Julio_RJ 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2008 Bom dia caros amigos do Fórum Este é meu primeiro post e já venho com problemas pra cima de vocês rs Contratei um serviço de hospedagem para a empresa com suporte a PHP Criei um site e criei também uma página de contato que contém o seguinte formulário --------------------------------- Nome* E-mail* Telefone Celular Cidade* UF* Setor (Menu de salto)* Mensagem* [enviar] [limpar] --------------------------------- Segue abaixo o código do formulário que eu copiei e colei aqui para vocês analizarem: <form name="form_compucorptecnologia" method="post" action="formulario.php"> <pre> <font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">Nome</font> <input name="nome" type="text" id="nome" size="49" maxlength="45"><font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">*</font> <font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">E-mail</font> <input name="mail" type="text" id="mail" size="49" maxlength="45"><font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">*</font> <font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">Telefone</font> <font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">Celular</font> <input name="dddtel" type="text" id="dddtel" size="1" maxlength="2"> <input name="tel" type="text" id="tel" size="13,5" maxlength="8"> <input name="dddcel" type="text" id="dddcel" size="1" maxlength="2"> <input name="cel" type="text" id="cel" size="13,5" maxlength="8"> <font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">Cidade</font> <font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">UF</font> <input name="cidade" type="text" id="cidade" size="38" maxlength="30"><font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">*</font> <input name="uf" type="text" id="uf" size="2" maxlength="3"><font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">*</font> <font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">Setor</font> <select name="setor" id="setor" onChange="MM_jumpMenu('parent',this,0)"> <option>Suporte</option> <option>Administrativo/Financeiro</option> <option selected>Geral</option> </select><font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">*</font> <font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">Mensagem</font> <textarea name="msg" cols="37" rows="10" id="msg"></textarea><font color="#333366" size="2" face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif">*</font> <input type="submit" name="Submit" value="Enviar"> <input type="reset" name="Submit2" value="Limpar"> </pre> </form> É realmente o código está uma bagunça comparando com os que tenho visto por ai. Coloquei em anexo uma imagem do meu formulário como ele ficou, o problema é que tudo isso está sem função nenhuma, está apenas de enfeite :/ Eu queria um formulário que contivesse aqueles campos que eu descrevi lá em cima deste post. Reparem que alguns nomes estão com um asterisco* Eu queria saber como fazer para que estes campos sejam de preenchimento obrigatório. O menu suspenso teria os seguintes campos (Geral, Administrativo/Financeiro, Suporte) A única página que fiz foi esta, me informaram que tenho que criar uma chamada algo.php que enviaria os dados. Estou editando este site no Deamweaver MX Conto com a ajuda de todos os colegas para esta dúvida minha que já se arrasta por mais de uma semana :/ Um grande abração para todos Julio Imagem do forumlário http://rapidshare.com/files/112982344/imgformmail.jpg.html Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Julio_RJ 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2008 Este é a página que está salva como formulario.php Aqui eu não incluí o menu de salto pois não sei como fazer O menu de salto tem 3 opções cada uma tem um email diferente tipo (geral tem o email geral@geral.com) (administrativo tem o email administrativo@administrativo.com) e assim por diante. Eu queria que quando a pessoa selecionasse uma dessas opções do menu de salto enviasse para o email especificado. <html> <head> <title>Documento sem título</title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"> </head> <?php $nome = $_POST['nome']; $email = $_POST['mail']; $dddtel = $_POST['dddtel']; $telefone = $_POST['tel']; $dddcel = $_POST['dddcel']; $celular = $_POST['cel']; $cidade = $_POST['cidade']; $uf = $_POST['uf']; $mensagem = $_POST['msg']; $para = "vendasrio@hotmail.com"; $assunto = "Contato pelo site"; $headers = "FROM: $email"; $enviar = mail("$para", "$assunto", "$mensagem", "$headers"); ?> <body> </body> </html> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcio Leandro 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2008 Olá Júlio, seja bem vindo. Bom, o que você quer é validar o formulário, verificar se as informações fornecidas por ele são válidas. Pra forçar o preenchimento dos campos, você usará JavaScript. Se um campo for vazio, ou não estiver marcado, o formulário não deverá ser submetido. Com relação ao PHP, você pode verifica se $_POST['nome'] é igual a ''; $_POST['uf'] é igual a ''; $_POST['msg'] é igual a ''; Se algum desses estiver em branco, volta pra página do formulário. É interessante você validar o formulário tanto no cliente quanto no servidor (cliente: javascript. servidor: PHP). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Julio_RJ 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2008 Olá Marcio, Obrigado pela atenção! Rapaz eu sou praticamente zerado em PHP Teria como você me explicar melhor este código? Eu não sei como montar o código Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcio Leandro 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2008 Claro. Um exemplo de como seria: <?php if (trim($_POST['nome']) == '') { // se variável está vazia, formulario naum foi preenchido e volta pro formulario header('location: formulario.php'); } else { // caso contrário, envia o email $para = "vendasrio@hotmail.com"; $assunto = "Contato pelo site"; $headers = "FROM: $email"; $enviar = mail("$para", "$assunto", "$mensagem", "$headers"); } ?> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
eduardomonteiro 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2008 resolvi todos meu problemas referentes a formulários usando o ajax contact, que é totalmente configurável e muito simples... link para dowload: http://www.dustindiaz.com/downloads/ajaxContact.zip o melhor é que ele envia o e-mail e imprime na tela a resposta de e-mail enviado ou não sem necessitar recarregar a página toda... espero ter ajudado é uma boa opção! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Julio_RJ 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2008 Fala Márcio Estou a mais de uma semana tentando criar este formulário de email http://rapidshare.com/files/112982344/imgformmail.jpg.html Entrei em diversos foruns e até o momento aqui é o que eu estou sendo melhor recebido Teria como você me ajudar a montar aquele formulário de email? Estou utilizando o dreamweaver mx e não entendo nada de php o formulário em html eu já montei agora não sei como montar as rotinas de envio e tal Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Julio_RJ 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2008 Opa fala ae Eduardo Obrigado pela dica Eu baixei o Ajax e veio alguns arquivos zipados Tem como você me ajudar a configura-lo Estou sugando você e o Marcio agora Quem sabe fazendo dois forms eu consigo um pelo menos rs Será que tem como eu adaptar este form ajax ao meu tipo de formulário? Pois o meu tem um menu de salto também :/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Julio_RJ 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2008 Eduardo Você já utiliza este formulário a bastante tempo? Vieram 3 pastas chamadas (img, js e scripts) e um arquivo chamado index dentro da pasta img tem a imagem loading dentro da pasta js tem o arquivo (contact, functionAddEvent e xmlHttp) dentro da pasta scripts tem o arquivo (contact e xmlHttpRequest) Qual a função deles? Alguns eu consegui editar como a mensagem de erro quando um campo está em branco que estava em ingles eu coloquei para portugues A mensagem de enviando e de enviado com sucesso eu também ja traduzi Agora como funcionam as outras funções? e tem como colocar um menu de salto para ir para um email especifico como solicitei no inicio deste post? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Julio_RJ 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2008 Alguem mais pode me ajudar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Julio_RJ 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2008 Eduardo você poderia me da algumas dicas sobre esse ajax contact. fiz varias alterações nele agora como eu faço com os arquicos que vieram nele, tenho que uploadear todos eles para o servidor? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Julio_RJ 0 Denunciar post Postado Maio 7, 2008 Eduardo Como faço para configurar o ajax em meu servidor? Onde coloco os arquivos e pastas? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcio Leandro 0 Denunciar post Postado Maio 7, 2008 Calma ai, você nem aprendeu a fazer validação, e já quer usar sistemas AJAX ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
eduardomonteiro 0 Denunciar post Postado Maio 7, 2008 antes de fazer upload das pasta para o servidor você deve configurar: na pasta scripts, xmlHttpRequest.php e contact.php depois na pasta principal: index.php e formulario.php é isso.... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites