o filtro

f_dados.q_lotacao_alunos.Parameters[1].Value:=f_relatorio_aluno_turma.codescola.

Text;

f_dados.q_lotacao_alunos.Parameters[2].Value:=f_relatorio_aluno_turma.codserie.T

ext;

f_dados.q_lotacao_alunos.Parameters[3].Value:=f_relatorio_aluno_turma.dblookupco

mbobox1.Text;

f_dados.q_lotacao_alunos.Open;

 

 

Por favor, me ajude a encontrar o(s) erro(s), estou precisando muito dessa informação... Obg!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.