Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

newboxters

[Resolvido] Enviar e-mail automaticamente para sistema de cobrança

Recommended Posts

Olá pessoal. Eu fiz um sistema de cobrança para controlar os pagamentos mensais de cada cliente de um host, só que ficou faltando um alerta por e-mail para avisar o cliente por exemplo, 5 dias antes de vencer sua fatura.

O sistema faz um registro automático no banco de dados (logo após o cliente confirmar o pagamento desse mês) já lançando a fatura do mês seguinte. Só que esse registro fica oculto e só aparece no painel do cliente 5 dias antes de vencer sua fatura. Mas muitos clientes não entram com freqüência nesse painel, então, além de exibir 5 dias antes essa fatura no painel, eu precisava enviar um e-mail automático, exatamente 5 dias antes de vencer.

Alguém sabe como eu posso fazer isso, poderia explicar a parte lógica de como funciona esse esquema de enviar e-mail automaticamente? Assim, todo dia 10 de cada mês o cliente recebe um e-mail alertando que deverá efetuar o pagamento até dia 15.

Obrigado. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Não tem como o ASP disparar isso automaticamente, mas tem uma solução meio que gambiarra mas funciona:

Numa área administrativa que você acessa todos os dias, faça um script que verifica se o email de tal mes já foi enviado, se não envia e marca no BD o mês corrente.

Ex.:

Pega o mes do ano (07), verifica no bd para quem ainda não enviou nesse mes, pega a data + 5, envia e atualiza para o mes seguinte (muda o mes para 8)

hoje datadif + 5
select id, idcliente, diaEnvio, mes from BD where diaEnvio = hoje and mes = 7

if not rs.envia.eof then
	manda email com end do boleto
	update do mes 7 para 8
else
	response: todos os emails desse mes já foram enviados
end if

a logica é essa, uso em meus sistemas e funciona perfeitamente. Sempre coloco esse code na área administrativa do site onde as pessoas entram pelo menos uma vez ao dia. Não use em um local muito visitado, senão toda hora faz essa verificação à toa

Compartilhar este post

Link para o post

Faça uma busca por "script automático" ou "execução automática" aqui mesmo no fórum, há uma solução que envolve o uso do agendador de tarefas do windows.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,

Não tem como o ASP disparar isso automaticamente, mas tem uma solução meio que gambiarra mas funciona:

Numa área administrativa que você acessa todos os dias, faça um script que verifica se o email de tal mes já foi enviado, se não envia e marca no BD o mês corrente.

Ex.:

Pega o mes do ano (07), verifica no bd para quem ainda não enviou nesse mes, pega a data + 5, envia e atualiza para o mes seguinte (muda o mes para 8)

hoje datadif + 5
select id, idcliente, diaEnvio, mes from BD where diaEnvio = hoje and mes = 7

if not rs.envia.eof then
	manda email com end do boleto
	update do mes 7 para 8
else
	response: todos os emails desse mes já foram enviados
end if

a logica é essa, uso em meus sistemas e funciona perfeitamente. Sempre coloco esse code na área administrativa do site onde as pessoas entram pelo menos uma vez ao dia. Não use em um local muito visitado, senão toda hora faz essa verificação à toa

Tem razão! Muito boa idéia Dony.

Assim, pelo menos eu (como administrador) é certeza que vou entrar, mas sempre tem um ou outro usuário que entra sim com certeza.

E Salgado, eu já conhecia esse esquema de agendador de tarefas do Windows, mas quando não se tem acesso total ao servidor como o IIS, a solução de colocar o código na página principal do painel foi melhor, assim também posso usar esse esquema para qualquer aplicação.

Muito obrigado. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
E Salgado, eu já conhecia esse esquema de agendador de tarefas do Windows, mas quando não se tem acesso total ao servidor como o IIS, a solução de colocar o código na página principal do painel foi melhor, assim também posso usar esse esquema para qualquer aplicação.

Muito obrigado. :thumbsup:

Sem problemas, só indiquei essa possibilidade pois assim independe de ação de "terceiros", sei que é você, mas a ação depende uma visita diária a página. E se eu saio de férias é ruim de acessar todos os dias hehehehehe.

Entre em contato com o seu host, muitos deles disponibilizam/aceitam o agendamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.