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Mário Monteiro

Google e Yahoo firmam acordo na área de publicidade

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Google e Yahoo firmam acordo na área de publicidade

IDG News Service/EUA

13-06-2008

 

Poucas horas após dizer que encerrou negociações com a Microsoft, o Yahoo anunciou que vai começar a rodar os anúncios do Google com os resultados de buscas de seu mecanismo.

 

O Yahoo estima que o acordo, que tem duração de 10 anos, movimente cerca de 800 milhões de dólares de receita nos primeiros 12 meses e gere entre 250 milhões de dólares e 450 milhões de dólares em fluxo de caixa no primeiro ano.

 

Em comunicado para a imprensa, o Yahoo esclareceu que o acordo não prevê exclusividade, o que abre precedentes para que outras companhias, além do Google e do próprio Yahoo, explorem publicidade junto ao seu serviço de buscas.

 

No anúncio, o Yahoo esclarece que o acordo prevê que o conselho da empresa escolherá quais palavras-chaves serão usadas para o fornecimento de publicidade pela plataforma AdWords, do Google, e onde os anúncios serão reproduzidos.

 

O Yahoo esclareceu também que pretende explorar tanto a sua própria plataforma de publicidade Panama quanto à de publicidade do Google.

 

O acordo vale apenas para os mercados canadenses e norte-americanos. Procurado pelo IDG Now!, o Yahoo Brasil ainda não pronunciou sobre os impactos que o acordo terá na operação brasileira.

 

O anúncio, esclarece o Yahoo, vale apenas para a publicidade reproduzida a partir de termos buscados em seu sistema e não envolve os resultados orgânicos, que continuarão a usar o algoritmo desenvolvido pela companhia.

 

"Nossa estratégia é especificamente moldada para capitalizar a convergência (entre busca e anúncios) - e este anúncio nos ajuda a seguir em frente de uma maneira significativa", afirmou o co-fundador e CEO do Yahoo, Jerry Yang, em comunicado à imprensa.

 

A presidente do Yahoo, Sue Decker, afirmou que o acordo "oferece uma fonte de fundos tanto para entregar valor financeiro para acionistas como para investir em nossa estratégia mais ampla para transformar publicidade e avançar no nosso objetivo com nossos usuários".

 

Apesar de o Yahoo e o Google afirmarem que não precisam de aprovação de órgãos reguladores do comércio para fechar o acordo, eles vão adiar a implementação em três meses e meio enquanto o Departamento de Justiça avalia o negócio, disse o Yahoo em um comunicado.

 

O anúncio acontece após o Yahoo encerrar negociações com a Microsoft. O Conselho do Yahoo enfrenta proposta do bilionário investidor Carl Icahn, que quer substituir todos os conselheiros do Yahoo para forçá-los a aceitar a oferta da Microsoft.

A parceria foi fechada de maneira a permitir que qualquer um dos lados quebre o contrato caso o controle de algum das empresas seja mudado, uma referência direta à possibilidade de Icahn trocar o conselho do Yahoo para tentar ressuscitar a hipótese de venda para a Microsoft.

 

Ainda assim, o Yahoo fica obrigado a pagar uma multa de 250 milhões de dólares, sujeita a redução de metade da receita acumulada pelo Google pelo acordo, caso seu controle acionário seja mudado nos próximos 2 anos, o que transparece uma crença de Yang e Decker de que o Yahoo não sucumbirá ante aos esforços do investidor.

 

Segundo os dados mais recentes da consultoria comScore, Google e Yahoo ocupam os dois primeiros lugares no ranking de buscadores nos Estados Unidos, responsáveis por 82% de todos os termos procurados no mercado norte-americano em abril deste ano.

 

Fonte: http://info.abril.uol.com.br/aberto/infone.../13062008-3.shl

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