Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Buscadores mudaram comportamento do usuário

Recommended Posts

Buscadores mudaram comportamento do usuário

 

Jakob Nielsen aponta novamente o óbvio: as pessoas preferem objetividade e hoje vão aos sites mais cirurgicamente em busca de informação, em vez de entrar pela home e navegar. É bom aceitar essa realidade.

 

Por Clecia Simões

 

Jakob Nielsen, diretor da Nielsen Norman Group, famoso consultor especializado em usabilidade, divulgou mais um relatório anual de sua empresa sobre os hábitos dos usuários.

 

Segundo ele, houve uma mudança no comportamento dos usuários, que teriam hoje muito menos paciência na hora de navegar do que no passado recente.

 

Esta mudança pode ser confirmada com base em vários dados levantados pelo relatório.

 

Hoje, em 2008, o usuário consegue atingir mais suas metas do que em 1999 (75% de sucesso contra 60% anos atrás) e prefere ir “diretamente ao ponto”, ao invés de ficar navegando “à deriva” pelos sites.

 

Esta seria uma influência direta dos buscadores – em 2004, diz a consultoria, 40% das pessoas visitavam primeiro a home de um site e a partir de lá chegavam à informação que procuravam.

 

Hoje apenas 25% dos usuários mantém esse padrão, enquanto a maioria dos usuários prefere acessar um determinado site rapidamente, completar uma tarefa e sair.

 

Segundo Nielsen em entrevista à BBC (Usuários da internet estão mais egoístas, diz especialista), as pessoas preferem sites que vão direto ao ponto. Por estarem mais habituadas ao ambiente interativo estão também mais resistentes às promoções e outras escolhas editoriais que tentam distraí-los.

 

Neste sentido, defende ele, os usuários não toleram sinais sonoros e outras aplicações adicionadas com o objetivo de tornar interfaces mais amigáveis – mas que no fundo atrapalham, pois deixam as páginas mais pesadas, o que aumenta a impaciência dos usuários com relação ao site.

 

Muita gente discorda de Jakob Nielsen, designers especialmente. O especialista em usabilidade pode até ser simplista, funcional em excesso (seu site useit.com não muda há anos) e defender interfaces espartanas demais para nós brasileiros.

 

Pode ser realmente o “profeta do óbvio” - mas enxergar o óbvio nem sempre é uma qualidade muito comum. [Webinsider]

 

Fonte: http://webinsider.uol.com.br/index.php/200...-jakob-nielsen/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas isso foi a cultura implemenada pelo GOOGLE.

 

Google tem pagina LIMPA e é objetivo... você busca e em 85% dos casos aparece o que você quer na primeira pagina. Isso qdo nao é o primeiro ou segundo link.

 

 

Logo depois de anos dominando o mercado o google implantou essa mentalidade nas pessoas... eu mesmo sou um desses... vou no google e acho o que quero e me dou por satisfeito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tambem nao tenho outro comportamento

 

Vou no GG e acho o que quero rapidamente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tambem nao tenho outro comportamento

 

Vou no GG e acho o que quero rapidamente

Mas é bem mais prático. Este é o Presente/Futuro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.