Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Paulo Taraciuk

Backup e restore do banco de dados

Recommended Posts

Olá pessoal, estou precisando de ajuda para fazer um backup, vi alguns tutoriais sobre o MySQLDump mas não consegui entender como funciona, se fosse possível, explicar como eu poderia fazer um backup com o MysqlDump , com duas tabelas, só para mim aprender a fazê-lo, acredito que o backup será enviado para um txt, já que o backup físico segundo me informei não é recomendado fazer.

local de destino do backup= 'C:\Programa\Backup'

Banco= CADASTRO

Tabela CLIENTES

cd_cliente integer

nome Varchar(30)

Tabela PRODUTOS

cd_produto integer

descricao Varchar(30)

Ah, utilizo o MySQL 3.23 - Zeos 6.51 - Delphi 7

Se puder dar uma resposta eu agradeço, gostaria que de repente fosse realizado o backup à partir de um botão, aí, tendo o backup bonitinho e seguro, vou enviar para um FTP(Mas isso eu sei fazer).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

EXPORTANDO:

giesta@toshiba:~$ mysqldump -h localhost -u root -psenha_do_root --databases base_sendo_backupada > /home/giesta/a.sql

IMPORTANDO:

giesta@toshiba:~$ mysql -h localhost -u root -psenha_do_root < /home/giesta/a.sql

soh um detalhe a ser citado eh que a senha deve ficar colada no -p como mostra o exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, eu tentei aqui no delphi, mas está gerando um arquivo em branco, estou utilizando o código assim:

c:\mysql\bin\mysqldump.exe  teste_Backup > c:\programa\backup.sql
se eu coloco diretamente no prompt de comando funciona, mostra todos os dados, mas quando vou fazer pelo delphi não sai nada no arquivo

Onde eu posso estar errando?

Compartilhar este post

Link para o post

mysqldump eh um programa e nao uma consulta, de forma q você tem q dar call/exec(nao sei com eh isso no delphi) no mysqldump

Compartilhar este post

Link para o post

Ops, deu certo aqui, utilizando o seu código, só tirando as senhas(Que eu não utilizo) e pondo para executar pelo Windows o Prompt de comando

Para fazer o backup: No delphi tem que declarr a uses Shellapi

ShellExecute(handle,'open', 'cmd.exe',Pchar('/c c:\programa\mysqldump.exe teste_backup >c:\programa\backup.sql'),nil, SW_SHOW );
{No caso C:\programa\mysqldump.exe é o caminho onde está o mysqldump no meu micro(eu coloquei ele dentro da pasta do meu programa mas pode usar assim também  C:\mysql\bin\mysqldump.exe para o 3.23)}
Pra restaurar:

ShellExecute(handle,'open', 'cmd.exe',Pchar('/c c:\programa\mysql.exe teste_backup < c:\programa\backup.sql'),nil, SW_SHOW );
aí ele restaura no local correto tal qual estava quando foi feito o backup.

Obrigado giesta pela atenção e pelas dicas

Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.