tomwp 0 Denunciar post Postado Junho 2, 2008 Olá comunidade...estou aqui eu com mais uma duvida!... qual eh a diferença entre: memtest e memtest86 pois eu ja procurei em varios lugares e nunca axei uma resposta legal mesmo para saber isso..tdas q encontrei e entendi sao dizendo q o memtest eh para rodar no windows mesmo..e o 86 eh por boot...mais nada...e ai qual eh a diferença?? outra coisa que queria saber..como faço para usar esses 2? pois tenho o memtest aqui e sempre ele fala q a memoria nao ta com problema, e fica no 0% 0 erros e nao sai daquilo...por mais que você deixe..ai você poem stop e ele trava o pc..com qlquer pc e com qlquer memoria...e ai?/ Obrigado - Tom http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Edvan 30 Denunciar post Postado Junho 7, 2008 Boa noite meu caro tomwp, fiz uma pesquisa breve no guia do hardware e encontrei uma informação bem interessante sobre o uso do memtest86, e vou postar aqui para você... Bom lá no topico mostrou que existem inúmeros programas deste tipo, mas o melhor disponível atualmente é o memtest86 que está disponível no: http://www.memtest86.com/ A grande vantagem dele é que além de pequeno, gratuito e de código aberto ele é quase automático. Você precisa apenas gravar um CD ou disquete e dar boot para que o teste seja iniciado automaticamente. Ele fica num loop eterno, repetindo os testes e indicando os erros que encontrar até que você se sinta satisfeito. Existem duas opções de download. O mais prático é baixar uma imagem ISO, que pode ser usada para fazer um CD bootável. O arquivo tem apenas 64 kb compactado e 1.6 MB depois de descompactado. Você pode baixar a última versão no site ou pegar a versão 3.0 Aqui. No site você vai encontrar também os programas para gerarem o disquete de boot no Windows e Linux. Tanto faz usar o CD ou o disquete, o programa é exatamente o mesmo. É necessário dar boot diretamente no memtest para que ele possa testar realmente toda a memória do sistema. Caso ele rodasse sobre o Windows ou Linux ele não teria como acessar áreas utilizadas pelo sistema e programas e o teste não seria confiável. O memtest realiza um total de 11 testes. Os 7 primeiros são relativamente rápidos, demoram cerca de 15 minutos num Celeron 900 com 128 MB. Os outros quatro testas são chamados de teste extendido, eles são muito mais rigorosos, capazes de encontrar erros não detectados pelo teste rápido mas em compensação eles são muito demorados, de 10 a 12 vezes mais! Ou seja, o ideal é deixar o PC ligado de madrugada enquanto você não for precisar dele. Por default são feitos apenas os testes básicos. Pressionando a tecla C e depois 2 (test selection) você pode ativar os testes avançados ativando a opção 3 (all tests): Se por acaso a tabela inicial do memtest informar incorretamente a quantidade de memória, acesse a opção 4 (memory sizing) e a opção 3 (probe). Isso fará com que o Memtest detecte a memória, desprezando as informações do BIOS. Na tela principal, pressione a tecla 5 para ter um sumário com todos os erros encontrados em cada teste: Basicamente é isto, não existe muita configuração a fazer, a alma do negócio é ter paciência e deixar ele fazer eu trabalho, se possível tempo suficiente para realizar o teste longo. O tempo necessário varia de acordo com o desempenho e, principalmente da quantidade de memória. Dobrar a quantidade de memória dobra o tempo do teste, usar um processador mais rápido faz o teste correr um pouco mais rápido mas usar memória DDR ou Rambus que oferecem um barramento de dados mais largo é o que faz o teste correr realmente bem mais rápido. Para mais detalhes TOM veja o link da Materia: Usando o Memtest Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Edultra 13 Denunciar post Postado Junho 9, 2008 Achei interessante as informações passadas pelo Edvan, acho interessante deixarmos mais uns dias por aqui e depois movermos la para tutoriais. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
tomwp 0 Denunciar post Postado Junho 10, 2008 certo..gostei mesmo..soh nao entendi o eskema la de pressionar 3...5..4..mas isso dps eu vejo com calma quando for executar ele..e outra coisa estranha..."descompactado 1.6mb"...em disquete entao nao cabe..hehe.. e outra coisa que tbm chegei a conclusao eh q: memtest seria dps q estiver o SO executado... memtest86 seria antes do SO...iniciando ele com BOOT... se estiver errado me corrigem! mas otima explicaçao!! Obrigado Edvan + 1 vez! Abraços pra vcs 2!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites