Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

A rede mundial de pessoas e essa coisa internet

Recommended Posts

A rede mundial de pessoas e essa coisa internet

A cada dia, avalanches de novos brasileiros entram na internet. Nunca ouviram falar do Cadê?, desconhecem IRC, Napster, guerra dos browsers. E os mais velhos na coisa se sentem como petistas no poder.

Por Roberto Cassano

Algumas coisas óbvias podem ser surpreendentes. Aliás, olhar e analisar o óbvio é um saudável exercício que todos deveriam praticar. Aconteceu comigo quando fui tentar resumir o que, hoje, é a internet.

Foi como estar num restaurante giratório. Você dá a primeira garfada no bife enquanto observa a vista. E quando está encurralando a última ervilha na borda do prato, olha de novo para a janela envidraçada e se surpreende por tudo estar diferente. Você sabe que está no mesmo restaurante, na mesma cidade, com o mesmo bife com ervilhas, sabe que o restaurante está girando e ainda assim se surpreende ao notar, de repente, que o panorama mudou completamente.

Quando a internet ganhou as páginas dos jornais, na segunda metade dos anos 90 (e quando a maioria de nós formou sua visão do que é esse treco), a palavra-chave para ela era ACESSO. É só lembrar. Uns 9 em 10 comentários mencionavam o fato de você “poder ver os quadros do Louvre sem sair de casa”. Ou a ver Biblioteca do Congresso Americano. Ou acessar as livrarias e lojas do mundo todo. Ou tentar acompanhar uma rádio da Bósnia pelo RealPlayer, com aquela sua conexão horrorosa e picotada.

A internet abriu as portas para um novo mundo. E como era esse mundo? Bem dizia toda e qualquer menção a ela na Rede Globo: “internet – vírgula – a rede mundial de computadores – vírgula”. Era você, humano, entrando num emaranhado de máquinas. Tron. Matrix. Neuromancer.

Éramos forasteiros. Voyeurs de dados.

O que a gente fazia na rede? Surfava. Navegava. Pulava de site em site. A internet, estar online, era, em si, a atividade. Meio e fim.

E nos fascinamos em acompanhar cada passo, cada software, cada inovação, cada viral. Tão atento que somos em buscar o hoje, o agora, o daqui a pouco, nos surpreendemos ao olhar pela vidraça e perceber que, de forma tão contínua que nem notamos, o panorama mudou completamente.

A cada dia, avalanches de novos brasileiros entram na internet. Entram em lan-houses. Ou em seus computadores Positivo comprados em 24 vezes nas Casas Bahia. Brasileiros jovens. Brasileiros velhos.

Brasileiros que nunca ouviram falar do Cadê?. Nunca acessaram o Yahoo!. Nem sabem do JB Online, o primeiro jornal brasileiro na internet. Desconhecem IRC, Napster, guerra dos browsers.

A internet deles é outra. Completamente diferente.

Eles têm o Orkut como ponto de partida. Como seu sistema operacional. É no Orkut que interagem com fotos, com vídeos, com amigos. O MSN é seu e-mail. E para eles, internet não tem nada a ver com acesso. Internet, para eles, é RELACIONAMENTO.

Essa geração (não só etária, mas sobretudo econômica) nunca conheceu uma web solitária, da navegação noturna, surf virtual madrugadas a dentro. As redes sociais não são a mais nova e quente novidade. A web para eles é necessariamente uma atividade social. É inerente. Faz parte. Pão e manteiga. A característica gregária de novo povo, então, torna isso ainda mais forte.

Para eles, a internet não tem a menor cara de “rede mundial de computadores”. É uma rede de pessoas. Amigos, dos amigos, dos amigos. Comunidades das comunidades.

Quando eles “surfam”, é praticamente uma pesca com rede de arrasto. Recentemente, o guru Jacob Nielsen alertou: “os usuários estão ficando mais egoístas e impacientes”. Claro. Nunca tiveram modem de 2.400. Não se fascinam com hiperlinks, sites que se ligam… entram no Google, digitam o que querem, entram no site (pela porta dos fundos), resolvem sua vida, caem fora e vão socializar. A internet já não é fim, é meio.

A gente vem falando isso há alguns anos, mas é como um petista no poder. De repente aquele discurso todo vira realidade, ali do lado de fora da janela giratória. Visões e sonhos realizados são sempre assustadores, porque a gente precisa rapidinho achar algo novo pra sonhar.

Entender, embarcar e respeitar essa nova dinâmica social da rede, portanto, está longe de ser a “nova moda dos publicitários”. E, mais importante, não está ligada a tecnologia nenhuma. Second Life, Orkut, Open Social… não importa. A gente finalmente não está mais falando de computadores.

Já não somos forasteiros na matrix. O mundo é o nosso. Mundo real. Com baleia morrendo, aquecimento global, dengue, PT, Bush e créu. Esse mundo que é uma grande rede mundial de pessoas, onde elas propagam idéias em velocidade estonteante. É nele que estamos inseridos. É ele que vemos do lado de fora da janela. É ele que vemos quando ligamos nossos computadores, celulares, videogames e nabaztags nessa coisa chamada internet. [Webinsider]

Fonte: http://webinsider.uol.com.br/index.php/200...amada-internet/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é a evolução. Nao tem como evitar.

é o mesmo que falar... ahh na minha época eu noa ficava o dia todo na internet, eu pulava amarelinha, soltava pipa, jogava bolinha de gude, brincava de médico(minha brincadeira favorita.. rssr), pique bandeira(bandeirinha), pular corda etc et etc...

mas pergunta: Havia algo para se fazer que nao fosse isso?

hoje o mund é outro... MMORPG, MIséni, yOrgut, Second Life, Wii etc etc...

é a EVOLUÇÂO as coisas nao param e temos que nos adaptar ou morrer.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem contar a segurança que hoje nao se tem mais tanta para deixar as crianças nas ruas

Compartilhar este post

Link para o post

Sem contar a segurança que hoje nao se tem mais tanta para deixar as crianças nas ruas

Mario, lembro-me que minha avó e minhas tias e mae sempre falava assim na minha adolescencia: Fabio Cuidado! Na nossa época agente brincava tranquila na rua mas hoje não dá, CUIDADO!

bem, isso só piorou e MUITO!!!!! No Rio onde fui criado ta um absurdo sobreviver... isso memo SOBREVIVER!!! pq assim q as pessoas fazem lá... preocupação o tempo todooo ahhh iso nao é vida..

ai pra onde as pessoas vao? pq PC claro... e pro iMasters

rsrsr

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza

Eu brinquei muito na rua mas creio que meu filho nao poderá fazer isso pelo menos nao tao intensamente

Compartilhar este post

Link para o post

nao é nem questao de seguranca, a maioria dos predios novos tem play

pergunta pra alguem com 12 a 16 anos o que preferem, ir pro play ou pro computador, vai geral pro pc

periferia é perigosa, favela é perigosa e morro é perigoso, todos sao pobres e nao tem pc, mas qq canto você ve gente batendo bola e soltando pipa

Compartilhar este post

Link para o post

o povao que ficou pra tras no tempo se assusta com a internet assim como as pessoas se surpreendiam ao ver um rádio ou uma TV há 30 anos atrás.

nós que lidamos com tecnologia nao precebemos esse impacto porque vivemos disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Então uma outra reflexão a ser feita é... "Precisamos dos computadores ou eles precisam de nós?"

Conheço pessoas que não sabem dizer objetivamente para que serve um computador que não possui conexão com internet.

*rs*

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade... a internet está mesmo intimamente ligada a imagem do computador

um usuario que nao vive de TI nao ve mesmo utilidade para um computador sem

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Pantoja... Uma coisa esta diretamente relacionada com a outra... foi uma "evolução natural", por assim dizer.

O problema é que essa "evolução" acontece tão rápido que, como o próprio artigo diz, muitos são conhecem Cadê?, ICQ, e outras coisas que, em sua época, eram fantásticos... a própria internet contribuiu para aprimorar esta "evolução".

Analisar o óbvio? Pq ele não fala sobre qual será o novo recurso implementado no Orkut ou qual será a nova busca do Google? :P

Há pelo menos 10 anos pessoas comuns, faziam seus trabalhos comuns da mesma maneira como vinham fazendo e a coisa toda funcionava, hoje em dia as pessoas fazem seus trabalhos complexos, usando seus computadores com sistemas complexos e caros que resolvem em parte ou não resolvem os mesmos problemas que ele resolvia, sem os computadores, 10 anos atras. *rs*

Será que algum dia vamos chegar ao "Scanner do Tempo", relatado no livro "O Passaro Raro" de Jostein Gaarder?

http://www.submarino.com.br/business/i_fir...mp;prodtypeid=1

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.