Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kania

[Resolvido] Caulando valores entre datas

Recommended Posts

Olá pessoal, estou criando um pagina para averiguação de vencimento da mensalidade dos associados, o problema é que estou me perdendo dentro das consultas (select) dentro do BD.

Vejam, tenho minha tabela e criei para facilitar os campos:

campo DATA_CADASTRO

para ver o dia em que o associado cadastrou e acrescentar mais 30 dias a esta data ai sta funcionando tudo certinho, no INSERT criei um variavel assim:

data_cadastro = date() + 30 e inchamo ela no INSERT para cadastrar no bd na hora do cadastro do associado a data do próximo vencimento que será acrescentado no campo PROXIMO_VENCIMENTO

campo PROXIMO_VENCIMENTO

neste campo é dado um UPDATE quando o status do associado muda de BLOQUEADO para ATIVO usando amesma regra citada acima (date()+30) isto acontece automaticamente no UPDATE.

campo UTIMO_PAGAMENTO

este campo marca no momento de ATIVAR o associado ou na hora que é informado o PAGAMENTO de mais uma mensalidade a data deste pagamento

Bom com estas informações estou tentando criar um select que me traga algumas informações do BD tipo:

Pagamentos vencidos:

Enviar e-mail para a lista de associados com pagamentos vencidos

Enviar e-mail aos asssociados cuja a mensalidade vence nos próximos 7 dias

Listar todos os associados cuja a mensalidade vence nos próximos 7 dias

para isto estou fazendo o seguinte select que não sta dando certo:

Para trazer os associados que estão vencendo dentro do próximos 7 dias, o erro esta em que o SELECT esta trazendo datas que não deverias tipo o vencimento da mensalidade é no dia 20/5/2008 (esta cadastrado desta forma no bd) e o SELECT esta trazendo datas como 12/6/2008 ou seja falta 1 mês para o vencimento e ele esta trazendo como se fosse dentro dos 7 dias

atual = date() + 7
					  hoje = date()
Set RS = Server.CreateObject("adodb.recordset")
SQL = "select * from associados where proximo_vencimento BETWEEN '"&hoje&"' AND '"&atual&"' order by nome"

para listar somente os associados que estão com suas mensalidades vencidas estou fazendo o seguinte SELECT, o memso erro que acima, ele esta trazendo datas erradas como vencimento da mensalidade é no dia 20/5/2008 e o SELECT esta trazendo datas como 12/6/2008

hoje = date()

SQL = "select * from associados where proximo_vencimento < '"&hoje&"' order by nome"

bom não sei onde esta meu erro de lógica, mas acredito que o SELECT possa estar se perdendo na contagem das datas, não esta sabendo diferenciar datas como 16/5/2008 e 16/6/2008, acredito que ele esta fazendo a verificação somente pelo dia, hoje dia 16/5/2008 como pedi para trazer todos os associados com datas menores que data do dia de hoje não poderia trazer datas como 12/6/2208, mas esta trazendo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Utilize a função DATEADD para somar ou subtrair dias (mes, ano) a determinada data.

Ex: dateAdd("d",7,date)

Compartilhar este post

Link para o post

OLá dei uma pesquisada na função que me passou e achei isto:

Function DataAdicional(DataAtual,Qtd_dias)
  NovaData = DateAdd("d",DataAtual,Qtd_dias)
  DataAdicional = NovaData
End Function

response.Write DataAdicional(now,"7")

Porem não consegui entender de onde esta vindo s valores das variaveis tipo

Variaveis DataAtual, Qtd_dias, nas outras tudo bem mas estas duas não entedi de onde elas pegam as informaç~eos para compor a fórmula, poderia me auxilar.

Lembrando que minha informações estão dentro de um BD logo sempre precisarei fazer o calculo usando estas informações para fazer o Select e imprimir na tela o resultado

fiz um teste para ver como o SELECT esta interpretando as datas e verifiquei o seguinte, mandei ordenar a listagem por data de vencimento (order by proximo_vencimento desc) conforme as datas cadastradas no BD e ele esta trazendo as datas comm seguin ordem:

15/5/2008

14/6/2008

14/5/2008

13/5/2008

12/6/2008

12/6/2008

na ordem contraria (order by proximo_vencimento asc)

12/6/2008

12/6/2008

13/5/2008

14/5/2008

14/6/2008

15/5/2008

Ou seja ele esta respeitando somente o dia e aparentemente ignorando os meses e anos da data, porque será?

Compartilhar este post

Link para o post

Utiliza o exemplo que passei: dateAdd("d",7,date)

Seria algo assim:

<%
data = date 'aqui você informa a data que você quer que seja somada
totaldias = 6 'aqui você informa quantos dias devem ser somados

dataNova = dateAdd("d",totaldias,data)
%>

Compartilhar este post

Link para o post

Hargon assim, na questão de somar a data tual dias ou meses esta dando tudo certo o problem esta no SELECT com o banco de dados, veja:

hoje=date' Para pegar a data de hoje

'Conecto com o banco de dados
'Faço a verificação se dentro da tabela existe alguma data inferior a data da variavel hoje, caso exista serão impressos na tela
'aqui é que esta o problema pois ele esta imprimindo datas como 12/6/2008 que na verdade é maior que a data atual
'mas que de algum forma ele esta interpretando sendo menor, ai que eu disse que não sei porque ele deve estar 
'utilizando como referencia somente o dia e não os meses e anos para saber qual é a data maior ou menor

SQL = "select * from associados where proximo_vencimento  < '"&hoje&"' order by nome"

estou ficando louco tentando achar o erro que acredito estar no SELECT, como fazer o SELECT avaliar a data em um todo e não somente o dia?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta assim:

SQL = "select * from associados where proximo_vencimento  < #"&hoje&"# order by nome"

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo problema, estou tentnado dar uma olhada em tutoriasi de instruções sql para ver se estou comendo bola em algum local, ou se tem algum outr forma de fazer o select para acabar com o erro.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que problema está apresentando? Algum erro em especifico ou não retorna o esperado?

Compartilhar este post

Link para o post

Só não retorna o esperado como te falei, fiz um teste para ver como o SELECT esta interpretando as datas e verifiquei o seguinte, mandei ordenar a listagem por data de vencimento (order by proximo_vencimento desc) conforme as datas cadastradas no BD e ele esta trazendo as datas com a seguin ordem:

15/5/2008

14/6/2008

14/5/2008

13/5/2008

12/6/2008

12/6/2008

na ordem contraria (order by proximo_vencimento asc)

12/6/2008

12/6/2008

13/5/2008

14/5/2008

14/6/2008

15/5/2008

Ou seja ele esta respeitando somente o dia e aparentemente ignorando os meses e anos da data, porque será? Veja na lista que ele esta trazendo datas como 12/6/2008 que não deveria pois o select que eu fiz solicitei que ele trouxece somente as datas inferiores a data de hoje, outro detalhe é que na ordem ele não respeita os meses somente o dia, veja que os dia do mês 6 não estão em ordem crescente ou decrescente como deveria e sim misturados respeitando somente o dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta isso:

SQL = "select * from associados where cDate(proximo_vencimento)  < #"&formatDateTime(hoje,2)&"# order by nome"

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

cDate(proximo_vencimento) -> está convertendo para data caso você esteja utilizando data geral

## -> informa a consulta que se trata de data

formatDateTime(hoje,2)-> não sei como você estava armazenando a data na variável hoje, aí utilizei essa função para pegar somente a data no formato que queria.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.