Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Felipe Fonseca

de Iniciante

Recommended Posts

Ola a Todos,

Eh o seguinte, tenho um sql server instalado na minha maquina, ainda nao sei usar mto bem, mas parece que eh tudo feito pelo Manage Service, e la dentro vou criando os banco de dados;

Bom ... até ai tudo bem ...

Ai fui fazendo uma consultas e tal, e percebi que eh bem parecidocom o access... porem .. .quando fui tentar fazer uma condicao no SQL ... nao consegui.

queria fazer um SEIMED ..... igual no access ... assim ...

Flag: SEIMED[Campo1] = "X";"Verdadeiro";"Falso"

Outra coisa que nao consegui fazer, eh a consulta de referencia cruzada no access, faco tudo com drop e down, e nao consigo fazer nada no sql server.

1) Existe alguma possibilidade de se fazer uma Pivot Table = faco no acces??

2) Como faco um Se ... dentro do SQLSERVER ?

3) Como vinculo uma tabela do excel no sqlsever?

4) Como vinculo um txt?

5) No access faco mtas coisas com VBA que me ajudam bastante, como seria isso no sqlserver??

Nao sei se essas perguntas sao 'retardadas' ... mas nao acho nada no Google sobre esses assuntos, ja porcurei bastante. Acho que aqui seria o melhor lugar para tirar minhas duvidas.

Bom ... Desde ja Agradeco a Todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Felipe Fonseca,

Bem vindo a esse mundo chamado SQL!

Bom como você pode perceber algumas coisas entre o SQL e o Access são diferentes.

Abra o SQL Query Analyzer e se prepara!

O comando SEIMED não está disponível em SQL, para tal, usamos o famoso IF, assim como em outras linguagens de programação.

1) Depende da versão do seu SQL, se for SQL server 2005/2008 existe uma função chamada PIVOT para isso, caso seja o SQL server 2000 temos de criar via código a PIVOT table, segue link de um artigo muito util para isso:

http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=5292

2) IF (condicao)

begin

...

end

else

begin

...

end

3) Imagino que esta vinculação que você esteja falando seria um linked server, para que assim você possa usar comandos SQL, tais como select numa planilha em excel.

Para criar um linked server:

USE master

GO

EXEC sp_addlinkedserver

@server = 'ExcelTeste', -- Nome do linked Server

@provider = 'Microsoft.Jet.OLEDB.4.0', -- Provider para Access/Excel

@srvproduct = 'Excel', -- Pode ser qualquer coisa

@datasrc = 'C:\Teste.xls', -- Caminho completo

@provstr = 'Excel 8.0'

GO

Para visualizar todas as tabelas disponiveis no Linked server utilize:

EXEC master.dbo.sp_tables_ex

Para fazer o select no linked server:

select * from [NOME DO LINKED SERVER]...[TABELA]

OBS: TEM QUE TER OS ... (3 pontos)

Uma dica: Importe a planilha pro SQL trabalhe com ela e depois exporte os dados, dá menos dor de cabeça.

4) Sem duvidas, importe o TXT para uma tabela, trabalhe com ele, depois exporte-o!

5) Hmmm o próprio SQL já dá um suporte muito grande para trabalhar/manipular seus dados, e a integração do vs.net com o SQL é muito amplo, o SQL server não há tal função de se criar um módulo em VBA e que você pode utilizar para atualizar algum campo! O que você pode fazer é um sistema, que acesse o banco, atualize os valores e dê um update na tabela.

Espero ter ajudado, qualquer duvida, estamos aqui!

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi perfeitamente .... Trankillis,

Mas .... só mais algumas perguntas ....

1) NAO EXISTE NENHUMA FORMA/ ADD-IN SEI LAH, QUE ESE INSTALA DA PRA FAZER AS COISAS, = NO ACCESS, APENAS ARRASTANDO? TEM Q SER 100% VIA CODIGO MESMO /??? PQ A MICROSOFT FEZ ISSO SE O ACCESS EH MTO MAIS FACIL ... .PQ ELES COMPLICARAM ??

Nao sei nada de codigos sql server, porem tenho uma bom conhecimento de bancoi de dados, unclusive de pivot table e etc. Mas se me pedir pra fazer na mao .. no dedo .... to fudido ....

2) No caso dos vinculos, eu entendi o que você quiz dizer, .. pego uma tabela, modificio e tal, e depois exporto. O Problema eh o seguinte ... Tenho uma base .txt que sai diariamente, ai eu uso uma consulta de criar tabela ... depois fco uma consulta Acrescimo, mantendo todos os dados juntos.

Nao sei se você entendeu bem o procedimento.

No sql server se eu tiver q abrir o txt, em excel, depois exportar pro sqlserver .... funcionarioa sim... apesar de levar mais tempo. mas ai ... como que eu faco a consulta acrescimo em outra tabela, entrando os novos registros??

