Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pablo RD

Aumentar disponibilidade de memória RAM!

Recommended Posts

Vi neste tópico, uma dica do igorsf de como aumentar a disponibiliade de memória RAM.

Esse tópico é diferente do tópico "aumentando a performance do PS CS2 e CS3"...

está aí:

Caros amigos descobri como faz para o Photoshop reconhecer mais que 1,7 gb de ram, é um arquivinho chamado Boot.ini q fica na raiz C:, você tem que por 3gb nele e assim o Photoshop ira reconhecer mais memória. Se alguem quiser mais informaçoes abaixo esta a instrução que meu amigo pedro me passou atraves do orkut (sim essa m***** serve para alguma coisa hehehehe).

Eu já tinha te respondido da outra vez que você postou, há várias semanas. Eis a resposta do Pedro e que me ajudou:

Nesse sentido, não acredito que o Ps seja determinante: o problema é o Windows.

Aqui no meu tenho 1536 mb de RAM livres (placa de vídeo é off e tem memória independente, ou seja, não come nada), mas o CS3 só reconhece 1237 MB. Neste caso, não tenho certeza, mas imagino que, de antemão, o Windows separa uma determinada quantia de memória RAM para as funções básicas, como o seu próprio carregamento. Assim, 1237 MB é o que o Windows libera para os outros aplicativos.

No teu caso, tu tens 4 GB de RAM em um XP 32 bits: como é 32 bits, o próprio Windows só reconhece cerca de 3 GB ou um pouquinho mais (se quiser aproveitar tudo, coloque o XP 64 bits ou o Vista). O Windows então deve estar liberando apenas 1.7 GB para os aplicativos, que é justamente o que o CS3 "reconhece" (na verdade, ele apenas está reconhecendo o que o Windows deixa pra ele). O teu caso é um pouco diferente do meu, pois você tem mais memória e o Windows bloqueia mais memória quando a quantidade de memória é maior (aí ele deve estar fazendo o seguinte: bloqueando 1GB e reservando ainda dos 2GB restantes cerca de 300 ou 400 megas; aqui no meu ele não bloqueia nada: apenas reserva 299 megas para o básico).

Solução: não tenho 3 GB, então não pude testar, mas já li uma vez que a solução para isso era acrescentar o parâmetro /3GB no arquivo boot.ini. Esse arquivo contém algumas informações essenciais e é quem controla o boot do sistema. É possível fazer algumas coisas importantes nele, como fazer com que o sistema só reconheça determinada quantidade de RAM (para testar pentes de memória, por exemplo), etc. Para acessá-lo, vá em Iniciar>Executar, depois digite msconfig e clique em [OK]. Por fim, escolha a guia boot.ini na tela que aparecer.

Aí você terá o atual conteúdo do arquivo, algumas opções para marcar (e o arquivo ser alterado), outras opções mais em Opções Avançadas (inclusive o Maxmem, onde você pode limitar o uso de RAM). Porém, existe um problema: você não pode alterar manualmente o arquivo por aí. Então vamos pelo bloco de notas:

Abra-o, vá em arquivo>abrir, escolha a pasta raiz (C:) em Examinar e coloque manualmente em Nome do arquivo: boot.ini. Depois, adicione o parâmetro /3GB logo depois do nome do sistema operacional. Deve ficar algo mais ou menos assim:

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /3GB /noexecute=optin /fastdetect

Depois salve, saia e dê um boot no sistema. Aí você sabe: entre no Photoshop, depois vá ao menu Edit>Preferences>Performance e, se deu certo a alteração, deixe a barra em 100% para ele usar tudo.

Como lhe disse, embora já tenha feito alterações nesse arquivo, essa daí nunca testei, então é por tua conta. Por segurança, tire uma cópia do arquivo. Se der algum problema, entre pelo modo de diagnóstico e desfaça as alterações.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.