Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

A. Bissacot

Problema com dados de DBComboBox

Recommended Posts

Olá galera do fórum.

Estou com o seguinte "problema". Tenho um cadastro de alunos no meu sistema. Tenho um DBText que mostra o código do aluno, tenho os DBEdits que funcionam perfeitamente, um DBLookUpComboBox que busca a área onde ele trabalha numa outra tabela, tudo funciona perfeitamente, porém tenho 2 DBComboBox que me ferram a vida.

Quando eu abro a janela de cadastro e faço o cadastro de um aluno, perfeito, porém se eu imediatamente após o cadastro desse primeiro aluno, faço outro cadastro as informações dos DBComboBoxes não entram no banco. Tenho que editar o registro e recadastrar os dados dos DBCombo's para só então eles serem inseridos no banco!

Alguma idéia do que pode estar acontecendo?!

Abraços a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia A. Bissacot.

Primeiro ponto: Verifique se a propriedade ReadOnly dos DBComboBoxes estão ajustada para True, se estiverem ajuste-os imediatamente para False.

Segundo ponto: Como estão configurados a conexão com esse banco de dados, via Query e um UpdateSQL ? se sim, chame o Update Editor do UpdateSQL e caixa de listagem Update Fields, verifique se os campos que estão linkados aos seus DBComboBoxes estão para serem atualizados, se eles não estiverem inseridos na Instrução Insert do SQL, jamais serão inseridos no Banco, selecione todos os campos que deseja atualizar em Update Fields e depois click no botão GenerateSQL

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia A. Bissacot.

Primeiro ponto: Verifique se a propriedade ReadOnly dos DBComboBoxes estão ajustada para True, se estiverem ajuste-os imediatamente para False.

Segundo ponto: Como estão configurados a conexão com esse banco de dados, via Query e um UpdateSQL ? se sim, chame o Update Editor do UpdateSQL e caixa de listagem Update Fields, verifique se os campos que estão linkados aos seus DBComboBoxes estão para serem atualizados, se eles não estiverem inseridos na Instrução Insert do SQL, jamais serão inseridos no Banco, selecione todos os campos que deseja atualizar em Update Fields e depois click no botão GenerateSQL

Um abraço.

Olá Discorpio, obrigado pela atenção.

Vamos lá.

Primeiro ponto: Estão tudo Ok.

Segundo ponto: A conexão é sim via Query. Agora fiquei meio perdido com os lances de UpdateSQL. Sou meio novo no Delphi, se puder explicar um pouco mais lentamente. A conexão é com um banco Access.

Agradeço antecipadamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite A. Bissacot.

Bom, neste voce então está usando um ADOQuery da palheta ADO, isto é, se o seu Delphi for versão 7, já na versão 2007, a palheta é dbGo.

Neste caso, voce deve ignorar o componente UpdateSQL, isto porque este componente não é utilizado em bancos de dados Access.

Enfim, vou chutar uma opção pouco provável, porém vamos lá, as propriedades DataSource e DataField dos DBComboBoxes, estão ajustadas corretamente para o Datasource que linka a tabela e o campo da tabela respectivamente ?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.