hao 0 Denunciar post Postado Junho 17, 2008 Fala galera, Bem, estou tentando migrar para o Linux Fedora para trabalhar com o PHP. Ja instalei o Apache, PHP e MySQL sem problemas, funcionam certinho. Como estou ainda com o Windows em uma outra partição, e os arquivos php que estou trabalhando no momento estão nele, não consigo ler eles atraves do Apache. Achei um artigo interessante, que fala justamente dessa configuração, porém estou meio feito cego em tiroteio em uma parte, e gostaria de saber se podem me ajudar, o texto completo está aqui em pdf, e a parte que não estou entendendo é essa abaixo: É aqui que esta o segredo para que o Apache trabalhe direitinho com esta montagem: o umask que normalmente é =022, será =000, isso dará uma permissão 777 em toda esta unidade, permitindo assim que o Apache possa ler, escrever, excluir e executar neste ponto. O autor não deixou claro o comando a ser colocar, e como sou iniciante no linux, fiquei boiando. Se puderem me dar uma mão, agradeceria muito! []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
brcontainer 16 Denunciar post Postado Junho 17, 2008 vai na pasta inicial, onde ficam os HD's, Diskete's, Usb's e procura lá a sua HD do que tenha o windows, basta acessar ela ae é só copiar os arquivos para a pasta HTDOCS e dar um CHMODE nos arquivos copiados ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Junho 17, 2008 Você já editou seu arquivo fstab do fedora? Como ficaram as linhas? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hao 0 Denunciar post Postado Junho 17, 2008 vai na pasta inicial, onde ficam os HD's, Diskete's, Usb's e procura lá a sua HD do que tenha o windows, basta acessar ela ae é só copiar os arquivos para a pasta HTDOCS e dar um CHMODE nos arquivos copiados ;) Tambem pensei nisso, o que acontece é o seguinte, meu fedora esta em uma partição que quando eu entro pelo windows, não consigo acessar os arquivos, mas pelo fedora vejo o windows, certo. É que por enquanto vou querer editar os php nos dois s.o., por isso gostaria de poder editar sem precisar copiar. Valeu! Você já editou seu arquivo fstab do fedora? Como ficaram as linhas? Essa foi outra parte que não consegui fazer, mas pelo que entendi ela serve apenas para quando iniciar o fedora, não precisar fazer o mount novamente, ou entendi errado? Voce poderia me auxiliar como ficaria esse arquivo? []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Junho 17, 2008 O fstab fica dentro do diretório /etc, para editá-lo você precisa estar com usuário root ou usar um usuário com permissão equivalente. Este arquivo funciona como uma "mapa" das partições que serão montadas ao iniciar o sistema, assim como as propriedades para estas partições. Leia mais em: http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-disc.html Na referência do documento que você informa, ele diz para usar umask=000 para que a permissão dos arquivos na partição sejam 777 (permissão total). Em miúdos, você deve adcionar uma linha no seu arquivo fstab, com um conteúdo parecido com: /dev/sda1 /media/windows ntfs defaults,umask=000 0 0 Caso queira testar por linha de comando: mount -t ntfs /dev/sda1 /media/windows -o umask=000 Observação: Altere o caminho do device e do diretório de acordo com o seu sistema. Para o exemplo, a partição que esta com meus arquivos é a /dev/sda1 e ela será montada no caminho /media/windows (que deve ser criada anteriormente com o comando mkdir /media/windows). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hao 0 Denunciar post Postado Junho 17, 2008 Sobre o fstab, entendi, e ja alterei ele, e deu certo, fiz o comando por linha com mount e ocorreu tudo bem. Agora eu editei o httpd.conf do apache para configura um VirtualHost para esses arquivo e não deu certo, Iniciando o httpd: Warning: DocumentRoot [/media/windows/root] does not exist O esquisito é que entrando nessa pasta, aparece todos arquivos. O que pode estar acontecendo? Será que tem a ver com permissões? []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Junho 17, 2008 Esse caminho existe realmente? /media/windows/root Realmente pode estar relacionado com permissão, mas neste caso específico, por ser uma partição NTFS, pode ser por outro motivo. Pela linha de comando você consegue navegar entre os arquivos e diretórios normalmente? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hao 0 Denunciar post Postado Junho 17, 2008 O caminho existe sim, e consigo navegar normalmente pelos diretórios, tanto via navegador quanto terminal. Suponhamos que seja o caso de permissões, como eu mudaria a permissão do diretorio /media/? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Junho 17, 2008 Você pode usar o comando chmod para alterar permissões num determinado diretório. Mas caso prefira, pode montar o caminho do windows em outro local, como, por exemplo: /home/(seu usuario)/windows Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hao 0 Denunciar post Postado Junho 19, 2008 Procurei na net algo sobre mudar as permissões porem não consegui fazer nada com o chmod, se puder me dar um exemplo simples como seria isso. Agora eu montei como o exemplo que você me passou, no lugar de 'seu usuario' coloquei 'root' mas não deu certo tambem! Se tiver outra dica para contornar isso, estamos ai. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Junho 19, 2008 Você esta usando o usuário root para manipular todo o seu sistema ou você fez isso apenas como exemplo? Informação: A pasta home do root é a única pasta de usuário que fica fora do caminho /home, no caso, a pasta home do usuário root é corresponde ao caminho /root. Para mais informações sobre o chmod você pode usar o seguinte comando: man chmod Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Junho 19, 2008 Dentro do diretório montado execute o comando 'ls -l' Poste pra gente a linha retornada para o diretório root. Para chmod voce pode ler isso também: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=100310 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hao 0 Denunciar post Postado Junho 20, 2008 Prog, estou usando mesmo o usuario root, sei que não é recomendavel, mas por enquanto vou usa-lo. Então, o caminho que vou montar agora vai ser '/root/windows', certo? Vou ler mais sobre o chmod. Kandrade, eu montei o windows na pasta que me referi acima, e me retornou essa informação: drwxrwxrwx 1 root root 4096 2008-06-14 16:00 root Isso quer dizer que a pasta esta setada como 777? []'s Obs: ainda esta dando este erro: Iniciando o httpd: Warning: DocumentRoot [/root/windows/root] does not exist Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites