Giovani 104 Denunciar post Postado Maio 12, 2008 Miami - Powerset acredita que poderá rivalizar com Google por busca que tem representação semântica das frases pesquisadas pelos usuários. A start-up Powerset oferecerá a partir desta segunda-feira (12/05) um buscador que troca a tecnologia de busca a partir de palavras-chave pela semântica - ou seja, o entendimento do significado da pesquisa do usuário em relação aos sites resultantes. A versão beta do buscador Powerset, embora tenha resultados impressionantes, tem escopo e indicadores limitados, deixando questões em aberto sobre sua habilidade de trabalhar na escala massiva do Google, por exemplo. “Estamos mudando a busca por informações por meio de uma análise muito mais profunda das páginas que indicamos”, diz o diretor de produtos da Powerset, Scott Prevost. A tecnologia utilizada no mecanismo foi desenvolvida pela própria Powerset e, além disso, a empresa usa uma ferramenta licenciada da PARC, subsidiária da Xerox, que cria uma representação semântica das sentenças buscadas, extraindo seu significado. A vice-presidente de produtos de busca e experiência do usuário do Google, Marissa Mayer, reconheceu, em entrevista no ano passado, que o buscador deve superar sua dependência da busca por palavras-chave. “As pessoas precisam que entendamos o significado de suas questões, ou precisarão falar em um nível conceitual. Vemos muitas perguntas deste tipo - que não são a respeito de quais palavras aparecerão em um site, mas sobre o que a página fala”, diz Marissa. Ela adicionou, contudo, que o mecanismo do Google é inteligente graças à enorme quantidade de informações que engloba. “Temos muito conteúdo para contextos que envolvem acrônimos, como GM, que pode ser General Motors, ou GM Foods. A busca parece estar em nível semântico, mas não está”, explica. Por enquanto, o alcance da Powerset é limitado - apenas alguns milhões de páginas da Wikipedia e da base de dados da Metaweb Technologies. Prevost acredita, contudo, que em um mês seu tamanho crescerá e poderá rivalizar com o Google, Yahoo e outros. O analista Greg Sterling, da Sterling Marketing Intelligence, considera impressionante a capacidade do mecanismo da Powerset. “Criaram um mecanismo de busca mais eficiente para a Wikipedia e uma ‘prova de conceito’ massiva de seu algoritmo e tecnologia”, afirmou. Para ter um index de bilhões de páginas, será um “enorme desafio que precisará de tempo e fontes adicionais”, diz Sterling. O objetivo da Powerset, segundo Prevost, é conseguir alcance de 20 bilhões de páginas. O modelo de negócios do buscador é baseado em anúncios que, a princípio, não serão oferecidos. Além disso, o objetivo é estender a busca inteligente para imagens e vídeos, além de mirar em verticais como saúde e viagens. “Em análise de linguagem, só mostramos a ponta do icerberg”, afirma Prevost. Fonte Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Maio 13, 2008 Se popularizar quem sabe? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Maio 15, 2008 Mario se for tao bom qto a empresa acha q é eles ja estao BILHONARIOS... a google compra Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Maio 16, 2008 é esperar para ver Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites