Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ricardo_vetor

Roubo de Layout

Recommended Posts

Tive um layout roubado por uma empresa que diz ser de "Web"

Eu e meu sócio trabalhamos com Web a 5 anos, e hoje aconteceu de ver o meu layout num site feito por outra empresa.

Como aconteceu?

O dito dono dessa empresa veio até mim, pedindo que eu criasse um layout pra um cliente dele em potencial, fiz o trabalho e coloquei online para o cliente dele ver.

Ele me ligou falando que o cliente não tinha aprovado, e para minha surpresa hoje abri o site desse cliente e para meu espanto meu layout estava no site do cliente dele.

Sei que erramos ao colocar o Layout na web e dar chance para esse "pilantra" me roubar.

Mas estou escrevendo aqui para saber se alguem pode ajudar a saber onde procuro justiça contra essa gente que acaba manchando a nossa profissão.

Acredito que esse tipo de "profissional" deveria se banido do nosso ramo.

Desde já agradeço a ajuda de vocês e até mais

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

Reúna todas as provas pertinentes e busque o juízado de pequenas causas de sua região.

Onde posso denunciar esse tipo de empresa? Esse caras tinham que ser proibidos de trabalhar com Web, mandei uma mensagem para a Abraweb; tem mais algum lugar onde posso denunciar esse tipo de empresa?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo,

A Abraweb não resolverá nada em prol da sua Empresa, como o Thiago falou acima busque o juízado de pequenas causas, reunindo as imagens da criação do site, não deixe de tirar print screen's do site da devida empresa, é isto, reunir provas e ir ao juízado, negociar acredito que nem será de grande valia no caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem como provar? Se não tiver, nem perca seu tempo.

Já tentou entrar em contato com a tal "empresa" e resolver com uma boa conversa?

Compartilhar este post

Link para o post

Já mas a resposta que obtive, é que to ficando louco e o layout não é meu..

Analisem ai e me digam o que vcs acham

Olhem minhas provas e me digam se isso cabe como prova.Ele tirou o site do ar mas deixou no case dele

Notem no case dele o primeiro site

http://www.rawebsolutions.com.br/index.php?p=5

Print do site do cliente de dele

http://www.vetor-design.com/screen_site_roubado_na_web.jpg

A tela em JPG que tenho em PNG

http://www.vetor-design.com/v1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, acho que não tem nada a ser feito a não ser ir ao juizado de pequenas causas e levar as provas...

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, acho que não tem nada a ser feito a não ser ir ao juizado de pequenas causas e levar as provas...

Boa sorte!

E quanto antes, melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Não esqueça de reunir os e-mails relacionados às conversas sobre o site. Principalmente os referentes à reprovação do layout.

Compartilhar este post

Link para o post

Não esqueça de reunir os e-mails relacionados à conversas sobre o site. Principalmente os referentes à reprovação do layout.

Nossa hargon, eu ia postar isso exatamente agora. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif Mas você foi primeiro. <_<

Compartilhar este post

Link para o post

PROCON... boa sorte... oq pode fazer é fazer o cara paga pra você... ou ele correr e muda o LAYOUT do CLIENTE dele... e nunca mais trabalha por indicação daquele CLIENTE...

na proxima você faz um ORÇAMENTO e se possivel ANEXA uma FOTO do trabalho e faz uma copia e manda pra cliente dele... melhor que por na WEB...

Compartilhar este post

Link para o post

isso nao da em nada nao

- mostar a tela feita por você é a mesma coisa que nada, você pode vetorizar qq site e isso nunca vai ser prova de sua autoria, ate pq ele tb tem o site em vetor

- ele simplesmente pode falar que você forjou os emails, como emails de provedores que chegam com virus

- denunciar sem prova você ainda corre o risco de responder processo por calunia, difamação ou injuria, dependendo do que você alegar, ai se você nao conseguir provas suficientes quem responde processo é você

- ainda te falo mais, ele tem uma vantagem, a de ter lancado o site "original" 1º, ou seja o plagio vem depois da original... se você tivesse um site registrado desde 2001 e depois aparece um site igual ao seu, isso sim configura plagio

é como você acusar de plagio um livro que acabou de ser lancado, mesmo que você tenha tudo feito à mao, sem registro de obra não ha prova de autoria

evite problemas futuros...

se alguem pedir um layout, acrescente +1 dia no prazo e vai registrar a sua "obra", assim é a unica forma de nao ser plagiado

vai no procon se quiser, mas cuidado com as palavras pra nao perder a razao

boa sorte e abracos

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera obrigado pelas dicas !!!

Mas vou acabar deixando pra lá, o que me consola é que esse tipo de "profissional" tem muito que aprender, só olhar o case dele e ver que estão muito longe de chegar a nosso pés.

Trabalho de qualidade executado por nós

www.portocultura.com.br

Agora olhem o tipo de trabalho porco que foi feito com o nosso layout, o cara não sabe nem fatiar.

www.cantoecachapuz.com.br

Abraço a todos

Ricardo

Compartilhar este post

Link para o post

Ao menos vá ao dono da empresa que pagou pelo site e para que ele conheça quem realmente fez o trabalho.

Mesmo não processando, mostra a ele que você teria como provar que é criação sua e que se você quisesse processá-los você poderia, mas que não é essa sua intenção.

Obs. Processar um escritório de direito é um pouco forçado né? kkkk trocentos advogados contra 1 seu. :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

processos judiciais custam tempo e dinheiro

se o valor do objeto nao for alto, esqueça o assunto e siga a sua vida.

trabalhe com honestidade e perseverança. isso lhe ajudará a construir sólidos alicerces

t+

Compartilhar este post

Link para o post

processos judiciais custam tempo e dinheiro

se o valor do objeto nao for alto, esqueça o assunto e siga a sua vida.

trabalhe com honestidade e perseverança. isso lhe ajudará a construir sólidos alicerces

aff...

também já me lasquei com isso...

me pediram um layout...

e fiz...

não "aprovaram"..

1 mes depois, o layout tava no site deles...

o site tem mural de recados, todo dia eu ia lá denunciar hahaha

só parei quando tiraram a mural...

:D

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão. realmente, seu trabalho é 1000 vezes melhor que o do maluco la. Mas pro seu trampo ficar otimo mesmo, falta um Tabeless no site em?! normas W3C... Num é uma critica e sim uma dica. Uma empresa com o potencial da sua não pode ficar pra trás.

Quanto ao site roubado... Desencana cara, perda de tempo cara e tempo é dinheiro. O cara copiou o Layout, o site tá cheio de falhas e é uma boasta. Sabe, já tomei alguns calotes e roubos na vida. Disso tudo só me restou uma coisa, levante a cabeça, trabalhe com honestidade e logo logo a recompensa vem. Te garanto que esse maluco do site lá, uma hora a casa dele cai. Relaxa.

Segue com seus sites ai que vale mais a pena. E parabens pelo otimo serviço. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo, o site da sua empresa é lindo! Parabéns mesmo! Não tem nada a ver com o site da empresa do plageador! Que por sinal, tem péssimo gosto: é só comparar o seu portfolio com o dele para ver que o cara, mesmo te copiando, deve copiar outros, de templates ainda rs.... você deve ter dó e não raiva de uma pessoa assim. Profissionais como ele têm vida curta.

A melhor forma pra não levar na cabeça na web é cobrar de 30 a 50% do valor final do projeto antes de começá-lo. Mesmo se for um trabalho terceirizado, como foi o caso. E fazer um contratinho dizendo que, caso o cliente não ficar com o seu layout, o dinheiro da entrada que ele te pagou não será devolvido, afinal, você investiu sua criatividade e tempo fazendo o layout e tempo e conhecimento VALEM MUITO DINHEIRO! E só começa a trabalhar depois que o contrato for assinado e depois que você receber a grana da entrada na sua conta. Caso o layout for aprovado, daí, antes de entregar em forma de site (sim, o layout do site que você deve fornecer pro seu cliente mostrar pro cliente dele deve ser apenas o jpg do site, e com as imagens com uma qualidade não muito boa, se possível com uma pequena mas existente marca d'água em cima delas, comprovando a sua autoria - se a marca d'água for imperceptível ou bem discreta, melhor ainda, pois se o cara for um plageador e não for um bom observador, será muuuuuito mais fácil de provar que o layout é seu, indicando onde é que está a marca d'água, não pro plageador, mas pra um PROCON ou qualquer outro órgão que você for recorrer depois, fazendo, assim, com que o plageador se "enforque com a própria corda!" :0) )

E se por acaso, mesmo assim você receber o calote e tal, pelo menos algum pagamento (a entrada) você recebeu :0)

Uma boa prática tb (que por sinal, li uma vez neste fórum - acho que foi dica da Tigra) é, antes de entregar o layout pra pessoa aprovar, você ir numa gráfica ou imprimir mesmo em casa a tela do seu layout num papel, e mandar pelos correios pra si mesmo. E não abrir esta correspondência.

Com o selo dos correios, é mais uma prova concreta a seu favor!

Agora, quanto a este seu caso, aconselho a deixar quieto... e fazer o que sugeri nos próximos trabalhos...

Boa sorte, irmão!

:0)

Compartilhar este post

Link para o post

de nada adianta marca d'agua, afinal o layout vai ser fatiado

eu tb posso plagiar um site que ja existe, meter minha marca d'agua e dizer que é meu

e ai como fica?

a coisa mais facil é abrir envelope sem rasgar

a solucao pra evitar eu ja postei, que por sinal é assim que funciona

imprime e registra o autor da obra

faz isso com layout, logomarca... isso é registro de autoria de verdade

vcs acham eu um pintor quando faz um quadro manda uma copia pra ele mesmo pelo correio?

ate mesmo inumeros quadros sao assinados no verso e a garantia esta no registro de obra feito

Compartilhar este post

Link para o post

Pior é que não tem jeito para ocara não roubar, mesmo que você implemente algum sistema que bloqueie o download do arquivo jpg, o cara ainda pode dar um print-screen, e se bloquear a tecla print-screen com javascript o cara tira o foco da janela ou desabilita a execução de scripts. É mais uma questão de confiança entre o profissional e o cliente, embora qualquer maneira que se possa usar para ao menos dificultar as coisas é bem vinda. Quanto a procurar a justiça, acho que é besteira, mesmo que você ocnsiga provar - o que é bem difícil - ou que tenha a obra registrada, o que pode ser demorado e burocrático, o "ladrão" ainda poderá recorre ás instancias superiores, arrastando o processo. Não vale a dor de cabeça!

É bom tomar cuidado também com essas 'denuncias' ou citações da empresa, a não ser que você tenha provas irrefutáveis. Se não eles podem até processá-lo por calúnia!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.