3) Em relacao a pergunta 5 entendi ... ai eu teria que criar uma programa q acessaria, o sqlserver, ai faria minhas modificacoes ... nas tabelas .... resumindo .... seria um programa a parte em conjunto com o sqlserver.

Obs. * você nao teria um tutorial, uma pagina sei lah, alguma coisa, para iniciantes mesmo em sqlserver, para eu dar uma pesquisada

* Qual versao você me aconselharia a mecher :?? Ta instalado na mimha maquina o SQLSERVEF 8.0 .... ruim neh ? nem fui eu q instalei

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe Fonseca

Ola. Realmente bem vindo ao mundo SQL hehehehe

Seguinte... não que a microsoft tenha complicado em relacao ao access. Cada um tem suas particularidades.

Com relacao as duvidas, vamos a elas:

1. De uma olhada no programa chamado SQLPROMPT

2. nao entendi direito. sorry :(

eu instalaria a versao free (sql express) para iniciar eh uma boa.

Abçs

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Felipe,

Se o sql possuir algo que facilite a criação de pivot table é a ferramenta de Query do Service Manager. Para isso clique com o botão direito na tabela que você deseja fazer a consulta > Open Table > Query.

Adianto você que depois que você cria 2 pivot table "na mão", você entende a lógica e com o tempo não demora muito para cria-las.

http://juniorgalvao-mvp2007.spaces.live.co...y?wa=wsignin1.0

http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=5292

São links que abordam a criação de pivot tables.

2) Vou ver se entendi:

Você tem um arquivo txt que é utilizado diariamente. Para criar esse arquivo você faz uma view numa tabela e cria uma tabela apartir dessa essa view inclui alguns dados nessa nova tabela e exporta para TXT. E eu não consegui entender direito o que você quer fazer aqui:

No sql server se eu tiver q abrir o txt, em excel, depois exportar pro sqlserver .... funcionarioa sim... apesar de levar mais tempo. mas ai ... como que eu faco a consulta acrescimo em outra tabela, entrando os novos registros??

3) O SQL dá um suporte muito grande para trabalhar com seus dados, de maneira rapida e agil através de sua linguagem: T-SQL.

O que eu aconselharia é você começar pelo SQL express, que é free.

O meio mais facil que eu acho que tem de aprender é pesquisando quando há duvidas.

De qualquer forma: www.apostilando.com possui apostilas legais para SQL!

Procure sempre ler e/ou pesquisar suas duvidas:

http://imasters.com.br

http://www.mcdbabrasil.com.br/

http://www.devmedia.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Eh ... pelo que percebi ... nao existe mesmo uma ferramente de auxilio pra fazer as consultas neh .... tem algumas coisas q ate dao pra fazer como agrupar por contar, Min, Max, e etc = no access ... Agora PIVOT TABLE ,.... nao vi ... e pelo visto nao tem como fazer ....

Eu nao consigo fazer um INNER, LEFT, RIGHT JOIN ... na mao .... porem no access .... eu faco ... e funcionada . perfeito ....

arrasto um campo no outro ... escolho Left e retorno as colunas q eu quero, ai depois faco IF´s e etc.

No SQL SERVER teria qe ser no dedao neh ... se bem q da pra fazer os INNER com o auxilio do Enterprize Manager.

Bom ... to vendo que vou ter q meter a cara, mas nao tem jeito, um dia isso vai ter que acontecer mesmo, entao ... fazer o q ..

Aki ... tava pensando em fazer um curso de SQL SERVER da microsoft, gostaria da opiniao de vcs, se vcs aconselham , se acham que vale a apena, se nao vale, se tem outro ....

Promoção: SQL Server 2005

Inscreva-se nos 2 cursos preparatórios para o exame 70-431 e pague em 1+6 fixas de R$ 290,00 e ganhe o voucher para o exame.

Curso 5132: Implementação de um Banco de Dados Microsoft SQL Server 2005 (5 dias)

Curso 5133: Manutenção de um banco de dados Microsoft SQL Server 2005 (5 dias)

O que vcs acham /:?:? com esse curso ficarei apto a conseguir manipular bem o sql server/:?

So mais uma perguntinha ....

Em relacao as SP... pelo que pude entender, as SP sao consultas mas que ja ficam compiladas no SQL SERVER deixando a 'consulta' mais rapido ...

se estou errado .. por favor me ajudem ,

Entao .... com faco uma SP ... pra dar um SELECT * FROM Tabela1 ??

Compartilhar este post

Link para o post

em relação a esses cursos eu não recomendo ainda, pois são para certificação e é bom ter num bom conhecimento para fazer pois são avançados. Você pode até fazer mais não vai ser muito útil. Acredito ser melhor fazer um mais básico, como os que tem no senac ou em alguma outra instituição. Ou até por tutoriais que tem na internet.

normalmente as SP são usadas por alguns programas que estão rodando.

eu uso muito para gerar relatórios para mostrar para os clientes.

aí eles já ficam armazenados no banco para que os clientes possam executar.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.