Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Owner

Cartão visitas Atualcard

Recommended Posts

Ah sim entendi

Achei legal o verniz localizado, estava para rodar meus cartões numa gráfica aki perto... mas vou testar a Atualcard para ver como é certinho.

E tb pelo fato q o cara da gráfica me enfiou a faca...rs

Mas no caso de cartão vernizado, seria uma quinta cor na arte certo?

Sem importar muito q cor seja, só tem q ser uma cor especial por exemplo um spot ou pantone, correto? ou estou viajando?..rs

Olá Sacro_Design!

Realmente, os valores para cartões da Atual Card e gráficas similares dificilmente serão batidos por gráficas tradicionais. Inclusive, fique sabendo que a maioria das gráficas, de pequeno e médio porte, está terceirizando seus cartões "fotográficos" de baixa tiragem com essas gráficas especializadas! Pois fica mais barato terceirizar do que rodar... A não ser para clientes que exijam fidelidade de cores, com cores especiais ou em grande tiragem.

Quanto à cor do verniz, caso você envie o arquivo para o bureau produzir o fotolito ou CTP, você deverá fazer a arte em separado. Como por exemplo, no Corel, primeira página para frente, outra pro verso e a terceira para o verniz, aí você pode usar uma das 4 cores CMYK em 100%, ou uma Pantone. Já na Atual, eles pedem o verniz por padrão em preto. Recomendo baixar o gabarito em Corel dos cartões e ler as recomendações. Apenas para o preto chapado, pode seguir minha dica que eu garanto, pois a deles é o K100 e C40! Lógico se o seu caso for semelhante aos meus exemplos acima.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, olá a todos...

Respondendo a pergunta inicial.

Carga de preto adequada

C 20

M 0

Y 0

K 100

Já está de bom tamanho, pois a variação é muito pequena. Utilizar C=40 já está de mais. Agora sobrecarregar Magenta e Amarelo, corre sérios riscos de "vazar" nas outras partes, pois ocorre a sobrecarga de tinta.

Quanto a Atualcard, não gosto muito, utilizo a Padrão Color e a TMX (ambas do Rio de Janeiro)

Graça e Paz a todos...

Compartilhar este post

Link para o post

Não querendo ressuscitar o tópico, mas já o fazendo, achei bem pertinentes e interessantes as sugestões do Daniel e entendi o que ele quis dizer com essa mistura de cores, ou seja, que as cores CMY somadas dêem um tom de cinza neutro, para não aparecer sobre o preto. Achei legal a fórmula e fiz umas simulações aqui no monitor e gostei do resultado, porém me preocupa realmente o excesso de carga, já que todas as 3 cores além do preto tem carga de mais de 50% cada. Nas minhas simulações, fiz um teste com CMY a 30% e K100%. Puxou um pouco pro verleho, levemente. Bom, vermelho é amarelo e magenta, então tirei 5% de carga deles, e vejam que C30%, M25%, e Y25% dá um tom bacana de cinza. Sobrepondo isso ao preto 100% deve também dar uma boa cobertura.

DICA PARA TEXTOS VAZADOS: Sempre que uso fundo pretão desse tipo, coloco nas letras vazadas um contorno somente 100% preto, espessura mínima ou 0,13mm. Fica perfeitinho, não aparece variação no registro e é praticamente invisível esse contorno.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.