Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cristina Jacó

Devemos ou não mostrar desenhos fracos?

Recommended Posts

Essa questão me incomoda. A exposição de trabalhos, seja na Internet ou apenas para os amigos, dentro de casa mesmo, pode render boas ajudas, boas críticas que nos ajudam a melhorar, a ver onde estamos errando e até rende bons insentivos (por isso é importante pra quem faz arte, mostrar seus trabalhos, isso ajuda a crescer). Mas quando a gente sabe que o desenho está ruim e sabe que precisa melhorar mais, devemos mostrar? Será que queima o filme? Será que num é cara de pau? Ou pior: vai ter muita chateação num vai?

 

Eu vejo tanta gente publicando desenhos ruins na Internet (e não estou falando de leigos ou estudantes iniciantes não, falo de professores de arte, falo de artistas profissionais e de gente que está no mercado), será que os caras sabem que está ruim? Será que num tem si-mancol???????? Poxa eu num tenho coragem de mostrar desenho ruim, você tem? E artistas de respeito não mostram desenhos ruins nem a pau! você já viu desenho ruim de um Janson Chan ou Dan dos Santos por exemplo?

 

E quando eu falo de desenho ruim estou falando de pespectiva errada, de retrato torno, de coisa suja e mal feita, não me refiro às viagens da arte contemporânea e muito menos aos cadernos de esboços. Falo de coisa finalizada e porca mesmo.

 

O que vcs acham: devemos ou não mostrar desenhos fracos? Quais os riscos de expor sua incompetência?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não teria coragem de colocar desenhos prontos, finalizados e que tivessem má qualidade, para que todos vejam. Não por orgulho, medo de queimar filme, mas pelo semancol. Acho que melhor seria jogar fora o desenho ruim e fazer um novo e tentar melhorar. Sabe, para ver esse tipo de desenho ruim, é só ir até o deviantART, lá tem muita coisa boa, boa mesmo, mas também tem um porrilhão de coisas toscas, toscas mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Italberto ..muito bonitas suas fotos , muito talento..meus parabéns..gosto muito de fotografia...grande abraço

 

kell malone

www.kellmalone.com.br

Pois é Kellmalone, opinar sobre a discussão desse post nada né!!!!

Seu post deveria ser removido.

t+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Italberto ..muito bonitas suas fotos , muito talento..meus parabéns..gosto muito de fotografia...grande abraço

 

kell malone

www.kellmalone.com.br

Pois é Kellmalone, opinar sobre a discussão desse post nada né!!!!

Seu post deveria ser removido.

t+

 

Removido

 

Bom, eu particularmente não coloco todos meus desenhos a mostra, geralmente os que eu gosto mais. Acho bom mostrar os desenhos ruins, ou como ditos ''porcos'' quem ainda está procurando aprender a desenhar algo, digo quem ainda não tem nenhuma noção básica assim podendo aprender mais pelos seus erros. Querendo ou não todos temos aquele dia que não conseguimos desenhar nada, que tudo sai ruim, então prefiro aguardar os dias que estou com disposição e vontade de desenhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Major!

Pois é não podemos ser intolerantes com aqueles que estão aprendendo, acredito que se estamos aprendendo e mostramos um desenho ruim (ainda mal feito) para os outros é na tentativa de pegar opiniões, e aprender mais. Isso é verdade. Mas me refiro mesmo aos caras que se acham, ou já são profissionais e mostram cada porcaria. Será que eles acham que porque construiram um nome, só de assinar ele no papel com qualquer coisa, a obra vale? Me refiro à cegueria da hipocrisia. Acho que se a gente se presta a se tornar um profissional tem que correr atrás de fazer e mostrar coisa boa.

Num é?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristina,

 

Quando você levante a problemática sobre mostrar ou não desenhos ruins, fica implícito que você sabe diferenciar exatamente uma coisa da outra.

Gostaria de saber quais são os seus critérios de avaliação...???

Quando você fala de uma perspectiva errada, que critérios você leva em consideração?

 

Atualmente são poucos os artistas que de fato conhecem e se utilizam da perspectiva, eu mesma conheço um: A Regina Silveiro. Hoje o que chamamos de perspectiva nem de longe é de fato...

 

E mais, mostrar, cada um que o mostre o que bem entende nas situações que julgar adequado...

Acho toda essa história um pouco pedante e n leva a lugar nenhum...

 

Tem espaço para tudo no mundo...

 

Agora se você resolver a questão do belo e do feio na arte, do acabado e do inacabada... bem... poderíamos reiniciar essa conversa de outra forma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristina,

 

Quando você levante a problemática sobre mostrar ou não desenhos ruins, fica implícito que você sabe diferenciar exatamente uma coisa da outra.

Gostaria de saber quais são os seus critérios de avaliação...???

Quando você fala de uma perspectiva errada, que critérios você leva em consideração?

 

Atualmente são poucos os artistas que de fato conhecem e se utilizam da perspectiva, eu mesma conheço um: A Regina Silveiro. Hoje o que chamamos de perspectiva nem de longe é de fato...

 

E mais, mostrar, cada um que o mostre o que bem entende nas situações que julgar adequado...

Acho toda essa história um pouco pedante e n leva a lugar nenhum...

 

Tem espaço para tudo no mundo...

 

Agora se você resolver a questão do belo e do feio na arte, do acabado e do inacabada... bem... poderíamos reiniciar essa conversa de outra forma.

Pois é você tocou exatamente no ponto dessa discussão. Não há conclusão final. Quem somos nós para julgar o certo e errado, o bom e o ruim. Mas este é apenas um ponto de debate.

 

Quando propus esta análise, a intensão era levar a todos que criam algum tipo de arte, a se questionarem: "será que está bom o bastante para mostrar?" Ou "Será que posso mostrar sem medo porque afinal todos são 'amigáveis' e vão saber me perdoar?"

 

Vejo no universo profissional um pouco de falta de auto-crítica. Não prego a arte realista ou seu completo oposto, acredito sim que há espaço para todos no mundo. Não defendo nenhum estilo, nem uma escola específica. Mas acredito que anda faltando um pouco mais de seriedade no trabalho artístico. Acho mesmo que 'todos' querem se mostrar a qualquer custo.

 

Mas e quando achamos que está bom e alguém nos diz que não está bom o bastante, isso não choca?

É aqui que palpito.

E quando podemos saber se está realmente bom?

Quais os parâmetros da arte nisso?

E devemos nos expor, enquanto artistas, mesmo sabendo que os trabalhos não estão bons o bastante (dentro daquilo que pretendemos)?

 

Valeu pela sua contribuição!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos levar a discussão pra outro lado: Supondo que MEU DESENHO ESTÁ RUIM (não importa o parâmetro que tenha embutido, se os critérios da arte renascentista ou da comtemporaneidade). O fato é: EU SEI QUE MEU DESENHO ESTÁ RUIM DENTRO DAQUILO QUE EU ME PROPUS A FAZER. EU TENHO CONSCIÊNCIA DA MINHA IMATURIDADE ARTÍSTICA NESSE MOMENTO. E ai?

 

Não tendo atingido o grau de "qualidade" que eu me propunha, e não tendo mais nada para mostrar a um provável "empregador": então? Mostro ou não os meus desenhos ruins?

 

O que vcs acham?

 

Essa é apenas uma discussão ideológica, na verdade só quero ver as opiniões de quem quiser participar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí você não mostra os seus desenhos! Você não procura nenhum empregador!

É hora de se recolher, se isolar e, metaforicamente falando, subir a montanha para meditar, estudar e treinar. É isso aí. Parece um filme de artes marciais, onde o lutador derrotado vai para um local isolado para treinar e voltar mais forte. No nosso caso mais talentoso.

Estude e estude e estude. O que mais você pode fazer? É impossivel alguém desenhar e praticar intensamente por digamos um mês, sem apresentar uma evolução significativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí você não mostra os seus desenhos! Você não procura nenhum empregador!

É hora de se recolher, se isolar e, metaforicamente falando, subir a montanha para meditar, estudar e treinar. É isso aí. Parece um filme de artes marciais, onde o lutador derrotado vai para um local isolado para treinar e voltar mais forte. No nosso caso mais talentoso.

Estude e estude e estude. O que mais você pode fazer? É impossivel alguém desenhar e praticar intensamente por digamos um mês, sem apresentar uma evolução significativa.

Concordo plenamente com o que você falou!

A velha bunda na cadeira faz uma diferença enorme.

 

E muitos dos artistas que admiro, se forçaram a fazer cada vez mais e melhor (perseguindo uma idéia, uma habilidade técnica, um discursso), é aí que mora a competência.

Enquanto uns se cegam e acham que já atingiram o cume, outros vivem lutando para melhorar cada detalhe. Pegue as obras de cada um desses indivíduos (que abordam a sua produção artística em níveis de exigência diferentes) e eis a grande diferença. E como disse Janson: "O poder da arte está no salto, no salto imaginativo".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que é desenho ruim? Desenho sem técnica, mal sombreado, mal hachureado, com traço artístico vacilante?

Desenho é desenho. É a primeira maneira de um ser humano expressar seus sentimentos e emoções quando pequeno.

 

Artistas que exibem desenhos "mau feitos" devem ter seus motivos. Porque desenho é uma das expressões artísticas. Estou falando de Artistas, desenhistas com o propósito de mexer com as emoções e sentimentos do observador da sua obra e não desenhistas amadores, ou desenhistas que procuram o realismo ou mesmo aqueles que procuram um estilo próprio e acabam derrotados por suas limitações.

 

Não se pode limitar a arte ao belo. Mas sim limita-la aos com talento e os sem talentos.

 

Como talento não quero dizer quem "nasce com o dom". Porque não estudei anos a fio, fiz faculdade, milhares de esboços e estudos para circunstânciar esse esforço a nascer com talento. Refiro-me ao talento de 99% de estudo e 100% de força de vontade.

 

Os desenhos de principiantes e alunos devem ser considerados como o são: estudos para o caminho da perfeição.

 

Os desenhos dos ditos "desenhistas profissionais" que carecem de qualidade, ao meu ver devem ser desconsiderados e nem sequer mencionados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa que bacana essa discuação. Forum acho que é para isso. Debater, ver o ponto de vista de cada um e aos que querem apenas ler que leiam algo de qualidade como este debate aqui criado pela Cristina.

 

 

Acho que, primeiramente, nao podemos nos ofender quando a cristina levantou este debate mesmo pq quem aki nunca fez um desenho tosko, mal feito, mal acabado e mal sombreado? rsrsr

 

eu tenho um monte querem ver?

 

 

apesar de que nao desenho muito mas faço artes com o photoshop, as famosas Photomanips ou fotomanipulações ou simplesmente montagem de fotos. Mas digo uma coisa. NAO TENHO VERGONHA de mostrar um trabalho meu sequer. Podem revirar minha galerioa que acharão muita coisa bacana e muita coisa toska, mal feita, mal executada, mas tudo faz parte de uma evolução pessoal e isso nada nem ninguem pode impedir.

 

Acho sim, a evolução o importante disso tudo e nao a obra toska ou nao. Acredoito que todos tem capacidade de chegarem onde quiserem mas para isso temos que ralar muiiiiiiiiiiiiiiiito. Infeliz ou felizmente nada cai do ceu e desenhar nao se aprende da noite pro dia como milhares de pessoas creem.

 

 

Por falar nisso mostro-lhes minha toskice, ops, trabalho mais recente feito no photoshop. É um desenho, ou melhor, tentativa de desenhar um rosto.

Quem quiser ve o video acelerado( Speed Drawing) só clicar AKI

 

 

 

abraços e fiquem na paz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me lembrei de uma coisa...

Um dia recebi um crítico aqui em casa, e mostrei tudo para ele, os bons desenhos, os médios e os muito ruins (dentro do meu parâmetro)...

E tinham coisas que para mim eram o pior lixo da civilização, e dentre essas, tinha um q ele gostou tanto, q até levou embora...

 

Mostrar ou não? acho que acaba dependendo da situação...

 

Estou adorando esse tópico!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pantoja menino, eu também tenho uma série de trabalhos que na melhor das hipóteses poderia ser considerada lixo. Só que não vou mostrar não! Pensando bem vou arrumar a lenha para fazer uma fogueira agora mesmo.

Há uma questão interessante quando trabalhamos profissionalmente. Quando o prazo para entrega é muito apertado ou o pagamento é abaixo do que merecemos (e só aceitamos a situação num caso de extrema necessidade), a qualidade sofre. Nossa honestidade como ilustradores, pintores ou desenhistas nos impede conscientemente de fazer um trabalho porco, mas quando trabalhamos sob pressão, infelizes e insatisfeitos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, fico super feliz q vcs tenham entrado nessa discussão. Valeu mesmo! Estou adorando os posts de todos vcs, parabéns pela acolhida e pela maturidade de suas respostas. É isso ai!

 

Olha eu concordo com todos. Mas na verdade quando abri esse papo, era pra sanar dúvidas minhas enquanto artista e enquanto educadora, que aos poucos estou esclarecendo: será que o público é exigente? Será que se eu fizer besteira vão me perdoar enquanto artista? E será que devo expor os trabalhos ruins dos meus alunos? Será que se eu mostrar os trabalhos ruins dos meus alunos, não estou fazendo propaganda negativa do meu curso?

 

Sabe esse é o tipo de nóia que ronda a mente de muitos artistas PROFISSIONAIS e de muitos ARTE-EDUCADORES.

 

Bem, eu já fiz de tudo um pouco: fiz facu de artes, fiz facu de design, trabalhei profissionalmente em gráficas e agências, abri minha firma, e estou no rala. Infelizmente, por forças da necessidade fui aos poucos me distanciando daquilo que amo, em prol de botar comida na mesa. Acabei ficando afastada do desenho e da pintura (QUE AMO DE PAIXÃO), isso acabou comigo. Até q resolvi dar um basta, encerrei a maioria dos clientes do setor de webdesign e marketing e converti a empresa pra tratar de ARTE e TECNOLOGIA (pra vê se eu volto a ilustrar, desenhar, pintar, me sujar de tinta e dormir feliz). Nisso eu tinha que ter um projeto pra me sustentar financeiramente então abri um site (já que eu e minha equipe somos prof. da net): www.desenhotudo.com esse site é pra ensinar arte e me forçar a estudar mais esse assunto. Está sendo lindo. Só que agora como ARTE-EDUCADORA, há outros parâmetros de tratamento com a arte, q devem ser considerados, ai vem essa nóia: arte tem q ser realista? arte tem que ser perfeita representação da realidade? Como tratar o aluno de arte ?????? (nisso eu faço mais uma facu, dessa vez na área de educação).

 

Meus alunos, quando vêm fazer curso comigo, já chegam falando que querem "desenhar como se fossem máquinas fotográficas", eu particularmente (do ponto de vista técnico) posso levá-los a isso, estou aberta a todo tipo de arte, sem restrições e não pretendo entrar nesta discussão do que é arte ou não (figurativo x contemporâneo, ou técnica x liberdade), isso é um combate que vem há séculos sendo debatido na História da Arte. Eu não vou por fim nisso. Quem sou eu?

 

E ai as falas de vocês estão mais ou menos nesse pé, especialmente quando perguntam: "mas quais são os parâmetros pra dizer se um desenho é bom ou ruim?" pois é, isso vai da situação né!

