Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RAMC

Wireless na rede

Recommended Posts

olá pessoal

estou fazendo um projeto pra empresa que trabalho, estamos reorganizando o cabeamento...

tirar os hubs pendurados e etc

estava indo muito bem..ficando tudo organizado..mas quando cheguei na parte do wireless me bateu uma preocupação .....se coloco o AP em um ponto normal do SW de um departamento...recomeçarei a pendurar.... e como sabemos...AP não passa de um hub sem fio neh...

gostaria de uma sugestão de vocês...

São prédios (não ficam longe um do outro)

recebem via fibra o acesso....

Como poderia colocar estes access point nos prédios sem que minha rede seja prejudicada?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eles são próximos e você já conseguiu criptografa-los talvez te ajude colocar uma antena com a capacidade maior nele(s)

Compartilhar este post

Link para o post

se eles são próximos e você já conseguiu criptografa-los talvez te ajude colocar uma antena com a capacidade maior nele(s)

tipo cara....

tem prédio q chega a uns 200metros...omais longe

você diz colocar uma antena melhor e liga-los direto no switch que distribuo as fibras para os prédios?

pq nao quero colocá-los nos SW dos respectivos predios para nao ficar pendurando..quero limpo.....

Compartilhar este post

Link para o post

ah limpo eh sem um monte de hub, sw desorganizados apos o sw que recebe a fibra

e pendurado sao esses hubs e sw em lugar indevido hehehe

a rede eh basicamente assim:

roteador que recebe de fora...entao passa pelo firewall....tenho um SW q leva os servidores internos e liga no SW que joga as fibras em outros SW ( de cada predio)

Nestes predios que precisarei wireless...talvez 1 em cada predio.....

Tava pensando em criar uma VLAN e colocar o AP nesta porta da VLAN ,...pq assim nao entrava esse dominio de broadcast no meio ....ficaria isolado..alem disso um Qos ..mas nao vem ao caso ..nesta minha duvida....

o que acham disso?

vlw obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o objetivo dos AP da sua rede? Uso de notebooks? Algum uso mais específico?

Acho que se você colocar um bom AP (com uma boa antena) junto com o SW você vai ter uma infra-estrutura organizada o suficiente sem os itens "pendurados", mantendo uma rede "limpa". Dependendo do tipo de aplicação que você vai usar nessa rede wireless, você vai ter que ver muita coisa relacionada com segurança.

Quanto a VLAN e QOS, bem... vai depender muito de quantos dispositivos você possui na sua rede e do tipo de aplicação que é utilizada.

Dependendo do caso, o próprio AP pode ser um roteador, desta forma, os pacotes vão ficar restringidos apenas a rede wireless.

Compartilhar este post

Link para o post

Os aps serao para notebooks e possivelmente para algumas estações de trabalho...

Acho que se você colocar um bom AP (com uma boa antena) junto com o SW você vai ter uma infra-estrutura organizada o suficiente sem os itens "pendurados", mantendo uma rede "limpa". Dependendo do tipo de aplicação que você vai usar nessa rede wireless, você vai ter que ver muita coisa relacionada com segurança.

sobre isso..fiz um desenho..coloquei o AP após o SW do prédio...

http://img373.imageshack.us/img373/4408/exemplo1ba6.jpg

Caso fosse um único prédio ou mais próximo..acho que poderia destinar um SW saindo do SW amarelo unicamente para os APs....pois a tendência é aumentar o número.

obrigado pela ajuda

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.