Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

clayton-mer

Digitar código de barras e validar e mostrar na tela

Recommended Posts

estou criando um sistema de faturas para um empresa que presta serviço de agua, e preciso fazer a seguinte coisa, tipo o banco quando no banco digito o código de barras ele automaticamente faz a verificação e já mostra abaixo os dados preciso fazer isso acho que deve ser em ajax mais não sei como fazer isso.

então alguem pode ajudar como posso digitar e o mesmo mostrar os dados abaixo separados

codigo de barras

82660000000-2 25050000000-6 01000069000-7 22008000099-9

ele tem quatro grupos de 11 digitos e um digito verificador.

então nesse código está valor, data vencimento, mês ref, todos os dados,

então tenho que fazer sistema que pega esse código valida e imprime na tela sem dar refresh como fazer isso a verificação sei como fazer mais preciso verificar e mostrar na tela, como fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça normalmente, usando FORM e submetendo para ter o resultado, como em ASP normal, só que não formate a saída final. Depois de estar correto, aplicamos AJAX para que não seja necessário submeter seu form.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça normalmente, usando FORM e submetendo para ter o resultado, como em ASP normal, só que não formate a saída final. Depois de estar correto, aplicamos AJAX para que não seja necessário submeter seu form.

Salgado gostaria só de mais uma dica para inciar fazer.

você me disse pra montar o form com os campos e fazer um o envio dos mesmo depois fazer receber os dados na pagina do código né isso pode ser feito na mesma página ou em pagina diferente.

a principio é os seguintes campos preciso.

vai ter o primeiro código de barra, numero da ligação, data vencimento, mes referente, valor esses dados estão no todos no código de barra, entáo oque tenho que fazer, quando o usuario do sistema digitar o código de barras, ele tera que buscas os dados automático, sem precisar fazer reflesh.

então com dúvida como montar o form, pode me ajudar como devo montar tipo colocar todos os compos e quando digitar o código de barras ele fazer reflesh e pegar os dados ou colocar em outra página.

e depois de colocar os dados nos campos corresponde deva enviar para um banco, e mar como conta baixada, intendeu. mais isso é depois

Compartilhar este post

Link para o post

Será em dois arquivos separados. Um será o Form e o outro fará a execução, no AJAX terá de ser assim para facilitar. Você já sabe a rotina para retirar os dados a partir do código de barras?

Você precisará de apenas 1 campo, que será o de entrada do código de barras, um botão de submit, e o form irá submeter para o arquivo que fará a validação e irá retirar os dados dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Será em dois arquivos separados. Um será o Form e o outro fará a execução, no AJAX terá de ser assim para facilitar. Você já sabe a rotina para retirar os dados a partir do código de barras?

Você precisará de apenas 1 campo, que será o de entrada do código de barras, um botão de submit, e o form irá submeter para o arquivo que fará a validação e irá retirar os dados dele.

olá salgado, fiz o form e está enviando está no seguinte url http://www.samaejiv.com.br/arrecadador/ da uma olhada, código para facilitar está baixo dos campos.

a principio ai está com frame, agora que tenho que colocar o ajax né, mais agora nen sei como fazer...

agora tenho que fazer ainda uma coisa que meu cliente me pediu ele quer que digite o código acima e a abaixo ir aparecendo as que estão cendo cadastradas no banco, tipo ele vai digitar o código de barras, e vai mostrar os dados e vai cadastrar em um banco dei teria que vicar visivel embaixo, os dados que tem que ser cadastrado e acima o form em branco para cadastrar um novo. e assim por diante

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos um submit o usuário vai dar não? Por exemplo, eu até entendo o fato dele querer ver os dados antes, mas esses dados ele submete "na mão" para o banco.

Já posto como fazer a parte "AJAX" do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos um submit o usuário vai dar não? Por exemplo, eu até entendo o fato dele querer ver os dados antes, mas esses dados ele submete "na mão" para o banco.

Já posto como fazer a parte "AJAX" do sistema.

estou aguardo Salgado desde já muito obrigado amigão....

Compartilhar este post

Link para o post

Arquivo AjaxInit.js, é ele que instancia o objeto que dá "vida" ao AJAX

function ajaxInit() {
var req;

try {
req = new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP");
} catch(e) {
try {
 req = new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP");
} catch(ex) {
 try {
  req = new XMLHttpRequest();
 } catch(exc) {
  alert("Esse browser não tem recursos para uso do Ajax");
  req = null;
 }
}
}

return req;
}

Nesse trecho que ocorre o envio dos dados ao servidor e aguarda o retorno para exibir na tela:

<script src="ajaxInit.js" language="javascript" type="text/javascript"></script>
<script language="javascript" type="text/javascript">
function Busca() {
//Aqui em baixo você deverá carregar as variáveis para cada campo de seu FORM, uma para cada seguindo o exemplo
Texto = document.getElementById("Texto").value;
Livro = document.getElementById("Livro").value;
//Aqui em baixo é apenas um caprixo, para exibir ao usuário que algo já está sendo feito
document.getElementById("Montagem").innerHTML = '<font color="red">Carregando..</font>';
//Aqui começa a "mágica"
ajax = ajaxInit();
if(ajax) {
  //Abaixo substitua "busca.asp" pela sua página que faz o processamento do código de barras e monte a URL usando o nome do campo e a variável que você recuperou anteriormente, seguindo o exemplo
  ajax.open("GET", "busca.asp?Busca=sim&Texto=" + Texto + "&Livro=" + Livro, true);
  ajax.onreadystatechange = function() {
 if(ajax.readyState == 4) {
   if(ajax.status == 200) {
	 //Aqui é recuperado e exibido o resultado do que foi processado no outro script
	 document.getElementById("Montagem").innerHTML = ajax.responseText;
   } else {
	 alert(ajax.statusText);
   }
 }
  }
  ajax.send(null);
}
}
</script>

Basicamente a parte do AJAX é isso, ajuste o arquivo que faz o processamento para que fique da melhor forma possível a exibição final. Lembro que dessa forma o envio dos dados será via querystring mas sem exibição para o usuário. Outra coisa, fiz pensando que será exibido um form para confirmação e que o usuário irá submeter caso esteja correto.

Qualquer duvida volte a postar.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Salgado estava mechendo com outra coisa e só hj deu tempo de ver sobre isso, então em fiz um form com dos campos para teste, um com id livro e outro com a texto, certo e gora oque tenho que colocar no form para ele fazer a mágica.

<form id="form1" name="form1" method="post" action="teste.asp">
  <p>
	<input type="text" name="Texto" id="Texto" />
	<br />
	<br />
	<input type="text" name="Livro" id="Livro" />
	<br />
	<br />
	<input type="submit" name="button" id="button" value="Submit" />
  </p>
</form>

Compartilhar este post

Link para o post

Clayton, no caso do exemplo os campos "Livro" e "Texto" foram de um sisteminha que eu havia feito de busca de palavras na bíblia, altere aquele trecho para que receba cada campo de SEU form. Para rodar automaticamente é só colocar um JS que dispare a função Busca() após a saída de seu último campo ou ao clicar/selecionar o botão de submit.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpe a minha ignorancia mais não estou conseguinto fazer salgado se não for pedir muito pode mandar um exemplo

Compartilhar este post

Link para o post
//Aqui em baixo você deverá carregar as variáveis para cada campo de seu FORM, uma para cada seguindo o exemplo
VarDo1ºCampo = document.getElementById("IdDo1ºCampo").value;
VarDo2ºCampo = document.getElementById("IdDo2ºCampo").value;
//E assim vai para cada campo

Compartilhar este post

Link para o post

VarDo1ºCampo = document.getElementById("IdDo1ºCampo").value;
VarDo2ºCampo = document.getElementById("IdDo2ºCampo").value;
//E assim vai para cada campo

eu fiz isso mais da erro na página e não da certo, para teste criei um form com dois campos e com os mesmo nome que você deixou pronto pra teste mais mesmo assim não funionou.

Compartilhar este post

Link para o post

É que nos exemplos que mostrei não havia o disparo da função Busca() do JS.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe Salgado mais não sei como fazer isso, nunca trabalhei com ajax...

Compartilhar este post

Link para o post

Saca de JavaScript? Algumas coisas eu não sei bem como se faz.

Como está agora? Posta o código atual.

Compartilhar este post

Link para o post

Saca de JavaScript? Algumas coisas eu não sei bem como se faz.

Como está agora? Posta o código atual.

segue os códigos abaixo como está o meu form

<%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="65001"%>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
<title>Untitled Document</title>
<script language="javascript" type="text/javascript">
function Busca() {
Texto = document.getElementById("Texto").value;
Livro = document.getElementById("Livro").value;
//Aqui em baixo é apenas um caprixo, para exibir ao usuário que algo já está sendo feito
document.getElementById("Montagem").innerHTML = '<font color="red">Carregando..</font>';
//Aqui começa a "mágica"
ajax = ajaxInit();
if(ajax) {
   //Abaixo substitua "busca.asp" pela sua página que faz o processamento do código de barras e monte a URL usando o nome do campo e a variável que você recuperou anteriormente, seguindo o exemplo
   ajax.open("GET", "recebe.asp?Busca=sim&Texto=" + Texto + "&Livro=" + Livro, true);
   ajax.onreadystatechange = function() {
	 if(ajax.readyState == 4) {
	   if(ajax.status == 200) {
		 //Aqui é recuperado e exibido o resultado do que foi processado no outro script
		 document.getElementById("Montagem").innerHTML = ajax.responseText;
	   } else {
		 alert(ajax.statusText);
	   }
	 }
   }
   ajax.send(null);
}
}
</script>
<script src="ajaxInit.js" language="javascript" type="text/javascript"></script>
</head>

<body onload="Busca();">

<form id="form1" name="form1">
  <p>Texto 
	<input type="text" name="Texto" id="Texto" onchange="Busca();"/>
	<br />
	Livro 
	<input type="text" name="Livro" id="Livro" onchange="Busca();"/>
</p>
  <p>
	<input type="submit" name="button" id="button" value="Submit" />
</p>
</form>

</body>
</html>

esse é o arquivo recebe.asp

<%
t = request("Livro")
f = request("Texto")
%>
<%= t %> <%= f %>

e não dá certo alguem pode me ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um link online?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um link online?

não tenho não estou fazendo em meu computador

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou faltando colocar uma Div com o ID Montagem, com ela os dados serão exibidos Dê uma olhada nesse link que verá funcionando.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.