 

Bom mas, no meu projeto, como "TIA QUE ENSINA A DESENHAR BEM", tenho alunos vindos das mais diversas realidades, das mais diversas situações. Inclusive levei um choque quando um aluno de 65 (sessenta e cinco) anos fez a assinatura pra fazer o curso. Ele é muito bacana, e já é aposentado e sempre quis "DESENHAR BEM" desde criança. Isso é um barato. Do mesmo jeito tem gente que está estudando design na facu, e tenho alunos de 10 e 9 anos. Engraçado e super divertido. Cada indivíduo passa a se relacionar com os conhecimentos de arte, de uma maneira diferente e cada um consegue produzir um trabalho diferente. Isso é extraordinário, e é justamente o que me facina na arte.

 

Mas é um coro esse papo de "DESENHAR BEM", para algumas pessoas a arte contemporânea não chegou ainda, e isso deve ser respeitado. Não os condeno de forma alguma, mas tento fazê-los ficar mais soltos do ponto de vista da exigência de fazer perfeito. Nós (nos nossos cursos) temos capacidade de ensinar o que o aluno deseja aprender, mas a maior parte das vezes o que eles querem é o famoso "DESENHAR BEM" "DESENHAR COMO SE FOSSE UMA FOTOGRAFIA".

 

Bom, isso leva tempo (é o que eu tento esclarecer para que eles tenham paciência e persistam no treino), afinal é um cem número de técnicas e procedimentos a serem estudados e praticados (inclusive é importante experimentar outros materiais e respeitar as limitações de cada material pra conseguir tirar o melhor dele). E nesse bojo eu (a TIA) não posso desanimá-los, há que se manter a motivação para atingir seus objetivos, o tão falado ESFORÇO, vale muito mais que o TALENTO (ou a facilidade em executar determinada tarefa). E nessa situação tento não sacanear com eles, procuro orientá-los dentro daquilo que desejam (DESENHAR BEM). E assim vou tocando. Estou vivenciando experiências excelentes no ensino de arte no meu projeto.

 

Porém, a Internet é um meio que nos expõe e recentemente, antes de abrir este post, recebi algumas críticas muito pesadas, (de pessoas não identificadas, é claro - porque assim é sempre mais facil tacar pedra, né!) falando que as galerias dos meus alunos só tem desenhos RUINS, que m... de curso é esse que o aluno só mostra coisa ruim? Não vou fazer esse curso, esse site é uma b.... e por ai vão os insultos. E ai me vem a idéia dessa discussão, e vcs estão me ajudando muito. Li tudo e tenho algumas conclusões (só pra organizar nossas idéias):

 

1 - O que é realmente desenho ruim? Quais são os parâmetros?

Respondendo a esses questionamentos conseguimos saber mais ou menos de que tipo de estilo de arte estamos falando, e pra cada estilo esses parâmetros de qualidade mudam vertiginosamente. CERTO?

 

2 - De que tipo de artista estamos falando (amador ou estudante, profissional)? Qual a situação do artista naquele momento (quanto sua maturidade em relação à arte e sua produção)?

Esses também são pontos muito importantes, diria fundamentais, o momento de maturidade do artista nos dá condições pra dizer se o desenho que ele está mostrando é BOM ou RUIM. Não se pode exigir de um Sr. de 65 que nunca desenhou na vida, consiga fazer arte "PERFEITA" (se é o que ele se propõe a fazer) da noite para o dia. E o mesmo vale se ele se propor a criar arte contemporânea, ele precisa no mínimo saber um poco do que está fazendo (e adquirir esse conhecimento também leva tempo).

 

É isso ai galera, o que mais vcs acrescentam a esse debate?

 

Como disse antes isso não tem fim. E o objetivo aqui é só colher opiniões, sem ofendê-los de forma alguma. Falô galera!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que é desenho ruim? Quais são os parâmetros?

Eu tenho uma visão mercantilista do problema. Desenho ruim é aquele que não atende as espectativas do cliente. No seu caso o cliente é o aluno e paradoxalmente é também o autor da obra. A condição de aluno faz com que as críticas sejam automaticamente suavizadas. Como aluno ele pode errar, ele vai errar. O que importa é que haja uma evolução constante na qualidade dos trabalhos. Desde que ele sinta a melhora e veja a melhora analisando trabalhos mais antigos e mais novos, você terá um cliente satisfeito.

 

Se formos falar da arte pela arte o negócio fica bem mais difícil. Realmente temos de classificar o trabalho. A que escola ele pertence? A escola dita os parâmetros. Ninguém exige anatomia perfeita num mangá. Na verdade ela é quase um impecilho. Mas para fazer um retrato hiperrealista é preciso peito. Se o Sr de 65 anos deseja trabalhar nesse estilo, ele deve ser avisado de que será necessário tempo, muito tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, agora sim entendi exatamente onde que chegar amiga Cristina(posso chamar de amiga? ^^)

 

Bem, qdo se trata de alunos é bemmm mais simples de se resolver: poe somente um trabalho do aluno,o MELHOR e poe um que ele fez assim que entrou no seu curso. Um ANTES/DEPOIS. Assim que muitas empresas de ensino fazem como SENAC por exemplo.

 

 

Certamente apos seu curso eles evoluirão certo? ai ja resolve q a pessoa que julgará comparará um ANTES/DEPOIS e saberá que esta avaliando um estudante da arte e nao um profissional.

 

 

E outra, Acho que o parametro sempre é a realidade apesar de arte NAO ser obrigado a ser realidade. Na verdade ARTE nao é realidade e sim o como o artista a ve e a retrata passando seus sentimentos. emosções, ideologias.. etc etc etc coisa que você certamente bem sabe e nao preciso aqui citar.

 

Acho que o parametro que o aluno tem é desenhar como foto e isso não é ruim, é apenas o inicio e não é tao dificil sombrear para ficar semelhante ao real. eu disse SEMELHANTE. com o tempo ele perceberá que os detalhes fazem toda a diferença e tem duas opções: Ou caem dentro para aprender os "detalhes" ou deixam quieto e mantem so mesmo o que ja aprenderam, mais ain ja foge de seu poder como educadora, é uma opção pessoal de cada aluno seu.

 

 

Agora como um aluno poderia desenhar diferente da realidade? é o parametro mais elementar para quem esta começando e nao tem a menor refencia de nada sobre arte. Bem pra mim o começo deve ser por ai mesmo.

 

Antes de me despedir gostaria de perguntar a você como tais pessoas (anonimas) deixam comentários, é no seu site mesmo, pode mandar um link com exemplo?

 

Desejo muita sorte a você,

 

Pantoja

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, agora sim entendi exatamente onde que chegar amiga Cristina(posso chamar de amiga? ^^)

(...)

Antes de me despedir gostaria de perguntar a você como tais pessoas (anonimas) deixam comentários, é no seu site mesmo, pode mandar um link com exemplo?

 

Desejo muita sorte a você,

 

Pantoja

Oi Pantoja, valeu.

Sobre seus comentários olha, pode me chamar do que quiser, amiga, cris, coisinha... fica frio!

Sobre como enviam os tais comentários malditos, eles estão entrando direto no formulário de contato e mandando direto pra gente, preenchendo os campos com coisas falsas, claro!

Mas se você quiser conversar comigo, também pode mandar por lá, mandar link por lá e tal. Agora se quiser fazer parte do projeto tem que se cadastrar certinho, ai ganha algumas aulas grátis e pode postar comentários nas galerias e no fórum de lá, é isso.

 

Obrigada pela força, vamos seguindo com a discussão. Acho que muita gente ainda pode se posicionar aqui. até!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.